Fonte: Le Figaro.
A pedido dos leitores faço um resumo da situação.
Todos já sabem que vários legumes entraram para a lista de suspeitos e até agora nada foi comprovado. A origem da bactéria Eceh continua desconhecida e os detetives estão a ver navios. A única certeza das autoridades alemãs é que os alimentos contaminados são os vegetais e eles foram consumidos ou cultivados na região de Hambourg. Aí está o problema. O mercado de legumes é mundial: as sementes são compradas em um país, plantadas em outro, em seguida os legumes embalados em um terceiro e distribuidos mundo afora.
A carne possui uma traçabilidade: pode-se ir do bife no prato até o animal. Os legumes não. Por isso o trabalho insano dos pesquisadores sanitários.
O governo francês colocou a população em estado de alerta em relação aos legumes?
Não. Na França, nenhuma restrição. Mas foi lançado um alerta aos franceses que partem para a Alemanha: nada de legumes crus nas refeições.
No meu grupo social alguns continuam normalmente a vida sem inimizades com tomates, alfaces e pepinos.
Outros, mais precavidos ou paranóicos – o tempo dirá – não comem nada que não passe por um tempo de cozimento de 20 minutos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Maurício Christovão
Seremos obrigados a nos alimentar apenas de jámon serrano, camenbert, foie gras e croissants…Morreremos com as artérias entupidas, mas é melhor que ser vitimado por uma bacteriazinha ridícula!!!
Marcelo
Caros amantes de café e de Paris,
Uma ajuda, por favor. Neste domingo eu passarei todo o dia – e só o domingo –em Paris. Eu sei que as lojas da Nespresso estarão fechadas, mas eu me satisfaço com as cápsulas L’or ou as novas Casino. A questão é: que super na área central de Paris estará aberta no domingo e poderá vender tais cápsulas?
muito obrigado por garantirem o espresso meu de cada dia…
Marcelo
Patrícia V.
Oi pessoal
Eu vi todo mundo comendo em restaurante e comprando no supermercado salada normalmente, inclusive comi também, afinal o clima quente está pedindo… por enquanto estou bem! Acho que não há motivos para pânico.
Abraço
Gerson
Luciana.
Veja – http://www.saggiodobrasil.com.br
Depois, produtos, divisão química, aplicação doméstica e ver análise da eficácia.
Luciana
Oi Lina
Estou morando em Paris há pouco mais de um mês e ainda não vi por aqui algo parecido com o hydrosteril que a Amélia comentou acima.
No Brasil, eu sempre usava este produto para lavar as folhas. Aqui, por enquanto, tenho comprado aqueles pacotes de folhas prontas para o consumo. Será que elas são realmente limpas? Você sabe onde posso encontrar um hydrosteril “francês”?
Um abraço,
conexaoparis
Luciana
Eu sempre lavo de novo as folhas destes pacotes.
O Gerson de te uma dica boa.
Nunca usei esse tipo de desinfetante na França.
De todas as maneiras os especialistas dizem que a bactéria só morre após muitos minutos de cozimento.
Chris
Eu nao entendo a origem do ‘grupo de risco’ ‘tomates, pepinos e alface’, ja que, como eles mesmo disseram, nao tem IDEIA de onde vem essa bacteria. Falaram nos brotos de feijao tb…
Eu to no grupo dos neuroticos, cortei as saladas cruas e adotei as saladas cozidas que no Brasil faziam parte do meu cardapio com muita frequencia. Moro com mais 3 franceses que, sem imposicao minha, adotara o habito ha 1 semana.
Sei que a Franca nao tem alerta ainda, li ontem que o secretario da OMS disse que os casos sao restritos a Alemanha, e os casos registrados nos outros paises foram de pessoas que vijaram pra la… mas comer uma coisa e ficar pensando no mal que ela pode causar tb nao eh saudavel… Cortei!
Lenna
Esta é a manchete diária em todos os canais de tv e jornais europeus. Há pouco ainda estava vendo da TVE espanhola(que se defende da culpabilidade), a DW alemã e na TV5 Monde francesa. O pior é que eles não tem nem idéia de onde vem. A solução para quem está lá, como precaução, é não comer legumes crus, como diz Lina em seu comentário!Principalmente os três listados: pepinos, tomates e alfaces…
Sonia GV
Olá, leitores do CP.
Voltei de Paris há 10 dias e comi bastante salada por lá. Só não me lembro a variedade de hortaliças e legumes que consumi. Não sabia da epidemia, claro, mas até agora nem eu nem meu marido não tivemos problema algum.
Amélia
Será que um esterelizante para verduras tipo hydrosteril, não ajuda na hora de lavá-las? Quando viajei para Peru e Boilivia (1983) levei e tamnbém me preocupei em comer em locais com boa hogiene, foi de grande utilidade, as pessoas voltavam no meio da viagem devido a problemas gastro intestinais!!!
eymard
…e lavar bem as maos, o que nem sempre é facil para o turista que, nessa situacao pode muito bem andar com seu kit de alcool-gel!