As estatisticas recentes confirmam a queda do consumo de vinho na França. Em 1980, mais da medade do adultos bebiam vinho diariamente. Hoje, somente 17% dos franceses mantêm este hábito. As leis que enquadram a publicidade de bebidas alcoólicas e o melhor conhecimento dos regras de higiene de vida são responsáveis pela mudança do consumo.
A BBC News, em artigo recente, comenta a mudança rápida do comportamento dos franceses. Se, para as gerações passadas, o vinho fazia parte das tradições francesas de convivialidade, dos prazeres da mesa e das coisas boas da vida, para os jovens atuais o vinho é uma bebida como qualquer outra.
Já que as tradições se perdem e o vinho é consumido como uma bebida qualquer, os industrias ousam produtos inusitados na conquista do novo mercado.
Daí a idéia da empresa francesa Châteaux en Bordeaux de lançar bebidas aromatizadas à base de vinho: um rouge sabor coca cola ou um branco sabor maracujá.
Bebidas nada exóticas pois herdeiras de um hábito basco chamado cocktail kalimoxto que é exatamente uma mistura de vinho e coca cola.
O kalimoxto foi recentemente elogiado pela jornal NYTimes como uma agradável bebida consumida nos bares de New York.
Taí minha gente, não são somente os japoneses que bebem vinho com coca cola não. Os franceses também!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Sophia
Lina, também acho um sacrilégio – seja o vinho saborizado, o vinho com refri ou o uísque com guaraná. Mas a lembrança da música foi tão imediata que não resisti.
Para os odiadores das indústrias de refrigerantes, informo – sem esconder uma pequena pontinha de satisfação – que a categoria está estagnada, crescendo apenas 1,4% em volume ao ano no mundo (2,5% no Brasil, 0,9% na França). Já as bebidas alcoólicas prontas para beber – categoria da qual fazem parte as bebidas que o post mostrou – crescem cerca de 5%, taxa parecida com que crescem as bebidas industrializadas consideradas mais saudáveis, como chás gelados prontos, água mineral e os isotônicos.
Lenna Ranghetti
Isto é um sacrilégio! Mistura de muito mau gosto…
Jacqueline
Sempre achei horrível e sacrílego o hábito de minha irmã de misturar refrigerante e vinho. Ora, ela era avançada e eu não sabia.
Joao - DF
Tem gosto para tudo neste mundo. Saber admirar uma boa bebida ou um bom vinho não é uma tarefa qualquer. Degustar um bom vinho é um momento prazeroso e muito particular. Este modismo imperialista não pegará nunca.
Luciano Melo
Não me surpreende que o vinho esteja em decadência entre os jovens. O vinho combina com a profundidade da alma humana, com a reflexão, com as relações entre as pessoas. A juventude anda vivendo na superficialidade e no imediatismo. Ontem mesmo passando por uma praça de alimentação fiquei observando quantas pessoas sentadas na mesma mesa , sem trocar olhares ou palavras, apenas teclando seus tablets ou celulares… esses nunca vao entender o que entre um vinho e uma Coca-Cola….
Marcello Brito
acho que a unica novidade é a industrialização, mas nem tão novidade assim, ja que temos varios drinks enlatados a decadas, e nao é de hoje que a vodka, de marcas de respeito, é vendida a mil sabores.
Esse refresco nao está longe dos antigos ponche , sangria, cuba libre, hi-fi, quem nao se lembra??
O ex-classudo Bellini e os campeoes da atualidade, os onipresentes Sex on the beach e Cosmopolitan são coqueteis que levam de tudo um pouco em misturas tb de arrepiar o cabelo.
Acho que esse tipo de bebida deve ser encarado como o que é: um refresco coadjuvante sem nenhum compromisso com a alta estetica do paladar ou em ser o que ele não é.