Você pode conhecer Aix en Provence em um grande circuito pela Provence que pede pelo menos quatro ou cinco dias na região. Ou então, optar por uma pequena viagem Paris/Aix en Provence de apenas duas noites.
Foi essa última opção que escolhemos em maio 2014. Esta é a medida ideal para conhecer esta cidade encantadora e seus arredores.
Hospede-se em Aix mesmo. Não aconselhamos ficar fora da cidade, perderá tempo e terá que alugar um carro logo no primeiro dia. Aconselhamos também que programe este passeio evitando o dia de domingo. Nas pequenas cidades do interior, o domingo pode ser complicado com restaurantes fechados.
Paris/Aix en Provence em dois dias e meio
Pegue o trem TGV em Paris e três horas mais tarde estará em Aix. Ao descer do trem, no nível do cais de desembarque da estação TGV (que fica fora da cidade) você verá a saída e logo em seguida os táxis que fazem o traslado até Aix.
Sugerimos a seguinte organização:
1 – Aix en Provence – parte da tarde do primeiro dia e segundo dia dedicados a conhecer Aix, seus bairros, monumentos e suas feiras. Nesta etapa você não precisa de carro.
2 – Arredores de Aix en Provence – terceiro dia, logo após o café da manhã, faça o check out do hotel, coloque as malas no carro e passe o dia conhecendo os arredores de Aix. No final da tarde retorne para Paris de TGV. Ou você aluga um carro ou contrata um serviço de traslados e passeios. Nós contratamos um carro com chofer que nos pegou no hotel e no final do dia nos deixou na estação ferroviária.
Aix é uma cidade pequena, alegre, cheia de estudantes por causa das suas universidades e com um patrimônio arquitetônico maravilhoso e nada menos que 149 monumentos classificados no Patrimônio Histórico da França.
Aix possui um bairro histórico, a Vieille Ville, uma larga avenida principal chamada Cours Mirabeau e um bonito bairro chamado Mazarin com belas casas antigas e uma das mais bonitas fontes de Aix: a Quatre Dauphins. Porque Aix é a cidade das fontes, você as verá na avenida principal, na vieille Ville, para todos os lados. Lindas!
Clique aqui para baixar o mapa da cidade. Repare que a avenida principal, Cour Mirabeau, corta Aix em duas partes. Na parte de cima temos a Vieille Ville, a parte de baixo o bairro Mazarine.
Passe a tarde do primeiro dia na Vieille Ville. Este bairro é pequeno e fácil de se localizar. Da grande praça General de Gaulle pegue a pequena rua Espariat para entrar na Vieille Ville.
Ande pelas ruelas e explore tudo. Não perca a Praça Richelme e a Praça do Hotel de Ville, sua torre com o relógio. Verá outras praças como a Prècheurs, a Verdun, verá pequenas fontes encantadoras, verá muitos cafés com varandas lotadas, feiras de flores, frutas, roupas.
O mais interessante são as feiras de alimentos. Aí sim, vale a pena parar, provar tudo. Sobretudo os embutidos de carne de asno, de javali, de touro. Na praça des Prechêurs tem uma feira nas terças, quintas e sábados.
No dia seguinte explore a Cour Mirabeau e seus cafés e brasseries.
Uns famosos como a Brasserie Les Deux Garçons onde não aconselhamos almoçar ou jantar. Sente-se na varanda somente para ver o desfile de locais e turistas, peça um rosê provençal e curta a vista.
Ou então escolha o Café e Restaurante Le Grillon, sempre lotado também. A cozinha aí é mais honesta que a da brasserie ao lado.
Vimos esta feira da Mirabeau na manhã de terça feira: alguns produtos made in china e alguns produtos locais. Nada muito interessante e preferimos muito mais as pequenas feiras da Vieille Ville.
Em seguida pegue a rua 4 de Septembre e faça um zig zag para conhecer o bairro Mazarine. Mais tranquilo que a Vieille Ville, mas muito elegante. Belas casas antigas, umas já restauradas, outras não.
Onde nos hospedamos
Siga até o boulevard Roi René, onde se encontra um dos melhores hotéis de Aix en Provence, o Grand Hotel Roi René. Nos hospedamos aí. Atendimento atencioso, quartos confortáveis, um bar agradável para um drink pós jantar e um excelente café da manhã. Conseguimos uma diária pelo Booking de 191 euros.
Para obter as tarifas e fazer suas reservas aconselhamos o site Booking.com
Como complemento de informação, leia um dos nossos artigos sobre as feiras de Aix, seus horários e locais.
Leia também outros artigos sobre a Provence clicando aqui.
Como ir de Paris até Aix-en-Provence
- Trem: a viagem tem cerca de 3h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem dura cerca de 7 horas, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 12 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
53 Comentários
ADRIANA LANGER
Bonjour Rodrigo! Adorei as suas dicas…Chegaremos em Paris no dia 28/06/19 e amei a sua dica de fazer Paris – Aix de TGV….apenas uma duvida, posso pegar o trem direto no aeroporto CDG? Desde já agradeço. Merci…bisous!
Rodrigo Lavalle
Adriana, sim, há trens saindo do aeroporto CDG direto pra Aix-en-Provence. Clique aqui para pesquisar horários dos trens e valores das passagens e comprar a sua com antecedência a fim de garantir preços mais baixos. Na janela de busca “De” escreva Aeroporto De Paris (Charles De Gaulle).
wrsula
Boa tarde,
Teria o contato deste choffeur que contratou, ou uma referencia de onde encontra-lo.
Aguardo retorno
Rodrigo Lavalle
Wrsula, infelizmente não temos mais o contato do motorista.
Eloisa
Seguimos entre outras, a dica do Grand hotel Rói Renne e adoramos! Bem localizado, serviço muito atencioso e um excelente café da manhã. Valeu!
Já o Lê Grillon, no Cours Mirabeau foi uma decepção. Comemos mal, a pior refeição em duas semanas de sul da Franca. Estava lotado, achamos um bom indício, mas o menu degustation foi realmente ruim. Talvez o local seja melhor para petiscar.
Quem curte arte não pode deixar de ir no Atelier do Cezanne e mais acima um pouco, na mesma rua, Lês Lauves. De lá Cezanne pintou o morro Saint Vitorie!!! Imperdível se o dia estiver bonito!
Cristiane Francioni
Qual o melhor período para visitar a região da Provence?
Rodrigo Lavalle
Cristiane, se você pretende ver os campos de lavanda floridos deve visitar a região do meio de junho ao fim de agosto. Julho e agosto são meses de férias na Europa então a tendência é que tudo esteja mais cheio.
Danielle
Olá, tenho intenção de ir em.junho para ficar em Aix-en-Provence por 12 dias. De lá minha intenção é conhecer as cidades que fazem parte do catálogo “les plus beaux village de France” . Várias próximas a Gordes. Estou na dúvida se melhor ficar em Aix mesmo ou em Avignon. Vc poderia me ajudar ?
Rodrigo Lavalle
Danielle, Avignon fica mais próxima a Gordes mas Aix é uma cidade maior e com mais atrativos.
Abraços.