Neste post gostaríamos simplesmente de chamar atenção para algumas esculturas espalhadas pelas ruas de Paris. Algumas merecem ser admiradas com calma quando flanamos pela cidade. Elas estão localizadas em áreas nobres ou então em locais por onde passam milhares de parisienses e turistas, como as estações ferroviárias. Não levamos em consideração as inúmeras esculturas que estão nos grandes parques de Paris, nas decorações das pontes, diante dos museus e nas fachadas dos imóveis e monumentos. O artigo seria longo demais. Para cada obra indicamos, em primeiro lugar, o nome do autor.
. Daniel Buren. Quando as Colonnes de Buren foram inauguradas em 1986, não gostei. Estava acostumada com a beleza simples do jardim do Palais Royal. Foi um lento processo de conquista. Hoje não imaginaria mais este espaço sem o toque gráfico das 260 colunas, sem as crianças saltando entre elas e sem as perspectivas que criam.
. Pol Bury. Ao lado das Colunas de Buren se encontram duas obras idênticas deste artista belga. Elas se chamam Sphérades, duas fontes feitas com bolas metálicas móveis. Ela se integram bem neste espaço enquadrado e definido pelas colunas dos imóveis.
. César. O Centaure de César foi instalado em 1985 na praça Michel Debré, no coração de Saint Germain de Près. Ele interpreta o tema antigo do centauro, criatura mitológica meio homem meio animal. Trata-se de uma homenagem à Picasso.
. Arman. O empilhamento de relógios e de malas, as duas esculturas instaladas diante da estação ferroviária Gare Saint Lazare, saúdam os que chegam e os que partem. O empilhamento dos relógios nos faz pensar nos fusos horários e o das malas nos objetos esquecidos, nos mercados das pulgas e nos brechós de rua parisienses. Uma maneira artística e agradável de começar ou terminar a viagem.
. Othoniel. O Kiosque des Noctambules foi instalado na saída do metrô em 2000. Othoniel é francês e seu site recupera fotos de turistas do mundo inteiro diante da obra (clique aqui). Othoniel possui outra instalação no castelo de Versailles.
JanetandPhil no Flickr
. Charles Daudelin. A escultura situada no cruzamento da rue de Rennes, Rue Bonaparte e boulevard Saint Germain é famosa pela sua localização. Alí existe um pequeno triângulo que forma a praça Quebec. Ela é um presente do governo do Quebec e representa a força da natureza. À noite, iluminada, ela se torna um pouco mais charmosa.
. Richard Texier. Diante da Gare du Nord, a estação ferroviária que liga Paris a Londres e Bruxelas, você verá este urso monumental chamado Angel Bear. Texier o criou em 2015, para a COP21. A silhueta do animal parece se desintegrar, ameaçada pela mudança climática.
. Jean Tiguely e Niki de Saint Phalle. Esta fotogênica Fontaine des Automates é inesquecível. Instalada entre a modernidade do Centre Pompidou e a Igreja gótica Saint Merri, ela simboliza o dinamismo do bairro com o espetáculo náutico das suas esculturas exuberantes. A praça onde ela se encontra se chama Stravinsky.
. Andras Lapis. Em Saint Germain, ao lado do Jardin du Luxembourg, na famosa rue Bonaparte e diante do Institut Hongrois, você encontrará uma jovem bonita com um ligeiro sorriso nos lábios. Ela está assentada em um banco e o lugar ao lado está vago. Quem sabe você tenta um diálogo?
. Auguste Bartholdi. Poucos sabem que Paris possui cinco Estátuas da Liberdade. Antes de executar a versão definitiva da obra que se encontra em New York, Battholdi fez uma versão menor, em gesso. Este gesso original foi doado, pela viúva do escultor, ao Musée des Arts et Métiers que se encontra no Marais. Na entrada do museu, está uma cópia em bronze executada a partir deste gêsso. Antes de morrer, Bartholdi fez um modelo em bronze que se encontra hoje no Museu Orsay. Uma cópia desta foi instalada no Jardin du Luxembourg. E, em 1885, outra cópia foi oferecida à França pelo Comité des Americains de Paris. Esta é a obra que se encontra na extremidade da Ilha Cygnes, perto da ponte Grenelle.
. Auguste Bartholdi. Sem nos esquecermos que uma réplica da chama da obra americana, oferecida pelo governo americano, está instalada na praça Alma e se tornou mundialmente conhecida como ponto de homenagens à princesa Diana, morta no túnel que passa sob o monumento.
. Jean Cardot. Estátua de General De Gaulle, na avenida Champs Élysées, na frente do Grand Palais. A obra representa o general descendo a avenida no dia 26 de agosto 1944, durante a liberação de Paris.
. Henri de Miller. Écoute é uma imensa obra instalada no chão, diante da Igreja Saint Eustache. A região do Les Halles está em reforma há anos e a “Escuta” esteve escondida e protegida. Agora, com o fim das obras, ela está de novo acessível aos murmúrios dos passantes.
. Oscar Niemeyer. Aqui abro uma exceção patriótica. Esta obra não está no centro de Paris. Ela se encontra no Parque de Bercy, ao lado da Cinémathèque Française. Uma mão aberta com seis metros de altura e 12 de amplitude. A região não é turística, mas possui hotéis com preços interessantes. Alguns leitores conhecem esta obra.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
4 Comentários
Susanne Pevec
Boa noite. Museu a céu aberto! Confesso que me apaixonei pela escultura da moça sentada proxima ao Jardim de Luxemburgo e o empilhamento de relógios e de malas e a imensa obra diante da Igreja de São Eustaquio! Belissimas.
Mais uma razão para retornar e me perder em Paris! Um beijo e boa semana a todos.
Sandra Maia
Adorei as esculturas !
Sônia Maria Rizzuti Fonseca
Paris,linda e charmosa. Fico encantada quando leio qualquer assunto ligado a esta metrópole. Estou gostando muito deste blog conexão Paris.Tenho muita vontade de voltar a Paris e ficar lá pelo menos um mês. Obrigada.
Silaine
Linda reportagem. Dá vontade de passar no mínimo 2 meses em Paris e vasculhar cada cantinho.