Você pode conhecer Aix en Provence em um grande circuito pela Provence que pede pelo menos quatro ou cinco dias na região. Ou então, optar por uma pequena viagem Paris/Aix en Provence de apenas duas noites.
Foi essa última opção que escolhemos em maio 2014. Esta é a medida ideal para conhecer esta cidade encantadora e seus arredores.
Hospede-se em Aix mesmo. Não aconselhamos ficar fora da cidade, perderá tempo e terá que alugar um carro logo no primeiro dia. Aconselhamos também que programe este passeio evitando o dia de domingo. Nas pequenas cidades do interior, o domingo pode ser complicado com restaurantes fechados.
Paris/Aix en Provence em dois dias e meio
Pegue o trem TGV em Paris e três horas mais tarde estará em Aix. Ao descer do trem, no nível do cais de desembarque da estação TGV (que fica fora da cidade) você verá a saída e logo em seguida os táxis que fazem o traslado até Aix.
Sugerimos a seguinte organização:
1 – Aix en Provence – parte da tarde do primeiro dia e segundo dia dedicados a conhecer Aix, seus bairros, monumentos e suas feiras. Nesta etapa você não precisa de carro.
2 – Arredores de Aix en Provence – terceiro dia, logo após o café da manhã, faça o check out do hotel, coloque as malas no carro e passe o dia conhecendo os arredores de Aix. No final da tarde retorne para Paris de TGV. Ou você aluga um carro ou contrata um serviço de traslados e passeios. Nós contratamos um carro com chofer que nos pegou no hotel e no final do dia nos deixou na estação ferroviária.
Aix é uma cidade pequena, alegre, cheia de estudantes por causa das suas universidades e com um patrimônio arquitetônico maravilhoso e nada menos que 149 monumentos classificados no Patrimônio Histórico da França.
Aix possui um bairro histórico, a Vieille Ville, uma larga avenida principal chamada Cours Mirabeau e um bonito bairro chamado Mazarin com belas casas antigas e uma das mais bonitas fontes de Aix: a Quatre Dauphins. Porque Aix é a cidade das fontes, você as verá na avenida principal, na vieille Ville, para todos os lados. Lindas!
Clique aqui para baixar o mapa da cidade. Repare que a avenida principal, Cour Mirabeau, corta Aix em duas partes. Na parte de cima temos a Vieille Ville, a parte de baixo o bairro Mazarine.
Passe a tarde do primeiro dia na Vieille Ville. Este bairro é pequeno e fácil de se localizar. Da grande praça General de Gaulle pegue a pequena rua Espariat para entrar na Vieille Ville.
Ande pelas ruelas e explore tudo. Não perca a Praça Richelme e a Praça do Hotel de Ville, sua torre com o relógio. Verá outras praças como a Prècheurs, a Verdun, verá pequenas fontes encantadoras, verá muitos cafés com varandas lotadas, feiras de flores, frutas, roupas.
O mais interessante são as feiras de alimentos. Aí sim, vale a pena parar, provar tudo. Sobretudo os embutidos de carne de asno, de javali, de touro. Na praça des Prechêurs tem uma feira nas terças, quintas e sábados.
No dia seguinte explore a Cour Mirabeau e seus cafés e brasseries.
Uns famosos como a Brasserie Les Deux Garçons onde não aconselhamos almoçar ou jantar. Sente-se na varanda somente para ver o desfile de locais e turistas, peça um rosê provençal e curta a vista.
Ou então escolha o Café e Restaurante Le Grillon, sempre lotado também. A cozinha aí é mais honesta que a da brasserie ao lado.
Vimos esta feira da Mirabeau na manhã de terça feira: alguns produtos made in china e alguns produtos locais. Nada muito interessante e preferimos muito mais as pequenas feiras da Vieille Ville.
Em seguida pegue a rua 4 de Septembre e faça um zig zag para conhecer o bairro Mazarine. Mais tranquilo que a Vieille Ville, mas muito elegante. Belas casas antigas, umas já restauradas, outras não.
Onde nos hospedamos
Siga até o boulevard Roi René, onde se encontra um dos melhores hotéis de Aix en Provence, o Grand Hotel Roi René. Nos hospedamos aí. Atendimento atencioso, quartos confortáveis, um bar agradável para um drink pós jantar e um excelente café da manhã. Conseguimos uma diária pelo Booking de 191 euros.
