Eu acho muito agradável viajar de trem na França. As estações estão no centro de Paris, os trens são de uma pontualidade psicanalítica, a classe econômica é confortável, os banheiros limpos e, o mais importante, os franceses possuem o TGV – Trem de Grande Velocidade. Quer dizer 3 horas de Paris a Marseille sem stress algum.
Quando comecei a viajar de trem na França reparei na beleza das estações ferroviárias de Paris. Achava mesmo um despropósito uma arquitetura tão majestosa para acolher viajantes apressados. Elas datam do início do século XIX e, quando inauguradas, o trem representava um meio de transporte revolucionário para a época. Representava também o meio de transportes das elites, como o avião é o meio de transporte das elites hoje. Duas estações são particularmente importantes.
A Gare de Lyon, famosa pelo seu restaurante o Train Bleu. Situado dentro do imenso hall de vidro da estação este restaurante data da época da construção da Torre Eiffel e está classificado hoje como monumento nacional.
A beleza é tanta que é difícil acreditar que estamos almoçando numa banal estação ferroviária.
A Gare du Nord é muito bonita com sua fachada decorada por 23 estátuas.
Cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem desta estação: Londres, Berlim, Varsóvia…
Aí está o famoso Eurostar, que liga Paris a Londres.
Mais informações sobre Le Train Bleu: www.le-train-bleu.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1135 Comentários
Paulo R. Filomeno
Aos amigos do blog que desejam viajar de trem pela Europa (e até por outros lugares do mundo) recomendo o excelente site: http://www.seat61.com . Todas as questões que qualquer um de nós teria sobre transporte sobre trilhos na Europa estão respondidas lá.
Lina
Paulo R.
Obrigada pela dica.
Paulo R. Filomeno
Chamou-me a atenção este post pela menção ao comentário da Lina no “últimos pitacos”. Como um apaixonado por ferrovias, posso dizer que a beleza das estações ferroviárias ao redor do mundo é pouco apreciada em função da pressa das pessoas que as frequentam. Antigamente toda essa suntuosidade era motivada pela própria ferrovia, que fazia questão de mostrar sua prosperidade nos prédios de suas estações. Aqui no Brasil, a estação da Luz, a Julio Prestes e a Estação da Central do Brasil, no Rio, são exemplos disso (em outras capitais as estações centrais também chamavam a atenção por sua arquitetura). A estação da Luz, toda construída com material inglês, vale uma visita com um olhar mais apurado. Também teve um restaurante muito bem frequentado (seu nome era Restaurante Vagliengo), o qual foi ponto de encontro da elite paulistana por um bom tempo. A arquitetura da estação Julio Prestes (Sorocabana) é infelizmente pouco conhecida em sua parte interna, seus vitrais e colunas são dignos de nota. Suas dimensões são tão notáveis que foi possível colocar uma sala de concertos dentro dela, a Sala São Paulo. É uma pena que ambas hoje estejam relegadas a simples terminais de trens metropolitanos e deixaram de ter para seus usuários o encanto que tinham no passado. Por isso, em minhas viagens ao velho continente, faço questão de olhar com cuidado suas estações ferroviárias. É uma lição de arte, arquitetura e bom gosto.
Fernando
Lina, ainda em tempo, devido a problemas para adquirir tickets para a Torre Eiffel neste dia 03/04, gostaria de saber como chegar ao Palácio de Versalhes direto do aeroporto Charles de Gaulle. Depois, de lá ir para a Torre Eiffel. Obrigado.
Lina
Fernando
Pegue o trem RER em CDG e desça em Châtelet les Halles. Lá pegue o RER C5 para Versailles rive gauche.Na volta, desça na estação Champs de Mars Tour Eiffel.
Fernando
Olá, Lina. Parabéns pelo site. Estarei indo com minha esposa e chegando em Paris no dia 03/04, no aeroporto Charles de Gaulle. Poderia nos informar como chegamos à Torre Eiffel (trem, metrô, ônibus). Creio que o táxi seja caro. Obrigado desde já.
Lina
Fernando
Você quer saber como chegar à torre do CDG? Direto do aeroporto?
Juli
Olá, adorei o site.
Reservamos um hotel ao lado da estaçao Gare du Nord. Vc sabe me dizer se é bem localizado? Éfacil de ir aos pontos turisticos? ë uma regiao boa?
Lina
Juli
Esta região possui muitos meios de transportes e com eles você chega sem problemas no centro da cidade.
A região não é muito bonita porque possui duas estações ferroviárias. Mas isto não tem muito importância não é? Por perto encontrará muitos restaurantes e brasseries.
Samira
Lina ,como faço para ir do aeroporto Orley ate o hotel Monceaus Wagram na rua Rennequin ,7
Lina
Samira
Se pegar Onibus e metro terá que trocar várias vezes. Melhor pegar taxi em Orly. Preço: 32 euros.
Tatiane Cruz
Olá,
Parabéns pelo seu blog, muito útil…..
Estarei chegando em Paris no próximo domingo pela estação Gare dU Nord e vou estar no hotel Ibis Grands Boulevards, que pelas informações fica a 1,6km, o ideal é ir de trem ou fazer o trajeto de taxi???
Os taxistas entendem inglês???
Obrigada!
Matheus Beraldi
Olá! Gostei muito do blog! Vou dia 8 de abril para Paris. Comprei passagens de trem pela EuroRail de Paris até Bruxelas, mas não estou conseguindo encontrar o endereço da estação! Você sabe onde eu posso pegar? Grande Abraço!
Lina
Matheus
Deve estar escrito Paris Nord. Quer dizer: Paris Gare du Nord. Esta é a estação. Ela se encontra na Place Napoleon III, ao lado da rue de Dunkerque.
Fernanda
Boa noite Lina!
Parabéns pelo blog!
Estarei indo de Londres para Paris pelo Eurostar mas chegarei num sábado e retorno no domingo. O que você me recomenda conhecer nestes dois dias? Pretendo me hospedar próximo a Torre Eiffel, seria o melhor local para locomoção?
Bjs e obrigada.
Lina
Fernanda
Se não me engano você colocou a mesma questão em outro artigo e respondi por lá.
Antonio
Parabéns pelo site. Muito útil. Vou de Paris para Zurique de Trem e pretendo comprar a passagem no Brasil. A minha dúvida é a seguinte: o tiquete da passagem eu imprimo logo após a compra, ou preciso pegar na estação em Paris?
Lina
Antonio
Algumas passagens são e-passagens que você imprime e pronto. Outras você troca na estação. Terá as escolhas no ato da compra.