Texto de Eymard Loguércio.
Duas belas edições da Cosac Naify – editora brasileira – para os amantes da boa leitura, de fotografia, das artes e de Paris.
Primeiro o livro do Henry James, Os embaixadores.
Fui seduzido pela resenha : “Louis Lambert Strether é um circunspecto americano de meia idade que viaja à europa com uma missão: resgatar Chadwick, o filho desencaminhado de Mrs. Newsome. O jovem Chadwick deve voltar a Woollett, Massachusetts, para assumir os negócios da família. Nessa empreitada, entretanto, é Strether que quase acaba se perdendo, primeiro em Londres, depois em Paris, seduzido pelo glamour e pela sofisticação do mundo europeu.
O autor define o assunto do livro com a seguinte passagem: “Viva tudo o que puder; é um erro não fazê-lo. Nem importa tanto o que fizer de particular desde que leve a vida que escolher. […] O que perdemos, perdemos; não se engane. […] Viva.”
Não me arrependi! Um livro elegante, gostoso de ler. O contraponto do novo com o velho mundo na virada do século. Uma Paris que já não existe e que ainda está lá. Uma América que já não existe e ainda está lá. Lição de vida absolutamente atemporal!
As fotografias de Doisneau são clássicas e certamente já nos deparamos com elas ao logo da nossa vida. Danusa Leão escreveu sobre o livro: “Do primeiro amor ninguém se esquece, da primeira dor também não: e da primeira viagem em Paris? Pois as três coisas aconteceram comigo ao mesmo tempo, e foi bom demais. Pensei nisso ao ver o livro de Robert Doisneau, que me fez reviver uma parte da minha vida e ser feliz, sofrer, lembrar de lugares de que havia esquecido”. ( blog da Cosac Naify )
E finalizou dizendo que ao terminar de ver (rever) as fotos, ficou com uma urgência de Paris. Todos nós ficamos! Mas os livros nos permitem, ao menos, prendê-los! Conservá-los, egoisticamente, perto de nós. Transporta-nos e nos enraíza ao mesmo tempo. Dois livros para quem, como eu, adorando Paris não a tem ao alcance das mãos!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
28 Comentários
Montenegro
Ausente por meses, cheguei neste post movido pela instigante curiosidade trazida pelo post do Dodô sobre “Arco do Triunfo”.
E aqui encontro leitura para 2011 inteiro. O ano nem virou, mas já começou maravilhoso, imantando Paris de modo inexpugnável. As obras indicadas são obrigatórias.
Mestre Eymard, vamos torcer para que as lides forenses nos permitam devorar o máximo desse manancial ao longo do ano vindouro… ainda mais porque, no meu caso, terei de administrar a urgência de Paris até 2012!
Grazy
Lina, vc já leu O Segredo do Anel.
A história se passa na França, mais também tem muitas passagens em Paris, vale a pela ler e depois correr para o google pesquisar as muitas imagens nos locais que a escritora cita no livro.
conexaoparis
Grazy
Não li este livro. Vou pesquisar.
ronaldo basttos
Quando era criança costumava ler Arsene Lupin e suas aventuras por Paris. Li toda a obra do Maurice Leblanc.
Era apaixonado por Paris e pela França e não sabia. Enfim, adulto, compro OS EMBAIXADORES e já coloco na minha lista de leitura junto com Asas da Pomba que já possuía.
ronaldo basttos
Quando era criança costuma ler Arsene Lupin e suas aventurars por Paris. Li toda a obra sobre este ladrão. Era apaixonado por Paris e pela França e não sabia. Enfim, adulto, compro OS EMBAIXADORES e já coloco na minha lista de leitura junto com Asas da Pomba que já possuía.
Marcello Brito
Passo uns dias fora do Rio e na volta é tanto post interessante!
Eymard,
Mais uma vez parabens!
Lendo o post, vi que Patricia Highsmith usou o mesmo argumento inicial de Henry James para muitas decadas depois escrever O sol por Testemunha ( The Talent Mr Ripley) que teve duas maravilhosas versões para o cinema. Ela só trocou os paises. Em vez de França e Inglaterra, Italia. Mas o argumento inicial, o que detona a ação dramatica é exatamente a mesma coisa.
Bela dica, vou procurar para ler.
Madá
Eymard,
que combinação maravilhosa, juntando o texto instigante com fotos que se tornaram clássicas. Você descreveu muito bem o sentimento que nos persegue. Acho que todos nos identificamos com essa urgência de Paris. Outra definição perfeita!
Aquele post, com a lista de livros, que vc bem lembrou, foi pura diversão.
Lina, sua sugestão é muito boa. Atendendo em parte à sua sugestão, sugiro que a Claudia Oiticica escreva sobre “A elegância do ouriço”. Posso ajudar, mas não tenho a qualidade de texto adequada e posso não dar o crédito que o livro merece.
Dodô, suas caras fugazes só aumentam essa urgência. Muito bom percorrê-las.
Edu e Eymard, quero investir nessas ações enquanto é tempo …