Alguns leitores do Conexão Paris fizeram o salto do virtual para o real e se encontram no Rio. Da esquerda para a direita: Lúcia, Hugo, Waldemar, Maria das Graças, Álvaro, Madá, Marcello, Sueli OVB, Jorge e Priscila.
Como estou do outro lado do Atlântico, perdi esta oportunidade.
(Enquanto escrevia o post, uma associação de idéias me trouxe a lembrança de um amigo francês que descreve a cidade ideal da seguinte forma: a orla marítima de Ipanema e Leblon anexada ao centro de Paris)
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
135 Comentários
Amélia
Estão todos de parabéns!Principalmente a Lina que agrega pesoas tão especiais!Adoro ver estes encontros, no VnV, DCPV, agora com vcs no Rio!Adoraria ir em um destes aqui em São Paulo.
Madá
Marcello, concordo com a Kika, seu texto está maravilhoso. Nessa linha (só que romanceado) eu gostei muito do livro “Vermelho Brasil” de Jean-Christophe Rufin. Na época do lançamento foi descoberto que os franceses pouco sabiam da França Antártica, e, em especial, o Villegaignon era quase um desconhecido por lá. Já o pirata francês Duguay-Trouin, que saqueou o Rio, é bem conhecido e quase um herói em St Malo.
Lina, desse post estão saindo informações bem legais que poderiam se desdobrar em outros. A contribuição da Kika Mello poderia ficar num post do tipo onde matar as saudades da comida francesa em São Paulo. Eu fico vendo as fotos que o Edu Luz põe de restaurantes de SP que dá vontade de ir lá correndo. Se nao a gente vai se esquecer onde esta a selecao detalhada da Kika.
E o do Marcello poderia ser um resgate histórico do tipo circuito da influência francesa de Villegaignon no Rio.
conexaoparis
Madá
Sugestão acatada.
Marcello e Kika, posso transformar os comentários em posts?
Kika Mello
Marcello Brito
Maravilhoso te escutar! (sim, escutar!, porque vc. tem o dom de encantar ao escrever como se estivéssemos a ouví-lo!).
Quase achei que estávamos no Antiquarius, numa mesa com todos pitaqueiros (e a Lina junto naturalmente), o tradicional piano do restaurante tocando ao fundo, vinho de boa qualidade, e vc. discorrendo com mestria sobre a França Antártica…,
Kika Mello
Katya
De nada! Bom proveito!
Maria das Graças
Não conheço o Paturi de Guaratinguetá . Vou anotar para quando viajar de carro pro Rio.
Ótima escolha essa ds profiteroles mas a minha preferida, pedida toda santíssima vez, são os crêpes Suzette (sem sorvete de creme, como já vi muitos restaurantes oferecendo).
Kika Mello
Sonia S
Não sei o porquê de nunca ter ido comer no Antiquarius do Rio mas, no de São paulo, vira e mexe, aos domingos, é uma das minhas opções. Adoro! a comida, as entradinhas, os doces, o clima final dos anos 70 que o restaurante me remete, e até a sensação de estar no Rio em plena São Paulo.
Proponho então que vc. saia da rota bistrôs em São Paulo, já que conhece quase todos, e caia diretamente na rota ‘confort food’.
Vou entregar dois endereços , com muita relutância (rs), do meu caderninho secreto:
> Tenda do Nilo : comida árabe da mais alta qualidade com tempero caseiro sensacional da Xmune ( dona e cozinheira). O lugar é pequeno e muito simples e você deve, obrigatoriamente, começar pelo melhor quibe frito que já comi na minha vida! Ela proíbe que coloquemos limão e, realmente, é totalmente dispensável… Depois coma kafta assado ou sanduíche de falafel (grão de bico triturado com temperos) com molho tarathor. Depois…e depois…
Edu Luz já foi lá e tem post a respeito mas ele comeu outras coisas…De sobremesa , perto da Páscoa, ela faz um bolinho de semolina divino!
Endereço; Rua Coronel Oscar Porto X Rua Abílio Soares ( Paraíso)
>Beth Cozinha de Estar : comida como a de casa mas feita com requinte e servida em buffet que às !5h30 ainda está maravilhoso porque é reposto o tempo inteiro. Não dá para descrever os pratos, mas tem de tudo, e Beth, uma mãezona que resolveu fazer faculdade de gastronomia mais tarde na vida, serve pessoalmente os pratos, dá um toque especial nas masssa preparadas na hora, cozinha, e ainda sugere o que vc. pode comer se estiver na dúvida de tantas delícias. O lugar é simples, mas vive repleto, com fila, e é super bem frequentado. A fauna é variada: globais, socialites, empresários…. Aos sábados imperam as famílias com crianças. É comida para realmente passar muuuiitooo bem, como se tivesse comido na casa da avó!
