A historiadora americana Carolin C. Young descreve Paris nos seguintes termos:
“As proporções de Paris são fenomenais graças às dimensões humanas do Sena que corre tranquilamente no coração da cidade. Ao contrário das superfícies imponentes do East River em New York, do Tâmisa em Londres ou do Tibre em Roma, o Sena é estreito. Este fato causou um impacto físico cujas consequências são construções pequenas, equilibradas e agradáveis. Impossível, vivendo em Paris, não mergulhar no passado desta cidade. Mas não se trata de um mansoléu, ela é também viva e contemporânea.”
A revista M do Jornal Le Monde entrevistou Carolin Young e em seguida pediu a estrangeiros famosos residentes aqui que citassem somente um endereço parisiense.
Masaya Kuroki, um dos estilistas da marca Kitsuné citou o jardim do Palais Royal, um lugar íntimo, protegido porque as pessoas não o veem do exterior. Um lugar que o fascina pelo encontro entre as construções de séculos passados e a obra de arte contemporânea chamada Les Colonnes de Buren.
Maurizio Galante, designer italiano, escolheu uma das salas do Museu Carnavalet onde se encontra um quadro pintado por Jean Jacques François Le Barbier que conta a Declaração dos direitos do homem e do cidadão de 1789. 23, rue de Sévigné, 75003 Paris.
Yaz Bukey, estilista turca, se lembra de ter frequentado a Biblioteca Forney e seu acervo iconográfico especializado em artes. Um prédio que nos lembra um castelo com uma arquitetura um pouco gótica e um pequeno jardim interno. 1 rue du Figuier, 75004 Paris.
Paolo Roversi, fotógrafo italiano considera o Sena a alma de Paris. Nas suas margens sentimos a cidade como em nenhum outro ponto.
Bess Nielsen, estilista da marca Épice, citou o Café Progrès, no Marais. Ela o conhece desde os anos 1970 e ele não mudou em nada. Enquanto outros foram comprados por cadeias, o Progrès ainda é autêntico, com verdadeiros garçons mal humorados. 1 rue de Bretagne, 75003 Paris.
Sanjit Manku, arquiteto canadense e um dos responsáveis pela decoração da Residência Nell fala do charme bruto e sofisticado do Museu de Paleontologia do Jardin des Plantes em Paris. Um espaço simples, delicado, antigo e que exala uma mistura de charme e de mistério. 2 rue Buffon, 75005 Paris.
Faço parte dos 15% de expatriados de Paris e me identifico palavra por palavra com a turma acima. Os que conhecem o blog sabem que todas as vezes que caminho por Paris, meu passeio termina no Sena. Graças à Caroline Young fica claro porque as margens deste rio são mais vivas, mais integradas na vida da cidade e na circulação dos pedestres. O Sena é pequeno, acolhedor, uma “dimensão humana”.
Fico fascinada também com o secreto Palais Royal, com o Museu Carnavalet impregnado pela história de Paris, com o Museu de Paleontologia e seus mistérios, com o Marais e seus verdadeiros cafés. Morei treze anos no Marais e durante este período frequentei todos os seus cafés – vários citados aqui no blog – e fui uma verdadeira ratinha da biblioteca Forney. Posso dizer que foi lá que começou a aventura do Conexão Paris, nas minhas intermináveis leituras e pesquisas.
E se você não conhece ainda os lugares citados, fica aqui a sugestão.
Leia o artigo completo da Revista M clicando aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
Lina Schroder
Também amo Paris e toda a França. Já não procuro explicações . Sinto saudades e todos os dias procuro saber do tempo, se chove, faz sol ou neva, e acesso o Conexão para saber as novidades, talvez seja uma forma de me sentir próxima de tudo. Acabei de comprar meu ingresso para um jogo da copa, e é lógico que é um jogo da França, rs . Abs
Rose
PARIS!
Começa com P de paixão e termina com S de saudade!!!!
Tamara
Fico feliz em saber que o amor e fascínio que tenho por este lugar é sentido por outras pessoas também… Estive em Paris há um ano e meio e acho que deixei parte de meu coração neste lugar, retorno no próximo domingo, acho que para deixar mais um pedacinho de mim por lá.
Lillian
Olá Lina. Olá a todos os amantes de Paris.
Quem já foi a Dijon, pode contar se dá pra ir e voltar no mesmo dia? Como? O que achou? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Lillian, dá sim para ir e voltar no mesmo dia. A vigem de trem TGV dura 1h30. Escolha os melhores horários (em alguns o tempo de viagem chega a 3h) nesse site: http://www.voyages-sncf.com.
Dijon é uma cidade relativamente grande. Eu te aconselho a ir à Beaune, próxima a Dijon e capital da Borgonha. Ela é menor e mais pitoresca. Leia artigos sobre essa cidade nesse link: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/bourgogne/.
Abraços.
Mônica amadeo
Maria Esther, me arrepiei com seu comentário….. Como Kardecista, sempre me pergunto de onde vem tamanha paixão…
Bianca Melo
Paris é uma cidade mágica, além de seus tradicionais pontos turístico, sempre é possível descobrir verdadeiras jóias em um simples flâner…
adalberto gazio
Paris não é só um lugar, uma capital. Paris é sonhar, Paris é se fartar em cultura, em coisas diferentes. Paris não é só o Louvre, não é só a Notre Dame, não é só os Boulewards, Paris não é só a casa de Simone de Benvoir, do Arco do Triunfo, da Champs Eliseés, é sobretudo amor, tranquilidade e de estar de bem com a vida. Estive lá em janeiro de 2014 e, chegando ao Brasil, fiquei com saudades e dizendo comigo mesmo, sem ver e sentir Paris é não encontrar a paz!
Marcia
Paris es incansavel je taime Paris
Renan Marquet
Sempre tive a curiosidade de conhecer Paris, fui um tanto reticente…, Paris me deu as boas vindas, me acolheu como se sempre tivesse vivido lá, linda, delicada, calma e bela, voltei para casa mas meu coração ficou, passei o ano pensando em Paris, retornei e novamente me senti mais em casa do que em minha casa, cada canto da cidade me apaixona, Paris é cheia de detalhes, novamente meu coração ficou, cada dia sinto saudades de Paris, como teria eu vivido no Rio se tivesse conhecido Paris mais novo? Nenhuma cidade fez comigo o que Paris fêz, cada menção a Paris eu quero ler, quero ver, quero ouvir, quero estar lá, isso é ou não é paixão?
Aurea Borne
andar na rua, respirar o ar, sentir o sol ou o friozinho na pele, tomar café num Café de bairro, comer macarron ou tartelette de framboise, ir à feira, comprar queijos, e vinhos para um picnic, comprar baguette na boulangerie da esquina, andar nas margens do Sena, observar os detalhes da arquitetura… enfim, flanar e viver Paris livre e sem compromisso é sempre como voltar prá casa. Não tem preço. Totalmente adicta de Paris!