Para obter as tarifas e fazer suas reservas aconselhamos o site Booking.com
Como complemento de informação, leia um dos nossos artigos sobre as feiras de Aix, seus horários e locais.
Leia também outros artigos sobre a Provence clicando aqui.
Como ir de Paris até Aix-en-Provence
- Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
Néli
Aix é simplesmente encantadora!! É nossa base para viajar pela Provence. Gostamos demais do Hotel du Globe. É um hotel 3 estrelas com bons preços. O atendimento é super simpático e atencioso e os quartos são muito confortáveis.
Lena Ranghetti
Aix-en-Provence é uma cidade encantadora! Além de seus monumentos, suas fontes, suas lindas e antigas ruas, há o Musée Granet que acolhe muitas obras de Paul Cézanne, que lá nasceu. Quando estive em Aix em 2009, vinda de Marselha, havia uma exposição de arte exclusiva de Picasso e Cézanne, com muitas e preciosas obras (Picasso morou lá, onde comprou o Chateau de Vauvenargues, em 1958, para viver com sua mulher, Jacqueline). Quando fui, no verão o chateau era aberto para visitação nos fins de semana. Também há um tour, que se chama “Sob o país de Cézanne”, que percorre os lugares que foram significativos para ele: o palacete em que morava, o atelier onde pintava e o pátio, nos arredores de Aix, de onde observava o Mont Sainte-Victoire, que serviu de inspiração para muitos de seus quadros. Também havia uma feira de produtos típicos da região todas as noites na Cours Mirabeau, rua principal da cidade. Acredito que seja mais interessante visitar Aix no verão devido aos programas que oferece.
Daniela
Estou indo em setembro. Aguardo ansiosamente as dicas da segunda parte da viagem.
Adoro o blog!
Leonília
Olá
Sabem me dizer se a casa de Monet estará aberta no feriado de 15 de agosto ?
Agradeço
Rodrigo Lavalle
Leonília, o site oficial informa que a casa e os jardins de Monet ficam abertos todos os dias de 1° de abril a 1° de novembro.
Abraços.
Maurício Christovão
Aix en Provence é uma delícia. As feiras de produtos da região são ótimas e vale andar pela cidade, com ótimos ângulos para fotos. Ficamos uma semana no Atrium, um flat na Cours Gambetta, próximo ao centro histórico, e de alguns mercadinhos e lavanderias. Usamos Aix como base e fomos a Arles, Gorges du Verdon, Marseille, Cassis… Fomos de avião de Paris a Marseille e alugamos um carro no aeroporto. Da próxima vez vamos pegar o TGV para voltar a Paris.
giovanna
Minha viagem será em dezembro/2014. Voce sabe como é a região no inverno? Vale a pena ir nesta época?
Cristina
Aix é uma cidade deliciosa. Minha dica é o Saint Christophe Hotel. Confortável, ´ótima localização, e o restaurante muito bom. Não deixem de visitar o atelie de Cézanne, pouco explorado pelo turismo, mantido originalmente como ele deixou.
roberto ulhoa
Sugiro a quem for a bela Aix que não deixe de conhecer Carrières de Lumières em Baux-de Provence( http://www.carrieres-lumieres.com/en/home). É de tirar o fôlego. Fomos ver “Monet, Renoir…Chagall. Voyages en Méditerranée” – Viagens ao Mediterrâneo e as imagens ficarão guardadas para sempre. É bem perto. Alugue um carro, curta a pequena viagem. Vale a pena. Compre ingressos pelo site!
vania
Muito bom, mas aconselho para os brasileiros o site Hotéis.com. Alem de ser tão bom quanto o Booking.com, tem a vantagem de poder comprar com cartão de credito nacional em até 12 vezes sem juros, coisa que o Booking não oferece. O site é muito confiável e utilizo sempre no Brasil e no exterior. E a cada 10 noites reservadas, ganha-se uma noite gratuita.
Anderson Pereira
Fantástico. Uso Aix como base para toda a Provence. Na praça central há um trenzinho que faz um tour de 40 minutos pela parte antiga da cidade. Vale a pena. Um hotel bacana na cidade é o Le Pigonnnet!