Rua Pedroso Alvarenga (a uma quadra da Rua Paes de Araújo) no Itaim-Bibi.
Um abraço.
Marcello Brito
Poxa, Montenegro vc foi no ponto!
Sempre quis falar da França Antartica aqui e como o imaginario do Rio e do novo mundo foi importante na frança durante o renascimento.
A frança embalada pelos ideias humanistas do renascimento, pela descoberta do bom selvagem e logico por questões de dominio comercial imaginou criar em plena baia de guanabara uma outra frança, tropical e nova para o homem que surgia no renascimento mais liberto das amarras de deus e mais senhor do seu destino, destino que o levou as novas terras.
Infelizmente para os franceses não deu e o amigo da Lina nao pode ver sua utopia de juntar a Opéra à Ipanema realizada.
Mas o que é importante nao esquecer é que esse sonho foi concretamente tentado por Nicolas Durand de Villegagnon que se apaixonou por Buzios, cabo frio e por fim a guanabara, 500 anos antes de Brigite Bardot montar acampamento com Bob Zaguri naquelas bandas.
Desde então os laços entre o Rio e Paris não se desfizeram jamais:
a missão francesa de pedro 2 foi a primeira manifestação artistica organizada por aqui.
O Parisiense Grandjean de Montigny, membro da missão, foi o arquiteto que fundou não só as bases da arquitetura brasileira como todo o ensino de arte no Pais.
O paisagista frances Glaziou é o responsavel por jardins memoraveis do Rio como a quinta da boavista e o passeio publico.
O pintor Manet, ainda marinheiro e antes de pegar nas palhetas passou uma grande temporada na regiao do porto do Rio e há quem sustente que a luz tropical que aqui viu foi uma das responsaveis pela revolucao que viria a causar 10 anos depois.
Na contra mao o prefeito pereira passos que morava em Paris durante a revolução urbana de haussmann teve o sonho de tornar o Rio a Paris Tropical.
Foi a neta de victor hugo, jeanne , que deu o apelido de cidade maravilhosa ao Rio ao publicar em 1912 o livro Rio: Ville merveilleuse.
Paul Claudel, irmão de camille e embaixador da frança no Rio descobriu Villa Lobos para o mundo.
A cabeça do Cristo Redentor é obra do escultor frances Paul Landowski
Foi no Teatro Municipal do Rio que Sarah Bernhardt caiu e machucou a perna que seria posteriormente amputada.
E, finalmente foi aqui no Rio o destino do voo inaugiral para a america do sul da Air France na classica rota Rio-Paris, onde infelizmente a AF teve o pior acidente de sua estoria.
Uffa…ia escrever do encontro e olha o que saiu…culpa do amigo sonhador da Lina e do montenegro!
conexaoparis
Marcello
Transformo seu comentário em artigo? Posso?
Terezina
Amigos da CP
Fiquei muito frustrada por não ter podido comparecer. A Sueli foi uma fofa me contactando. Apesar da minha enorme vontade, era aniversário de 81 anos de minha mãe e nesta data eu e meus irmãos sempre passamos com ele, principalmente depois que perdemos papai.
por outro lado fiquei muito contente de haver recebido as fotos e saber que foi um momneto muito agradável que passaram juntos.
Também senti a falta de grandes pitaqueiros como a Beth, o Eymard, a Claudia Oiticica a Helena Bauerlein e muitos outros amigos virtuais que lemos com frequência aqui.
Também sou da opinião que da próxima vez que a Lina venha ao Brasil devemos tentar uma reunião.
Bjs Bjs Bjs
eymard
Monica, Mercia, Helena, Beth, Montenegro: obrigado pelas referencias e lembrança. Sueli ja deu seu depoimento acerca da minha intençao e vontade de ter estado com todos os amigos do RIO.
Madá, Marcello, Maria das Graças: fiquei mesmo com muita inveja da Sueli (no bom sentido) por ter conseguido encontrar-se com voces. Como todos ja disseram, agora Marcello e Maria das Graças tambem tem um rosto. Ainda falta a voz. Hugo e Lucia ja nos conhecemos e sao otimos!
Recentemente organizaram um grande encontro do pessoal do VNV do Ricardo Freire. Foi uma festa. Tenho certeza que nao muito distante faremos um grande encontro com e em homenagem a Lina.
Juliana Pamplona
Ai, que delícia! Alguém se habilita a organizar algum aqui no Sul
beijos!!
Maria das Graças
Kika Mello, não sou grande conhecedora de restaurantes em São Paulo, mas dentre os poucos que conheço, o La Casserole é o meu preferido de sempre. Um dos almoço é lá. Se a viagem a SP for de carro, paro em Guaratinguetá na ida ou na volta para almoçar no Paturi. Se o almoço for em um domingo tem profiteroles na sobremesa. O melhor que já comi.