Eu sou defensora da tese que a separação noturna favorece a união diurna. Mas a assunto é tabu. Alguns casais confessam que dormem em camas saparadas. Mas, quartos separados? Poucos ousam a aventura.
Os defensores da união noturna consideram minha posição pouco romântica. Desconfio que eles desconheçam as delícias de uma cama de casal somente para si, do conforto supremo da ausência de roncos, da liberdade de ler na cama até altas horas da madrugada e do repouso de um sono assumidamente egoísta. Dormir em quarto separado é um imenso privilégio.
Nos USA 20% dos casais norte americanos dormem em camas separadas e, atenção, alguns dormem mesmo em quartos separados. Mas o fenômeno se desenvolve e as previsões são de que 60% das novas construções possuirão dois quartos matrimoniais.
No Canadá, os pesquisadores da Universidade de Toronto afirmam que de 20 a 30% dos casais dormem em quartos separados. E com a ajuda de scanners cerebrais eles provaram os benefícios da separação noturna. Os casais que dormem juntos dizem dormir melhor a dois. Mas quando os seus cérebros são vigiados os médicos constatam que eles acordam várias vezes com o movimento do outro e, claro, possuem um sono menos reparador.
E na França? A França vai mal neste aspecto. Os parisienses bem que gostariam de copiar os americanos, mas eles respeitam o leito conjugal. Resultado: 95% dos franceses dormem não somente no mesmo quarto, mas na mesma cama.
Diante da ameaça vinda do outro lado do Atlântico, sociólogos franceses defendem o “dormir junto” como uma das características do casal. Este ato seria um ritual que solda a dupla amorosa. E evocam mesmo pesquisadores americanos que defendem a tese seguinte: ter uma pessoa ao lado, na cama, aumenta a liberação de neurotransmissores implicados na qualidade do sono.
No meu círculo de amigos franceses a questão é tabu. Quer dizer, quase todos dormem mal (juntos) e não ousam estabelecer a norma do dormir separado. Todos acabam a noite no sofá do escritório.
Então, o leito conjugal é obrigação inútil e cansativa ou momento exclusivo e reconfortante? O dormir separado hoje, é resultado de individualismo exacerbado ou liberação de normas antigas?
Leia artigo sobre “dormir junto ou separado” no Huffingtonpost.fr.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
38 Comentários
Eliana Barbosa
Sophia concorda com Eymard e eu concordo com Sophia. Não existe só um jeito certo nessa convivência. Quartos separados podem ser super saudáveis para a relação. E quem quiser ficar grudadinho…que fique!
Jane Curiosa
Marcia Lube
V.não acha que a Jacqueline está fazendo um intensivão para tornar-se parisiense?
Jacqueline,quando a mudança de endereço for definitiva,deixe o endereço…ah! e filme sem som é castigo,viu? Nem no cinema mudo,eu,hein? Dá um fone de ouvidos para o marido,vai. E faça fotos de v.com máscara e ele com fones.
Jackie Fráguas
Estou casada há doze anos e Há 02 anos dormimos em quartos separados. Tem sido uma ótima experiência, pois meu marido gosta de dormir cedo e acordar cedo, já eu gosto de ler até mais tarde e acordar mais tarde. Eu gosto de dormir com a janela aberta e ele detesta. Ele gosta de assistir TV no quarto, eu detesto. Eu o incomodava por dormir tarde e ele me incomodava por levantar-se tão cedo. Hoje estamos felizes e unidos da mesma forma. Não é o fato de dormir em uma mesma cama que determina a união de duas pessoas.
Luciana Rodrigues
Tenho amigos sessentões, ambos no segundo casamento. Talvez numa idade menos romântica e mais prática, eles que vivem juntos há mais de uma década dormem em quartos separados. Ele ronca de uma maneira terrível e às vezes gosta de fumar um último charuto, dormir tarde e ler um livro no pequeno escritório que montou num canto do quarto. Mas o problema maior mesmo é o ronco. Por outro lado tenho um casal de amigos jovens (na casa dos 30) que sempre dormiram separados desde sempre. Problema: ela tem sono leve, trabalha de dia, ele trabalha à noite. Dormem juntos nos finais de semana. Em ambos os casos, esses amigos nunca esconderam de ninguém que dormem em quartos separados e estão muito bem obrigado.
Ana Guimarães
Quando jovem casal, jamais sequer cogitamos na possibilidade de adormecermos longe um do outro. Mas nos últimos tempos, depois de muitos anos tendo que usar protetores auriculares por causa do ronco do meu marido, resolvi romper o tabu e começar a dormir no sofá-cama (superconfortável) do escritório. Tenho tido as melhores noites da minha vida, e acordo bem mais descansada, sem dúvida. O fato de termos relógios biológicos distintos (“ele é operário eu sou bailarina”) também ajudou na decisão.
Jacqueline
Jane Curiosa
Eu andei perguntando por você há algum tempo.
Já estive novamente em Paris por 30 dias e há planos de voltar breve. Cada vez mais apaixonada pela cidade e seus habitantes. Não tem cura, não é?
E você? Por que andou sumida?
Jacqueline
Pois é, Suely. Aqui no Brasil há pelo menos um casal que dorme em cama separada. Depois de anos acordando toda vez que marido se mexia na cama e de marido resmungando que eu não parava quieta, mandei às favas as convenções e coloquei na nova casa duas camas. A dele, mais espaçoso, é de casal. Eu, que sou pequena, durmo numa de solteiro.Ele gosta de ver filmes até a madrugada e aí houve uma imposição: só com legendas e sem som. Coloco a máscara de dormir, ou seja lá como chamam aquela coisa que tapa os olhos, e durmo muito bem. Quer dizer, muito mal, pois tenho insônia. Mas isso já é um problema meu. E acho maravilhoso saber, sentir, que há alguém ali bem perto com quem eu posso contar incondicionalmente. É só o espaço de um braço. Qual é o problema?
Suely
Aqui no Brasil eu não conheço nenhum casal que durma separado, mas não vejo problema algum nessa opção, não vão se amar menos nem mais, os problemas realmente acontecem quando se está acordado e não dormindo…
Beth
Maur’icio Cristovão
Concordo plenamente com vc.
É essencial para o sucesso de um casamento banheiros separados!
Já quarto/cama vai de acordo com o gosto de cada um…
Abs.
Marcia Lube
E o retorno da Jane Curiosa foi um sucesso.
Além do Eymard e da Adriana Pessoa, eu também estava sentindo falta dela .
Estou me divertindo com os pitacos.
Não é mesmo que ter dois banheiro é um luxo .
E dormir junto ou separado, não importa. Para mim, o que importa é o amor , o carinho, a amizade e a cumplicidade.