A historiadora americana Carolin C. Young descreve Paris nos seguintes termos:
“As proporções de Paris são fenomenais graças às dimensões humanas do Sena que corre tranquilamente no coração da cidade. Ao contrário das superfícies imponentes do East River em New York, do Tâmisa em Londres ou do Tibre em Roma, o Sena é estreito. Este fato causou um impacto físico cujas consequências são construções pequenas, equilibradas e agradáveis. Impossível, vivendo em Paris, não mergulhar no passado desta cidade. Mas não se trata de um mansoléu, ela é também viva e contemporânea.”
A revista M do Jornal Le Monde entrevistou Carolin Young e em seguida pediu a estrangeiros famosos residentes aqui que citassem somente um endereço parisiense.
Masaya Kuroki, um dos estilistas da marca Kitsuné citou o jardim do Palais Royal, um lugar íntimo, protegido porque as pessoas não o veem do exterior. Um lugar que o fascina pelo encontro entre as construções de séculos passados e a obra de arte contemporânea chamada Les Colonnes de Buren.
Maurizio Galante, designer italiano, escolheu uma das salas do Museu Carnavalet onde se encontra um quadro pintado por Jean Jacques François Le Barbier que conta a Declaração dos direitos do homem e do cidadão de 1789. 23, rue de Sévigné, 75003 Paris.
Yaz Bukey, estilista turca, se lembra de ter frequentado a Biblioteca Forney e seu acervo iconográfico especializado em artes. Um prédio que nos lembra um castelo com uma arquitetura um pouco gótica e um pequeno jardim interno. 1 rue du Figuier, 75004 Paris.
Paolo Roversi, fotógrafo italiano considera o Sena a alma de Paris. Nas suas margens sentimos a cidade como em nenhum outro ponto.
Bess Nielsen, estilista da marca Épice, citou o Café Progrès, no Marais. Ela o conhece desde os anos 1970 e ele não mudou em nada. Enquanto outros foram comprados por cadeias, o Progrès ainda é autêntico, com verdadeiros garçons mal humorados. 1 rue de Bretagne, 75003 Paris.
Sanjit Manku, arquiteto canadense e um dos responsáveis pela decoração da Residência Nell fala do charme bruto e sofisticado do Museu de Paleontologia do Jardin des Plantes em Paris. Um espaço simples, delicado, antigo e que exala uma mistura de charme e de mistério. 2 rue Buffon, 75005 Paris.
Faço parte dos 15% de expatriados de Paris e me identifico palavra por palavra com a turma acima. Os que conhecem o blog sabem que todas as vezes que caminho por Paris, meu passeio termina no Sena. Graças à Caroline Young fica claro porque as margens deste rio são mais vivas, mais integradas na vida da cidade e na circulação dos pedestres. O Sena é pequeno, acolhedor, uma “dimensão humana”.
Fico fascinada também com o secreto Palais Royal, com o Museu Carnavalet impregnado pela história de Paris, com o Museu de Paleontologia e seus mistérios, com o Marais e seus verdadeiros cafés. Morei treze anos no Marais e durante este período frequentei todos os seus cafés – vários citados aqui no blog – e fui uma verdadeira ratinha da biblioteca Forney. Posso dizer que foi lá que começou a aventura do Conexão Paris, nas minhas intermináveis leituras e pesquisas.
E se você não conhece ainda os lugares citados, fica aqui a sugestão.
Leia o artigo completo da Revista M clicando aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
carlos
O que falar de Paris, é realmente a verdadeira Cidade Maravilhosa, em tudo. Respira-se história, amor, glamour, futuro (La Defense) e porque não educação: é um mito dizer que o parisiense é mal educado, já fui várias vezes e nunca aconteceu de ser destratado, para não dizer fui apenas uma vez por um jornaleiro que sabia falar francês, inglês e português, mas ele quis falar apenas o francês, e foi muito mal educado e isso na Champs-Elysées, mas toda regra tem sua exceção.
César Aragão
Como explicar o fascínio que Paris exerce sobre cada um ?É difícil , porque traduzir sentimentos em palavras é complicado,e faz com que eles percam muito da sua intensidade.
Penso que,aos poucos,com algumas visitas,o estrangeiro vai construindo “a sua Paris”,os lugares com os quais se identifica .
Eriberto
París … Não me pergunte pq, mas é “viciante” ou melhor, até sei pq París vicia, vicia pq é lindo, é diferente é charmosa é preservada, ou seja apesar de ser uma cidade grande e cosmopolita manteve sua arquitetura por anos e anos linda!
Luiza
Paris é mágica. Andava pelas ruas sempre sorrindo é sem me dar conta de estar boquiaberta… E então um parisiense me parou e disse que eu não devia ir embora, porque era clara a minha maior expressão de felicidade!
Um dia ainda espero que isso se concretize: ir e ficar!
Creuza Guimarães Campos
Ainda não conheço Paris, mas sou incontrolávelmente apaixonada por ela!!!
Ricardo Galache
Bom eu resumo Paris dizendo ” É uma cidade cenografica, com a diferença de ser toda real ” cada canto de Paris é um suspiro, é uma recordação é um charme…..como dizia no filme Meia noite em Paris, até a chuva em Paris parece ser diferente……ou seja quem pisa uma vez em Paris cria raizes, pois algo faz voce querer voltar cada vez mais…..amo Paris….lugar maravilhoso….
Mauricio Christovao
Como toda cidade charmosa e carismática, além da sua face digamos turística, existem aquelas jóias um pouco mais escondidas e que nos encantam. E não precisam ser pequenas. Além de La Tour(é claro!), a estrutura metálica do Grand Palais, feita em 1900(!!!) vista por dentro da construção é uma obra de arte, um delicado rendilhado de aço. Fotografei a placa numa das colunas do pavilhão, que dizia: MOISANT, LAURENT, SAVEY & Cie – INGENIEURS CONSTRUCTEURS – PARIS -1900.
Fica aqui minha homenagem aos antigos colegas, que ajudaram a construir a Paris que admiramos.
Vera Jordão
Gostei muito do comentário da historiadora, de que é impossível não mergulhar no passado da cidade, mas que ela não é um mausoléu… Perfeita descrição! Paris tem algo realmente especial que nos cativa e seduz e só nos faz querer mais! Como um novo amor, que se inicia com uma paquera e com o passar do tempo nos envolve e queremos saber tudo da pessoa… Paris pra mim é isso, um caso de amor!
Paulo R. Filomeno
Mas como sendo estrangeiro não se apaixonar por Paris? Acho que o que é algo muito difícil ver alguém que foi aí e passou indiferente ou não deseja voltar mais. Qualquer grande cidade do mundo tem seus encantos, muitas podem ser amadas ou detestadas em proporções semelhantes, mas na minha opinião Paris é a que dá maiores “facilidades” para alguém se apaixonar.
Rodrigo Lavalle
O Progrès é um dos melhores cafés de Paris para ver e ser visto. Terrace disputadíssima! E, depois de um tempo, os garçons ficam simpáticos.