Texto de Eymard Loguércio.
Duas belas edições da Cosac Naify – editora brasileira – para os amantes da boa leitura, de fotografia, das artes e de Paris.
Primeiro o livro do Henry James, Os embaixadores.
Fui seduzido pela resenha : “Louis Lambert Strether é um circunspecto americano de meia idade que viaja à europa com uma missão: resgatar Chadwick, o filho desencaminhado de Mrs. Newsome. O jovem Chadwick deve voltar a Woollett, Massachusetts, para assumir os negócios da família. Nessa empreitada, entretanto, é Strether que quase acaba se perdendo, primeiro em Londres, depois em Paris, seduzido pelo glamour e pela sofisticação do mundo europeu.
O autor define o assunto do livro com a seguinte passagem: “Viva tudo o que puder; é um erro não fazê-lo. Nem importa tanto o que fizer de particular desde que leve a vida que escolher. […] O que perdemos, perdemos; não se engane. […] Viva.”
Não me arrependi! Um livro elegante, gostoso de ler. O contraponto do novo com o velho mundo na virada do século. Uma Paris que já não existe e que ainda está lá. Uma América que já não existe e ainda está lá. Lição de vida absolutamente atemporal!
As fotografias de Doisneau são clássicas e certamente já nos deparamos com elas ao logo da nossa vida. Danusa Leão escreveu sobre o livro: “Do primeiro amor ninguém se esquece, da primeira dor também não: e da primeira viagem em Paris? Pois as três coisas aconteceram comigo ao mesmo tempo, e foi bom demais. Pensei nisso ao ver o livro de Robert Doisneau, que me fez reviver uma parte da minha vida e ser feliz, sofrer, lembrar de lugares de que havia esquecido”. ( blog da Cosac Naify )
E finalizou dizendo que ao terminar de ver (rever) as fotos, ficou com uma urgência de Paris. Todos nós ficamos! Mas os livros nos permitem, ao menos, prendê-los! Conservá-los, egoisticamente, perto de nós. Transporta-nos e nos enraíza ao mesmo tempo. Dois livros para quem, como eu, adorando Paris não a tem ao alcance das mãos!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
28 Comentários
Eduardo Luz
Boa sócio! Você está dominando a Internet. Comensais, DCPV e agora, o Conexão. Nossas ações estão valendo cada vez mais!! 🙂
Quanto ao assunto, acho que não tem coisa melhor do que ler um bom livro ou assistir a um bom filme sobre o lugar pra onde você está indo!
Eles são guias muito mais personalizados e sobre medida!
Enfim, ótimos motivo e post.
SONIA S
Oi, Eymard,
Post inspirado. Ótimo!
Depois, quero comentar o livro do Henry James – ele é sempre muito bom!
Estou apressadíssima e longe dos meus livros; mas, assim, de estalo, sobre Paris lembro dos livros da Gertrude Stein, morou lá nos anos 20, os famosos anos dourados, onde na casa dela se reuniam Joyce, Picasso Fitzgerald, Hemingway , H. Muller e tantos outros dessa turminha sem graça ( muitos risos).
Bem, Gertrude tem um específico sobre Paris que se não me engana se chama Paris França.
Do Hemingway tem o livro de contos Pais é uma Festa.
Scott Ftzgeral tem os 24 Contos que se passam em Paris e Nova York ( por essa última cidade também sou apaixonada).
Memórias de Uma Moça Bem Comportada da Simone de Beauvoir e outros tantos livros dela.
Às Margens do Sena do Reali Jr.
Como disse, mesmo com pressa, Eymard, não consigo deixar de me manifestar sobre livros.
Um grande abraço a todos,
Mais: Anais Ninn. Tenho que ir embora. Bjs.
Beth
Eymard
Vc acabou de me jogar no túnel do tempo: Trópico de Cancer (Henry Miller), O Fio da Navalha (W. Somerset Maughan), Doisneau e Danuza Leão! Mais Celina Luz e Sergio Carneiro, jantares no Vagenende…
Acabei de “sentir uma urgência de Paris”!
Obrigada pelas belas lembranças.
