A partir de 2021, o entorno da Torre Eiffel passará por uma grande reforma. Será criado um extenso parque urbano ligando a Praça do Trocadéro à École Militaire e integrando a Ponte Iéna, a Torre Eiffel e o Champ de Mars.
Desde setembro de 2017, a Torre Eiffel, símbolo maior de Paris e até mesmo da França, passa por trabalhos de reforma. Com foco no embelezamento geral, no aumento da segurança e na melhoria do acesso dos milhares de visitantes diários, esses trabalhos só devem terminar em 2021.
Na terça-feira, dia 21 de maio, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou um novo projeto, ainda mais ambicioso, que vai criar um enorme parque urbano ligando a Praça do Trocadéro à École Militaire, passando pela Ponte Iéna e pelo Champ de Mars, o parque/jardim onde fica a Torre.
O projeto prioriza a vegetação, o pedestre, a contemplação e o relaxamento. Seus objetivos principais são:
- tornar mais agradável a visita da Torre Eiffel não só para quem pretende subir no monumento mas principalmente para aqueles que desejam somente passear pelo entorno;
- valorizar ainda mais essa linda perspectiva parisiense que começa na Praça do Trocadéro, atravessa a Torre Eiffel e termina na École Militaire;
- criar mais espaços verdes em Paris.
Veja abaixo os principais pontos do projeto, que começa em 2021 e deve ficar pronto para os Jogos Olímpicos de 2024:
Praça do Trocadéro [1]
Atualmente a Praça do Trocadéro [1] é basicamente uma rotatória. No novo projeto ela será integrada à Esplanada do Trocadéro [2] – de onde temos a mais bela vista da Torre – e será transformada em um local de descanso e relaxamento. Para isso uma espécie de arquibancada gramada será construída – a ideia é que o local receba eventos – e uma barreira de árvores será plantada entre a praça e a rua.
Os jardins do Trocadéro e a fonte Varsovie [3]
Após a Esplanada do Trocadéro [2], chegamos aos jardins do Trocadéro [3] que tem no seu centro a fonte Varsovie. Serão plantadas cerejeiras nas alamedas laterais e a mesma ideia de arquibanda gramada será implementada nas encostas da fonte Varsovie.
A ponte Iéna [4]
A ponte Iéna – que liga os jardins do Trocadéro à Torre Eiffel – será quase totalmente dedicada aos pedestre e se tornará a primeira ponte com vegetação (gramado central e árvores) de Paris. O tráfego de veículos será nas laterais e somente ônibus e veículos de emergência serão permitidos.
Veja abaixo a animação mostrando com mais detalhes como o conjunto deve ficar.
Leia também
- A Torre Eiffel: história, dados, fatos curiosos e dicas
- Bons restaurantes perto da Torre Eiffel
- Praça do Trocadero e seus restaurantes
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
9 Comentários
ANDRE PERDIGAO
Olá Rodrigo, fiquei com uma dúvida. Pra quem não quer subir na torre mas apenas ir na parte de baixo dela (que antes era livre), precisa comprar ingressos? Pergunto pq antes eu consegui tirar fotos literalmente em baixo da torre sem ter comprado nenhum ingresso. Agora com a segurança que há hoje fiquei com dúvida sobre o acesso. Saberia me informar?
Rodrigo Lavalle
Andre, nos desculpe a demora tivemos um problema com os comentários, as respostas não estavam aparecendo. Veja a resposta abaixo.
André Perdigao
Olá, fiquei com uma dúvida. Pra quem não quer subir na torre mas apenas ir na parte de baixo dela (que antes era livre), precisa comprar ingressos?
Pergunto pq antes consegui tirar fotos literalmente em baixo da torre sem ter comprado nenhum ingresso. Bastava chegar lá perto. Hoje com a barreira de segurança fiquei com dúvida sobre o acesso. Minha pergunta é sobre o acesso hoje em 2019.
Rodrigo Lavalle
André, há uma entrada específica para pessoas que não tem ingresso, então acredito ser possível entrar e ficar somente no parvis (o pátio aos pés da Torre).
Eduardo Luz
Sensacional. Só a animação já valeria a pena. Não é a toa que Paris é Paris. Agora dá pra imaginar cerejeiras florescendo ali perto? Uau!
Therezinha S.Martins
Parabéns pela postagem…Deverá ficar muito bonito!!!
Rodrigo Lavalle
Therezinha, acreditamos que irá ficar lindo.
Renata
Olá, sabem informar a partir de quando ficará interditada essa região?
Rodrigo Lavalle
Renata, a data de início das obras é 2021 e deve durar até o fim de 2023.