.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Lenita
Lina, esqueci de comentar que pretendemos fazer essa viagem em março ou abril de 2013, suas considerações sobre que mês vc julga mais interessante tb serão muito bem vindas.
Obrigada!
Lenita
Lina, seu site é maravilhoso, parabéns!
Eu e minha companheira faremos nossa primeira viagem a Europa juntas e decidimos ficar 7 dias em Paris, nossa intenção é ficar em Marais, vc poderia nos dar algumas dicas de local onde nos hospedarmos com uma boa relação custo x benefício?
Um grande abraço!
Lina
Lenita
Indicamos alguns hotéis no Marais, bairro que adoro. Um deles:
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/por-bairro-dormir/4o-arrondissement-por-bairro-dormir/
Entre na categoria Dormir do blog e veja os hoteis por bairros e escolha 75004 e 75003. Faça uma seleção de acordo com preço e se tiver dúvidas na escolha final, me diga.
Eloisa
Lina…
O seguro saúde é relamente obrigatório? Ou é mais um cuidado adicional? Sabe dizer o que pode ocorrer caso não seja contratado?
Grata pela ajuda que tem nos prestado!
Att,
Eloisa
Lina
Eloisa
ele é obrigatório por lei. Se por acaso for controlada na imigração não poderá entrar na França. Este controle é raro, mas já assisti esta cena.
E seguida, se adoecer ou tiver um acidente, como fará. Uma noite de hospital aqui é mais caro que hotel 5 estrelas.
David
Olá Lina, parabéns pela valiosa contribuição, esse site é simplesmente perfeito!!
Irei para a Europa em Fev/2013, e vou chegar pela França, mas meu 1° destino será Portugal, ficarei hospedada na casa da minha cunhada e minha dúvida é: para comprovar a estadia devo apresentar a carta convite na imigração da França ou de Portugal?
Obrigada!
Lina
David
Não conheço as exigências de Portugal. Aqui a lei exige comprovação de local para estadia, mas raramente pede este documento.
Lucia Tavares
A primeira vez que fui a França fiquei com muito preocupada com a documentação levei tudo que pediram no consulado, fui para casa de minha tia e levei até a carta convite,cartões de crédito,seguro, receitas de remedio e tudo mais,chegando lá não me pediram nada so o passaporte.Foi tudo tranquilo.Tenho dupla cidadania mais meu passaporte europeu não tinha ficado pronto e fui com o brasileiro mesmo deu tudo certo.
Celso Pinheiro
Em minha última viagem à França, junho passado, fui abordado pela polícia no aeroporto, e eles me exigiram os seguintes documentos:
1) Comprovante de hospedagem.
2) Bilhete de retorno para o Brasil.
3) Comprovante de meios de subsistência na França, pelo período das duas semanas que pretendia ficar como turista.
4) Comprovante de vínculo empregatício no Brasil.
Só espero que no Galeão a PF faça a mesma coisa com os estrangeiros que aqui vêm.
Abraços.
Apesar da educação do policial, eu fui interrogado com perguntas capciosas. Sorte a minha que eu estava munido de todos os documentos, pois, do contrário, talvez eu fosse despachado de volta para o Brasil.
Nilda
Lina, como aluguei um apartamento para uma semana e não fiz reserva em hotel, há alguma diferença na comprovação de hospedagem? Eu já tenho o contrato de aluguel, minha dúvida é se ele serve para comprovar a hospedagem. Abraços
Lina
Nilda
Ele serve como comprovante.
Jess
Lina,
Já fui algumas vezes para Europa, as colocações para o visto turista (aquele de 3 meses) são válidos para todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen: passaporte até 6 meses antes da validade, seguro saude no valor de 30.000 euros (alguns cartões de categoria superior – Platinum, Infinity, Black – oferecem quando se compra a passagem ida e volta com o cartao, no proprio site tem como solicitar o certificado do seguro), dinheiro suficiente para se manter todo o período ( dinheiro ou cartao internacional), passagem ida e volta e local para hospedagem. Sempre entrei pela Espanha, mas nunca me pediram nada, apenas o passaporte e uma vez me perguntaram se já tinha ido antes, mas foi porque renovei o passaporte e meu marido já tinha entrada na europa … Vôos internos na europa, eles não pedem nada.
Laura Martins
Muitas pessoas acham que isso tudo é bobagem, que não é necessário ter toda essa documentação em mãos (digo, pois já ouvi isso de uma amiga). Fui à Paris esse ano com minha filha e não tive qualquer problema, pois segui direitinho o que eu já tinha lido aqui mesmo, no Conexão ! Muito importante: seguro saúde e os extratos do cartão de crédito (Internacional, claro) e do cartão pré pago… Não vai adiantar só mostrá-los sem que a quantia possa ser comprovada. Parabéns Lina, esse é um post que ajudará muitas pessoas a terem uma viagem tranquila !
eliane
ola lina! estou em portugal sou casada com um portugues, ja tenho o cartao de residencia. a minha duvida é: é realmente nessesario fazer reserva em hotel? sera que terei problemas no aeroporto? desde ja agradeço a atençao. obg
Mariana Berutto
Eliane, você não deve ter problema para entrar visto que já mora em Portugal