Nice Bezerra
Falar de Paris, ouvir sobre Paris, lembrar de Paris é algo deveras inspirador. Lá passei a minha lua-de-mel. Algo inacreditável há tempos atrás. Algo que só o estudo e muito trabalho podem proporcionar. Daqui a 20 dias, estarei na Europa novamente, finalizando em Paris. Uma expectativa que me tomou nesse último ano. Paris tem um sabor próprio, uma atmosfera, uma musicalidade…é algo indescritivelmente maravilhoso, sinestésico. Passei a ver a vida de um modo diferente depois de conhecer Paris. Não a vejo só pelo glamour, mas, sobretudo, por reunir sonho e realidade num só lugar. Andar em Paris é descobrir tb a si mesmo, encontrar a sensibilidade que as mazelas da existência humana afastam, é chorar de emoção diante da Mona Lisa, é sentir uma emoção incontida até mesmo ao ficar parada contemplando qualquer coisa da cidade. Cada ponto, cada esquina, a atmosfera, a arquitetura, Paris é inebriante, encantadora, é uma paisagem. Danuza Leão foi pontual ao dizer: “(…) senti urgência de Paris.” Mesmo sem tamanha precisão, o sentimento é o mesmo.
Cláudia Oiticica
Colocando na íntegra o que a Danuza escreveu no blog que o Eymard falou….
“Do primeiro amor ninguém se esquece, da primeira dor de amor também não; e da primeira viagem a Paris? Pois as três coisas aconteceram comigo ao mesmo tempo, e foi bom demais. Pensei nisso ao ver o livro de Robert Doisneau, que me fez reviver uma parte da minha vida e ser feliz, sofrer, lembrar de lugares de que havia esquecido. Passei dois anos de minha juventude em Paris; tudo que sou, tudo que sei, aprendi lá.
Minhas mais marcantes recordações são do quartier que elegi como meu e que hoje, décadas depois, continua a ser o meu e (quase) igual. O Petit Saint Benoît, a Brasserie Lipp, o Flore fazem parte da minha vida. Não estou na cidade enquanto não passo por ali; é como se ainda não tivesse chegado.
Quando terminei de ver as fotos de Paris Doisneau, senti uma urgência de Paris; ah, se fosse possível apertar um botão, e estar sentada em qualquer daqueles bistrots, tomando um copo de vinho e sendo feliz. Mas como – hèlas – essas coisas não acontecem na vida real, fiz o que podia e devia fazer.
Peguei um copo de vinho, e voltei ao livro, página por página, olhando cada foto com mais atenção ainda, passeando pela cidade, me deixando levar pelas lembranças, que foram tantas, vendo coisas que talvez nunca tenha visto, mas que existem e continuam lá; e sobretudo sabendo que, graças a Doisneau, da próxima vez vai ser ainda melhor.
Foi uma linda viagem.”
Cláudia Oiticica
Eymard,
uma indicação sua vira obrigação,rs. Adorei a sinopse e para não perder tempo, já encomendei os meus.Merci!!
*Para os que se interessarem….estão com desconto no site da Fnac.
sandra
Livros são vitais e fotografia me fascina. O trabalho de Doisneau e Bresson me apresentaram Paris e me apaixonei.
Maravilhosos!
Sueli OVB
Maravilhosas indicações, Eymard.
O site da Cosac Naify é uma viagem.
Abraço
HELIO JR
EYMARD,
Ótimas dicas e texto! Imagens de Paris sempre trazem boas recordações e saudades. Para quem foi e gostou, grande maioria, qualquer fragmento da cidade querida traz satisfação, quase um vício saciado. Quem sabe você não teria também dicas sobre livros que retratassem os grandes espetáculos e as principais casas européias?
eymard
Ha muito tempo atras, em alguns posts, iniciamos um papo sobre Livros. SoniaS, Helena, Madá, Sueli, Claudia, Beth, Adriana Pessoa, e tantas outras pessoas foram adicionando livros sobre Paris ou que estavam relacionados a Paris. Chegando no final do ano, nada melhor do que organizar os livros para as férias. Espero que esse post possa reunir essas opinioes sobre os livros relacionados a Paris. Maos a obra!
conexaoparis
Eymard
Minha proposta é que cada um escreva uma notícia, como a sua, e me envie para que publique na categoria Livros.
O que vocês acham?