Acabei de ler um artigo feroz de Jacques Attali – escritor e político francês – sobre as estações ferroviárias parisienses. O texto aponta todas as mazelas e defeitos das « entradas » da cidade, começando pelos seus arredores miseráveis, os acessos sujos, as signaléticas desastrosas, os restaurantes e fasts foods suspeitos ou impessoais.
Attali continua sua acusação dizendo que não existe nestas estações nenhuma comodidade. Os toilettes são de difícil acesso. Quanto está frio, gelamos. Quanto está quente, asfixiamos como em uma estufa. Não encontramos acessos eficientes às ferramentas modernas de comunicação. Nenhum lugar fácil para carregar o telefone ou laptop, nem para consultar os mails. O wifi é incerto, quando existe. E as ruas dos arredores são cada dia menos seguras. E termina pedindo uma mudança rápida para que as estações parisienses estejam daqui a cinco anos no nível de excelência das melhores do mundo.
Enquanto grande usuária das estações ferroviárias parisienses desde 1983 afirmo que tudo o que é descrito no texto é correto e corresponde à realidade. Sobretudo os banheiros, literalmente escondidos e longe de tudo. Para um turista estrangeiro a tarefa de encontrá-los é complicada.
Por outro lado, o texto é também um reflexo do famoso nível de exigência francesa. Todas as estações precisam de reformas urgentes pois datam do final do século 19 ou início do 20. Mas elas possuem uma arquitetura magnífica e são espaços imponentes. Algumas datam do final do século 19 como a Gare du Nord, Gare Austerlitz, Garde de l’Est, Gare de Lyon. Outras do início do século 20 como a Gare Saint Lazare e a Gare Montparnasse.
Uma delas até se tornou museu, a Gare Orsay se transformou no maravilhoso Musée d’Orsay.
A acusação omite que a Gare Saint Lazare acabou de ser reformada com nova entrada luminosa, com uma galeria comercial que satifaz as exigências dos seus milhares de viajantes diários. Leia nosso artigo aqui. E tem mais, esta estação é a única que possui um restaurante digno deste nome, o Lazare. Nós somos fãs desta brasserie e a frequentamos com prazer (leia aqui).
Não estou me esquecendo da Gare de Lyon e do seu famoso restaurante Le Train Bleu. Mas neste caso, empurramos a porta deste endereço histórico, exatamento por isso e não pela sua cozinha. A decoração é bonita e ele merece uma visita.
Quanto à Gare du Nord, a primeira estação da Europa e terceira do mundo, onde desembarcam todos os dias milhares de viajantes vindos da magnífica estação de Londres, os responsáveis franceses já atacaram uma reforma que deverá ficar pronta em 2018. A estação será integralmente renovada e encontrará o esplendor da sua arquitetura de 1846.
A renovação da Gare de Lyon está sendo feita por etapas e a ficará pronta em 2017. A Gare d’Austerlitz será totalmente renovada até 2021.
O patinho feio das estações parisienses, a Gare Montparnasse, será renovada e entre 2017 e 2019 teremos uma nova estação inserida corretamente no bairro.
Em termos de conforto estas estações não estão classificadas ainda entre as melhores do mundo, mas elas oferecem o mínimo necessário em termos de conforto e atendimento. Todas elas são centrais e de fácil acesso via metrô. Nelas encontramos guarda volumes, kiosques para jornais e revistas, carregadores de malas, atendimento especial para idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção, farmácias, pontos de venda de sanduíches e bebidas. Em algumas delas encontramos antena do Office du Tourisme (Gare de Lyon, Gare du Nord), guichê para câmbio (Gare de Lyon, Gare Montparnasse).
Como estão vendo, a situação está controlada e as autoridades atentas à questão do conforto e atendimento dos viajantes franceses e estrangeiros. Em relação ao aspecto mais importante, a pontualidade dos trens, não podemos reclamar. Nunca chegue atrasado em uma estação parisiense. O embarque é encerrado dois minutos exatos antes do horário de partida.
Jacques Attali é professor, escritor, conselheiro especial junto ao Presidente da República de 1981 a 1991.
No nosso arquivo nós temos 25 artigos sobre os trens franceses. Como funciona o guarda volumes, qual é a qualidade das refeições do vagão restaurante, como reservar um taxi no destino final… Clique aqui para ler estes artigos.
Leia artigo de Jacques Attali aqui.
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25 Comentários
suely cachoeira
Olá, passando mais uma vez para as dúvidas básicas!! Rodrigo, estarei em Bruxelas por 04 dias, e queria em 01 dia conhecer Bruges, Gent e Antuérpia. Minha dúvida é: Como comprar essa passagem de trem? tenho que informar as paradas, ou compro direto Brxelas X Antuérpia e vou fazendo o pit stop pelo caminho? É normal descer e subir a quando convir? Grata!!!
Rodrigo Lavalle
Suely, pelo site da SNCF (http://en.voyages-sncf.com/en/) o trem Bruxelas-Antuérpia é direto, ou seja, não há parada nem em Bruges nem em Gent. Creio que o mais recomendável é comprar as passagens separadas. Não há necessidade de comprá-las com antecedência, esses trajetos são feitos por trens onde não há lugar marcado (como um metrô).
Abraços.
Francis Mary Soares Correia da Rosa
Olá, Rodirgo e equipe! Parabéns pelo blog. Gostaria de tirar uma dúvida: saindo do Strasbourg Saint-Denis metro, há linha para a estação Gare du nord, devo pegar a linha 4? Quais os horários de saida na parte da manhã, tipo a partir das 6 da manhã, há este transporte?Consultei um site, mas não tenho certeza, estou demorando a entender todas aquelas linhas do metro…rsrs
Rodrigo Lavalle
Francis, sim, a linha 4. Pegue-a na estação Strasbourg – Saint-Denis, na direção Porte de Clignancourt, e desça na Gare du Nord. O metrô começa a funcionar por volta de 05:30 da manhã.
Abraços.
suely cachoeira
Obrigado, Rodrigo vc sempre gentil! Ja alugamos o apartamento pela la parisienne, compramos nossos roteirinhos ai na lojinha, falta apenas acertar alguns passeios. Aqui rezando pra o Euro para de subir…hehehe
Rodrigo Lavalle
Suely, ficamos felizes em poder ajudar!
Boa viagem.
suely cachoeira
Ola!
Estarei saindo de Paris para Bruxelas via trem. Gostaria que me indicasse a melhor estação para fazer esta viagem. Caso eu faca a opção de ir do Marais(Rua Sevigne) ate a estação de trem indicada de taxi, ficaria em media de quanto?
Rodrigo Lavalle
Suely, os trens para Bruxelas só saem da Gare du Nord. O táxi ficaria em torno de 18€. Pesquise o preço da passagem e os horários nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en.
Abraços.