O mundo todo, inclusive os franceses não-parisienses, diz que os parisienses são mal-humorados. Mas é verdade? E o que fazer para evitar esse mau humor?
Os parisienses são mal-humorados?
Há o mau humor inerente de quem vive em uma cidade grande e muito povoada: horários apertados, excesso de compromissos, engarrafamentos, filas, metrô cheio.
Há o mau humor inerente de quem vive em uma cidade grande, muito povoada e muito turística: milhões de turistas andando vagarosamente pelas calçadas enquanto apreciam cada centímetro quadrado da cidade.
Há o mau humor que surge quando duas culturas diferentes se chocam: um está agindo naturalmente de acordo com os costumes de seu país e não sabe que está sendo indelicado com o outro.
E há o mau humor “de raiz”, de quem nasceu assim ou não está tendo um bom dia.
Então como não atiçar o mau humor de um parisiense?
- No geral: a “regra de ouro” é dizer bonjour (bonjurr / bom dia) sempre que entrar em contato ou for abordar qualquer parisiense: no hall do prédio, no elevador, ao entrar em algum comércio, no guichê do metrô, na rua ao pedir uma informação etc. Ao sair diga merci (mérci / obrigado) e emende com au revoir (ô rêvoar / tchau). Ao esbarrar (ou até mesmo antes) em alguém diga pardon (pardon / desculpe).
- Na padaria: antes de entrar na fila olhe os produtos expostos, para quando chegar a sua vez de ser atendido, você já saber o que vai pedir.
- No restaurante: se você tem reserva, chegue na hora! A tolerância para atrasos é pequena e você corre o risco de perder a sua mesa. Para chamar o garçom não estale os dedos ou levante a voz, levante a mão e acene discretamente.
- No metrô: fique sempre à direita na escada rolante, espere que as pessoas saiam do vagão para só então entrar, não bloqueie a porta.
- No táxi: pegue um Uber. Brincadeira…
- Na verdade essas regrinhas são válidas para o mundo inteiro e não só para Paris, não é mesmo?
Veja também na série É verdade que…
E não deixe de assinar o canal do Conexão Paris no YouTube para acompanhar nossos vídeos semanais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Fabio
“No taxi: pegue um Uber ” Mto bom!
Mas realmente começar com “bonjour” e terminar com “merci ” resolve todos os problemas ! 🙂
Diogo
Boa Tarde!
Há algum site onde eu consigo ver quais os shows terão na França no período em que eu estiver no Paris?
Rodrigo Lavalle
Diogo, pesquise no site Paris Bouge.
Riany
amei! Concordo, todas as vezes que fui dei sorte, teve até parisiense oferecendo ajuda em francês quando estávamos olhando o mapa e um outro que ofereceu para bater uma foto! rs. Adorei o pegue um uber kkkk! 🙂
Marjorie
Acho que os parisienses não são mal-humorados, são práticos! A falta de educação, a demora do turista em decidir o que vai pedir, etc é o que tira muitas vezes o parisiense do sério. Aliás, eu também aprecio muito a boa educação e a eficiência rsrs.
Caroline
Oi, gente! Então, vou para Paris em agosto e irei sozinha, a priori. Gostaria de saber se Paris é uma cidade segura para uma jovem adulta perambular sozinha… Obrigada desde já!
Rodrigo Lavalle
Caroline, no geral a cidade é segura. Leia nosos artigos sobre segurança em Paris e sobre viajar sozinha.
jorge fortunato
Sou suspeito para falar, porque convivo com franceses mais do que nunca agora sendo Guia de Turismo. Mas em Paris fiz amizades até com dono de loja de souvenir, que era francês mesmo e me dava ótimos descontos.
Rogéria
Regras simples de educação e bom senso que não são muito difundidas aqui no Brasil, o que acaba fazendo a fama dos franceses chatos. Mas é apenas questão cultural. E educação é sempre bem-vinda!
Cristiane Pereira
Não acho que sejam mal-humorados, apenas são diferentes de nós – brasileiro gosta de um estilo mais informal, tão informal que às vezes beira a avacalhação. E o francês é mais polido. Claro que tem uns chatos (como em qquer lugar), mas eu nem ligo quando aparecem, apenas observo e me divirto!
Ricardo Aguiar
A melhor regra: “No táxi: PEGUE UM UBER.”
kkkkk
Parabéns pelo blog! Acompanho sempre e, além de me informar, também me divirto!
ANDREA
Também acho que não são todos rudes. Morei 3 anos em Paris e tenho boa impressão. Acho que Paris tem o stress de cidade grande comomento NY, SP e Roma.
Eu também passei ter menos paciência com turistas, muitas perdem a noção de .uiva coisa.
Amo Paris e sou a maior defensora dos franceses!