Em 1983, recém-chegada-depilada do Brasil, fiquei surpresa diante da francesa e de tantos pêlos exibidos despreocupadamente.
Desta data até hoje a mudança foi radical. Tão radical que a nova moda chamou a atenção dos pesquisadores em ciências sociais e dos psicanalistas: porque esta guerra ao pêlo? E as hipóteses se acumulam.
Hoje as francesas escolhem entre uma série de modelos bem definidos. Umas escolhem a depilação brasileira:
As mais tímidas optam pelo modelo clássico:
E a geração que começa a se depilar agora escolhe a depilação total. Não precisamos de ilustração para saber do que se trata.
Fascinados por esta profunda mutação, os pesquisadores avançam hipóteses diversas: influência vinda dos países árabes, liberação das práticas sexuais, influência dos filmes pornográficos, pressão exercida pelos homens e ninguém sabe mais o quê inventar.
A única certeza é que o sexo imberbe tornou-se norma na França e os modelos citados acima são substituídos por apelações mais poéticas: jardim francês ou eminência desértica.
A idéia deste artigo surgiu diante do email de uma leitora apreensiva com a questão depilação em Paris. Em todos os bairros vocês vão encontrar institutos de depilação.
Eu gosto deste aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
49 Comentários
Olívia Vidal
@Maria das Graças.
Querida, contato enviado no post “Aula de Francês”.
Obrigada!!!!
Bjks
Maria das Graças
Olivia Vidal, escrevi para voce no post “aula de frances”. Vá lá, por favor, para eu não poluirmos esse post.
Marcello Brito
Esse post está fantastico e acho que vai fazer historia com h mesmo.
Só no CP ! Incrivel Lina!
Lembrança maravilhosa e ousada de uma classica diaspora cultural que vai se extinguindo.
Tenho uma tese que mais tarde desenvolvo e que começa com o aparecimento do virus HIV no começo da decada de 80 e se estabelece com a implementação, por enquanto definitiva, da sociedade do espetaculo em que vivemos.
Alexandre
“Brasileira” aka “bigodinho de hitler”. Ainda há a depilação artística, em formatos diversos e hilários. Já dá para dizer que os homens também declararam guerra aos pêlos, inclusive lá embaixo.
Bel
Jorge, já fazem a laser há algum tempo. Moderno, né? É a exterminação total do futuro!
jorge fortunato
Ah sim , acho que a “brasileira” é a segunda ilustração…rs
jorge fortunato
Quem disse que a mulher é os exo frágil? Há de ter muita coragem ou será que já fazem a laser? Enfim, tudo para ficar em dia. Pessoalemnte, acho que a depilação é uma atitude higiênica, mas não precisa ser total…
Bel
Não tem como escolher qual parte é mais engraçada, do seu texto. To desmaiando de rir!
eidia
Sou a favor da depilação parcial. Os pêlos protegem a região.
eidia
Olívia Vidal
Eu só acho que os nomes estão invertidos…a tal “brasileira” não seria a mais cavadinha??? eheheheh
Bem, eu confesso que era uma preocupação minha. Morar em Paris e não ver depilação por 6 meses é de assustar. To mais tranquila…Obrigada Lina!
Quem nunca viu aquelas mulheres com braços recheados sem o menos pudor andando pelas ruas de Paris?!?!
Ano passado eu estava em uma casa de banho em Budapeste, Hungria com minha família…eu usava meu bikini brasileiro e estava devidamente depilada…quando saio de uma das salas de banho e vou pra outra, dou de cara com uma mocinha de uns 20 e poucos anos, linda, alta, magérrima, loira e completamente cabeluda!!! Logo pensei: “Pronto, aqui também é como na França.” Bastou esperar uns segundos pra saber que ela era francesa…lololol
Assim fica difícil mudar a imagem das francesas..lololol
Bjks todos!