Você pode conhecer Aix en Provence em um grande circuito pela Provence que pede pelo menos quatro ou cinco dias na região. Ou então, optar por uma pequena viagem Paris/Aix en Provence de apenas duas noites.
Foi essa última opção que escolhemos em maio 2014. Esta é a medida ideal para conhecer esta cidade encantadora e seus arredores.
Hospede-se em Aix mesmo. Não aconselhamos ficar fora da cidade, perderá tempo e terá que alugar um carro logo no primeiro dia. Aconselhamos também que programe este passeio evitando o dia de domingo. Nas pequenas cidades do interior, o domingo pode ser complicado com restaurantes fechados.
Paris/Aix en Provence em dois dias e meio
Pegue o trem TGV em Paris e três horas mais tarde estará em Aix. Ao descer do trem, no nível do cais de desembarque da estação TGV (que fica fora da cidade) você verá a saída e logo em seguida os táxis que fazem o traslado até Aix.
Sugerimos a seguinte organização:
1 – Aix en Provence – parte da tarde do primeiro dia e segundo dia dedicados a conhecer Aix, seus bairros, monumentos e suas feiras. Nesta etapa você não precisa de carro.
2 – Arredores de Aix en Provence – terceiro dia, logo após o café da manhã, faça o check out do hotel, coloque as malas no carro e passe o dia conhecendo os arredores de Aix. No final da tarde retorne para Paris de TGV. Ou você aluga um carro ou contrata um serviço de traslados e passeios. Nós contratamos um carro com chofer que nos pegou no hotel e no final do dia nos deixou na estação ferroviária.
Aix é uma cidade pequena, alegre, cheia de estudantes por causa das suas universidades e com um patrimônio arquitetônico maravilhoso e nada menos que 149 monumentos classificados no Patrimônio Histórico da França.
Aix possui um bairro histórico, a Vieille Ville, uma larga avenida principal chamada Cours Mirabeau e um bonito bairro chamado Mazarin com belas casas antigas e uma das mais bonitas fontes de Aix: a Quatre Dauphins. Porque Aix é a cidade das fontes, você as verá na avenida principal, na vieille Ville, para todos os lados. Lindas!
Clique aqui para baixar o mapa da cidade. Repare que a avenida principal, Cour Mirabeau, corta Aix em duas partes. Na parte de cima temos a Vieille Ville, a parte de baixo o bairro Mazarine.
Passe a tarde do primeiro dia na Vieille Ville. Este bairro é pequeno e fácil de se localizar. Da grande praça General de Gaulle pegue a pequena rua Espariat para entrar na Vieille Ville.
Ande pelas ruelas e explore tudo. Não perca a Praça Richelme e a Praça do Hotel de Ville, sua torre com o relógio. Verá outras praças como a Prècheurs, a Verdun, verá pequenas fontes encantadoras, verá muitos cafés com varandas lotadas, feiras de flores, frutas, roupas.
O mais interessante são as feiras de alimentos. Aí sim, vale a pena parar, provar tudo. Sobretudo os embutidos de carne de asno, de javali, de touro. Na praça des Prechêurs tem uma feira nas terças, quintas e sábados.
No dia seguinte explore a Cour Mirabeau e seus cafés e brasseries.
Uns famosos como a Brasserie Les Deux Garçons onde não aconselhamos almoçar ou jantar. Sente-se na varanda somente para ver o desfile de locais e turistas, peça um rosê provençal e curta a vista.
Ou então escolha o Café e Restaurante Le Grillon, sempre lotado também. A cozinha aí é mais honesta que a da brasserie ao lado.
Vimos esta feira da Mirabeau na manhã de terça feira: alguns produtos made in china e alguns produtos locais. Nada muito interessante e preferimos muito mais as pequenas feiras da Vieille Ville.
Em seguida pegue a rua 4 de Septembre e faça um zig zag para conhecer o bairro Mazarine. Mais tranquilo que a Vieille Ville, mas muito elegante. Belas casas antigas, umas já restauradas, outras não.
Onde nos hospedamos
Siga até o boulevard Roi René, onde se encontra um dos melhores hotéis de Aix en Provence, o Grand Hotel Roi René. Nos hospedamos aí. Atendimento atencioso, quartos confortáveis, um bar agradável para um drink pós jantar e um excelente café da manhã. Conseguimos uma diária pelo Booking de 191 euros.
Para obter as tarifas e fazer suas reservas aconselhamos o site Booking.com
Como complemento de informação, leia um dos nossos artigos sobre as feiras de Aix, seus horários e locais.
