Em 1983, recém-chegada-depilada do Brasil, fiquei surpresa diante da francesa e de tantos pêlos exibidos despreocupadamente.
Desta data até hoje a mudança foi radical. Tão radical que a nova moda chamou a atenção dos pesquisadores em ciências sociais e dos psicanalistas: porque esta guerra ao pêlo? E as hipóteses se acumulam.
Hoje as francesas escolhem entre uma série de modelos bem definidos. Umas escolhem a depilação brasileira:
As mais tímidas optam pelo modelo clássico:
E a geração que começa a se depilar agora escolhe a depilação total. Não precisamos de ilustração para saber do que se trata.
Fascinados por esta profunda mutação, os pesquisadores avançam hipóteses diversas: influência vinda dos países árabes, liberação das práticas sexuais, influência dos filmes pornográficos, pressão exercida pelos homens e ninguém sabe mais o quê inventar.
A única certeza é que o sexo imberbe tornou-se norma na França e os modelos citados acima são substituídos por apelações mais poéticas: jardim francês ou eminência desértica.
A idéia deste artigo surgiu diante do email de uma leitora apreensiva com a questão depilação em Paris. Em todos os bairros vocês vão encontrar institutos de depilação.
Eu gosto deste aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
49 Comentários
Kika Mello
JOSÉ MAURÍCIO
Não estou equivocada não. Foi ensaio último dela, já mais madura, no ano de 2000, só não sei o mês. Causou alvoroço por não se depilar nem usar maquininha de raspagem de cabelo para ‘domar’ a situação ‘ como vim ao mundo’.
Karina
Tb fiquei curiosa para conhecer a teoria do Marcello, especialmente a parte que se relaciona ao aparecimento do HIV, pq a parte da sociedade de espetáculos já dá para se imaginar hehe
batata! Vinha me perguntando como passar o verão em Paris sem essa maravilha! mas o preço doeu mais do que qq depilação! ai, ai… Mais caro fazer uma perna inteira do que assistir ao espetáculo noturno das águas em Versailles! jesus! rsrsrs
Jose Mauricio
Kika Mello: Não foi a Vera Fischer, foi a Cláudia Ohana que apareceu na Palyboy com um visual digamos, Mata Atlãntica original, o que suscita comentários até hoje…
Roberto
Faltou vc, Lina, descrever qual vc prefere……….
Dé
Ah… pra quem quiser se depilar na França (ou apenas para os estudiosos da lingua francesa), é importante conhecer um pouco do vocabulario:
cavado = échancré (do verbo échancrer)
virilha = maillot
No inicio paguei muito mico até conseguir me explicar e entender os tipos de depilação!
Dé
Moro em Paris ha’ 5 anos e posso afirmar que rarissimas vezes vi mulheres peludas debaixo do braço… Acho que foram so’ 2 vezes e mesmo assim essas moças faziam o estilo “hippie”, o que esta’ longe de ser o estilo principal das francesas, que em geral sao bem chiques e femininas.
Mesmo na praia e piscina, dificilmente se vê pelos pra fora (ja’ os peitos, hehe….).
Gosto muito do instituto Sultana de Sabah. Eles usam uma cera oriental, a base de mel, a forma de depilar é diferente da cera normal. E’ um pouco mais caro do que nos institutos tradicionais, mas o serviço e o atendimento sao nota 10!
Kika Mello
ALEXANDRE
concordo com você que uma certa faixa etária (os mais jovens até uns 40?) têm declarado guerra aos pelos até à extirpação total dos pelos dos genitais. Muitos parecem fazê-lo porque o culto ao corpo, as tatous cada vez maiores e cobrindo maior superfície, o abdômen ‘tanquinho’, o meio gay e o cinema pornô especialmente americano impondo padrões, não esquecendo os metrossexuais do futebol , os rappers, os artistas…enfim, a lista não acaba!
Para mim nada contra. Apenas tenho achado ridículo a mais nova mania que tenho visto nos homens brasileiros de darem uma ‘ limpadinha’ na sobrancelha por conta dos mil ‘experts’ em ‘modelagem de sobrancelhas’ que recém surgiram e os fazem virar ‘travecos’ (desculpem a linguagem politicamente incorreta) e acharem que estão abAfando !
Quanto às mulheres, nada a declarar, mas estes desenhinhos estão hilários! Lina devia criar um novo tag com ele: ‘temas de bas fond ou boudoir’ ou ‘La Belle du Jour Contemporaine'(rsrsrs)
só quero lembrar que há uns 10 anos atrás, causou polêmica umas certas fotos de Vera Fisher mostrando sua predileção pela floresta amazônica pubiana ‘au naturel’
Já não lembro quem dos comentadores falou mas manter os pelos como Vera Fisher parece que realmente mantém a flora vaginal sadia… Ou seja, parece que a depilação total ou quase não é o aconselhado… Eu prefiro as depiladas não -totalmente.
Bom post, Lina! Acho que ele pode render… Esperemos…
Chris
Lina.. seus poderes mediúnicos me assustam as vezes.
mandei HOJE um email pra uma amiga de Paris pedindo indicações de lugares para fazer depilação… rsrsrsr
Então, depois que cheguei da França, muita gente me perguntou se eu vi mulheres peludas por la. Não, não vi, primeiro pq estava frio, não tinha nninguem de regatinha… mas fora isso, ate onde pude ver, depilação em dia!
Post muito divertido, adorei!!
Claudia Amado
Nada como férias de verão pra trazer um post tão espetacular, se é que vcs me entendem. Teorias a parte o calor tem essas coisas mesmo, pele à mostra. Depilando mais ou menos cada vai se mostrando como quer.
Magrineli
Só para dizer q eminência desértica é impagável….. kkkkkkkkkkk