Eu sou defensora da tese que a separação noturna favorece a união diurna. Mas a assunto é tabu. Alguns casais confessam que dormem em camas saparadas. Mas, quartos separados? Poucos ousam a aventura.
Os defensores da união noturna consideram minha posição pouco romântica. Desconfio que eles desconheçam as delícias de uma cama de casal somente para si, do conforto supremo da ausência de roncos, da liberdade de ler na cama até altas horas da madrugada e do repouso de um sono assumidamente egoísta. Dormir em quarto separado é um imenso privilégio.
Nos USA 20% dos casais norte americanos dormem em camas separadas e, atenção, alguns dormem mesmo em quartos separados. Mas o fenômeno se desenvolve e as previsões são de que 60% das novas construções possuirão dois quartos matrimoniais.
No Canadá, os pesquisadores da Universidade de Toronto afirmam que de 20 a 30% dos casais dormem em quartos separados. E com a ajuda de scanners cerebrais eles provaram os benefícios da separação noturna. Os casais que dormem juntos dizem dormir melhor a dois. Mas quando os seus cérebros são vigiados os médicos constatam que eles acordam várias vezes com o movimento do outro e, claro, possuem um sono menos reparador.
E na França? A França vai mal neste aspecto. Os parisienses bem que gostariam de copiar os americanos, mas eles respeitam o leito conjugal. Resultado: 95% dos franceses dormem não somente no mesmo quarto, mas na mesma cama.
Diante da ameaça vinda do outro lado do Atlântico, sociólogos franceses defendem o “dormir junto” como uma das características do casal. Este ato seria um ritual que solda a dupla amorosa. E evocam mesmo pesquisadores americanos que defendem a tese seguinte: ter uma pessoa ao lado, na cama, aumenta a liberação de neurotransmissores implicados na qualidade do sono.
No meu círculo de amigos franceses a questão é tabu. Quer dizer, quase todos dormem mal (juntos) e não ousam estabelecer a norma do dormir separado. Todos acabam a noite no sofá do escritório.
Então, o leito conjugal é obrigação inútil e cansativa ou momento exclusivo e reconfortante? O dormir separado hoje, é resultado de individualismo exacerbado ou liberação de normas antigas?
Leia artigo sobre “dormir junto ou separado” no Huffingtonpost.fr.
Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
38 Comentários
Jane Curiosa
Obrigada,Adriana,a querida em Pessoa:
Pois é,começa assim:um plantão,dois plantões…e quando se vê,”libertas quae sera tamen”…!,a gente acaba por redescobrir a necessidade de espaço para administrar o próprio sono.
Eymard:
Eu,com estilo?! Nãaaao..’un stylo’,talvez?
Adriana Pessoa
Jane Curiosa! Curiosa em saber por que sumiu tanto! Não faça mais isso!
Mauricio Cristovão…estou com vc! Banheiros separados é um luxo só!
Adriana Pessoa
Depois que li este post, fiquei pensando….e descobri – inclusive mostrei ao meu marido o texto, que gosto das duas coisas. De dormir junto e de dormir separado. Adoro dormir de mãos dadas, como disse Francy e Tania, e adoro ter a liberdade de dormir separado, principalmente quando meu marido chega cansado dos plantões noturnos, ou mesmo diurnos. Uma boa noite de sono é qualidade de vida.
Nick
Concordo com tudo que a Lina falou. Acho que se fossem respeitadas as individualidades na hora de dormir, teríamos menos divórcios. Acho até legal dormir junto, desde que seja por opção (alguns dias da semana) e não por obrigação !!!
Fernando
Incontestável que dormir em quartos separados é muito bom ! Fazemos isto há muitos anos e acredito que esta é a chave para a felicidade. Sem roncos, leitura garantida, filmes garantidos e muito mais . Posso dizer que nao abrimos mão de cada um ter seu quarto, horários etc. Sexo nao precisa necessariamente ser no quarto , amor nao precisa ser provado precisa sim ser praticado todos os dias . Dormir separados é um ato de amor e respeito pelo outro.
Raul
Olha, não é por nada não, mas as coisas andam muito bem para ti !
Já anda difícil ter um quartinho e uma cama de casal em Paris… quanto mais 2 quartos ou 2 camas.
Ou você manda o marido ir pro sofá cama e fica na boa?
: P
eymard
Jane no seu melhor estilo e momento (e nem escreveu na madrugada!). Clap, clap!
syomara scarlate
…polêmico mesmo esse assunto…mas tb acredito que o casal pode ter uma vida a dois muito boa mesmo dormindo separados,vou mais longe,meus avós viveram mais de 50 anos juntos e dormindo em quartos separados, mas vamos reconhecer que uma boa noite de sono deixa qualquer um mais feliz e pra ser feliz vale tudo.
Jane Curiosa
Dormir separados,como escolha, é um luxo! E , no meu caso, um ato de magnanimidade,eheh…
À noite gosto de pensar;assistir filmes;ler…
Sou insone.
Deus!,quantos eclipses da lua já tive oportunidade de “assistir”…quantos e quantos “nascer do sol….”,adoro a mudança de cores no céu,do cinza que vai se tornando púrpura,vermelho,laranja,azul claro,…e finalmente o sol!,que vai subindo,subindo…
Isso desde criança. Quando casei,moramos um tempo em ap.bem pequenininho e eu ia ler no banheiro.Era tão ruim.Marido então ainda não havia aprendido a respeitar a minha alma noturna. Eu não queria incomodá-lo com uma lâmpada,e ele não me queria fora do leito conjugal,aff!,logo eu que sou também nômade à noite dentro de casa,quando curto o silêncio da hora,os barulhinhos do jardim,o frescor na rede da varanda… A liberdade finalmente veio no primeiro ap.maior,com dois quartos,quando ele também foi aprendendo a gostar da liberdade de não ter uma insone ao seu lado e ambos bem mais felizes durante o dia.
Hoje,ele mesmo já fez uma mini biblioteca do seu lado da cama,hábito que não possuía,e ando por lá de vez em quando até a hora em que ele desliga a sua lâmpada…
Então,não,não considero demodé dormir separados. Aliás,tem um monte de gente que prefere mas não confessa,que dorme mas não assume,que tem receio que digam que o casamento só é para valer quando se está e se permanece juntos e grudados como se fossem xípófagos.
………………………………………………………………………….
Aliás,outro dia vi um casal de velhinhos que passeava.Ele,com o braço sobre o ombro dela,ambos tortos e encaixadinhos,demonstrando que havia ali permanentemente uma acomodação física e por que não dizer,afetiva? Pareciam felizes? Bem de verdade? Ela mantinha um ar de indiferença,ele de senhor de si, e quiçá,dela?
Sei lá, afinal só sei do que está funcionando para nós enquanto casal. E não,não estamos ficando tortos para nos encaixarmos.Gosto da relação de um inteiro mais um inteiro que se dividem e se multiplicam quando necessário. Assim nunca parecemos exclusivos-embora sejamos-um para o outro,o que nos espicaça a sempre ir em frente e buscar o melhor para ambos.
Esse post,um luxo!
Mauricio Christovão
Para Mme S. e eu, um quarto e uma cama para dormirmos juntos vão bem, mas os dois gostariam de um banheiro para cada um…