Leia também outros artigos sobre a Provence clicando aqui.
Como ir de Paris até Aix-en-Provence
- Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Leonília
Olá
Gostaria , se possível, saber como contatar o motorista do carro em Aix em Provence que fez os passeios nos arredores .
Obrigada.
adriana
por gentileza, ha alguma possibilidade de ter florada das lavandas depois do dia 20 de abril?
Rodrigo Lavalle
Adriana, abril ainda é cedo. Geralmente os campos florescem no meio de junho.
Abraços.
Juliana
Pessoal, vale a pena visitar a região no meio de março? Queria levar minha mãe lá e ela vai passar 25 dias em Paris comigo.
Rodrigo Lavalle
Juliana, vale sim mas vocês não verão os campos de lavanda floridos.
Abraços.
Michelleborder
Estou planejando uma viagem para Provence no final de maio, início de junho. Será que os campos de lavanda já estarao floridos? Há algumas cidades especificas das plantaçoes? Devo usar carro? Muito obrigada!
Rodrigo Lavalle
Michelle, os campos começam a ficar floridos mais pro meio de junho. Pegue um trem em Paris com destino à Aix-en-Provence e lá alugue um carro. Leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/07/campos-de-lavanda-e-o-mont-ventou/, https://www.conexaoparis.com.br/2012/06/07/os-circuitos-dos-campos-de-lavanda-da-provence/ e https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/16/um-fim-de-semana-na-provence/.
Abraços.
Angela Di Francesco
Como contratar um serviço de carro com motorista para passeios nos arredores de Aix en Provence?
E em Avignon?
Preciso desse serviço no período de 24 a 29/dezembro/14.
Grata, Angela Di Francesco
Agradeço uma segura indicação. Preciso desse serviço no período de 24/26
Richard
Em maio próximo estarei em Barcelona e, de TGV, pretendo seguir até Aix. Lá ficarei 3 dias, um dos quais pretendo conhecer, de carro, Avignon, Nimes e Arles. De Aix seguirei para Nice. Pergunto se (1) e possível cumprir este roteiro e (2) se vale a pena seguir direto para Nice; ou, fazendo uma parada (2.1) seguir por Saint Tropez ou (2.2) por Georges du Verdon. Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Richard, você consegue fazer Aix-Auvignon-Nîmes-Arles-Aix em 3 dias sim. Outras pequenas cidades interessantes na região são Baux de Provence, Carrières des Images, Gordes, Roussillon, Lacoste.
A partir de Nice visite a Côte d’Azur: Eze, Saint Tropez, Cannes, Saint Jean Cap Ferrat e Saint Paul de Vence.
Leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/26/a-provence-o-luberon-e-a-cote-dazur/ e https://www.conexaoparis.com.br/2010/01/04/um-roteiro-pela-cote-dazur.
Abraços.
Eliane
O clima de Aix em dezembro compromete o passeio?
Rodrigo Lavalle
Eliane, não compromete mas ele fica menos agradável.
Abraços.
cassia Tanos barros
Visitei aix em 2012 e fiquei apaixonada. Passamos 4 dias na cost d`Azur e de Nice pegamos um trem para Aix e lá ficamos 2 noites e seguimos de TGV para Paris.
É tudo o que aí está descrito e mais. Passear pelas ruas estreitas e muito charmosas, com lojistas bem descoladas, sentar na court Mirabeau e ver a vida passar. Visitamos Tb o sitio onde viveu Paul Cézanne. Lindo! Fiquei emocionada pois admiro muito o trabalho dele e saber que ali viveu foi mágico. Foram duas noites e dois dias deliciosos. Da próxima vez faremos os arredores de Aix. Não vejo a Hora!
Sophia
Estive em Aix-en-Provence em 2008. Nossa!! O tempo passa muito rápido. Hora de voltar! 😉
Bom, mas o que eu queria dizer é que endosso tudo o que está no post. A cidade é agradabilíssima e o Grand Hotel Roi René, onde também me hospedei, é uma excelente opção. Uma ótima compra nas feiras são os temperos secos: tomilho, alecrim… Usei os temperos que comprei por anos e eles permaneceram igualmente perfumados durante todo o período.
Marilia Boos Gomes.
Aix e arredores merecem atenção especial.
Ano passado aluguei um apartamento por 12 noites em um prédio em frente à Prefeitura (Mairie).
Cá estou novamente no mesmo predio, por 8 noites, para rever Aix e continuar curtindo as cidades proximas e suas feiras.
Amo a Provence!