.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Daniele
Lina,
Voltei pq são muitas dúvidas… rsrs
Faz-se necessário contratar uma empresa para orientar no processo de retirada do visto? É tão complicado assim? Ah sim, para o visto visiteur, eu posso fazer reserva em albergue para posteriormente ( após o visto) alugar algum studio? Posso? Bjos
Lina
Daniele
Venha com seu visto. Se entrar com o visto de turista não vai conseguir trocar de categoria. Se tiver inscrição em curso ou universidade, peça o visto de estudante. Mas não sou especialista na área nem advogada. Melhor se informar junto ao consulado francês no Brasil.
Daniele
Olá Lina,
Sou funcionária pública aqui no Brasil e pretendo passar 11 meses na França ( minha licença dura esse tempo e preciso voltar para assumir minha função). Nesse período vou estudar francês e o que mais der. Estou pensando no visto visiteur, mas entrei em contato com algumas consultorias que me disseram ser difícil. Tenho vínculos com Brasil e meios para me manter no país. Esse visto é difícil de conseguir?
Gostaria de fazer contato com você.
Muito obrigada,
Daniele
Camilla
Olá,
Só para me certificar: a imigração exige uma carta demonstrando vínculo empregatício com o Brasil? Vou a passeio para Paris, apenas alguns dias. Obrigada
Lina
Camilla
Não precisa deste documento.
Edna T. Smith
Olá Lina, estou preparando documentaçao para Visto Long Sejour Visiteur de um ano na França, durante esse ano vou continuar meu curso de frances na Aliança Francesa. Tenho sentido dificuldades em obter informações precisas, sempre que ligo para consulado eles me dizem que tudo está no site, tenho toda a lista, mas sempre fica algumas duvidas. Sei que devo procurar a Imigraçao logo que chegar no territorio Frances e me apresentar com a documentação que eles exigem, a dúvida é: devo levar os documentos todos traduzidos? Lí em um site que devo traduzir meu registro de nascimento, isto já fiz, mas como sou viuva, deveria traduzir tambem a certidão de óbito de meu falecido marido, comprovante de rendimentos, comprovante de endereço? Obrigada pela ajuda, esse blog esclarece muito.
Um abraço, Edna.
Lina
Edna
Não me sinto segura para te responder. Não tenho informações precisar sobre os papéis necessários atualmente. Quando aqui cheguei para cursar um doutorado, me lembro que tive que traduzir muitos documentos. Mas não me lembro mais quais.
paulo bastos
Lina, boa tarde.
Vou viajar para Porto/Portugal e depois para Paris. Precisarei mostrar carta convite da minha irmã, já que ficarei hospedado na casa dela em Porto? A reserva de hotel em Paris e as passagens ida/volta Porto/RJ, acho que terei que mostrar lá em Paris
Grato
Paulo Bastos.
Lina
Paulo
Não sei como é a legislação portuguesa…
July
Oi Lina muito prazer,
sou Angolana nunca viajei,mais conheci o meu amor agora preciso conhecer França, o meu noivo esta vive lá quais são os documentos necessario para chegar a Paris, porfavor de-me todos os detalhes necessario para tal
bjos querida.
Lina
July
Te aconselho contatar o consulado da França no seu país. Eu tenho informações turísticas endereçadas aos brasileiros. Não me sinto segura para te aconselhar.
Juliana Santiago
Para ajudar a dirimir algumas dúvidas, nada melhor que ir direto na fonte oficial. Informação oficial da embaixada francesa no Brasil sobre vistos e documentos necessários para ingressar no país, atualizada:
http://www.ambafrance-br.org/-Entrar-na-Franca-
Abraço a todos!
Fer
Boa Noite, estou me organizando para ficar na frança durante 1 mes, 3 semanas estudando ( ficarei com host family que ja ira providenciar a cartao de acolhimento) e queria ficar 1 semana viajando nas cidades vizinhas e aproveitando a cidade sem fazer o curso. Se eu fizer por exemplo uma reserva de hospedagem em um Hostel é valido para a imigração? Não entendo a burocracia de pegar carta na prefeitura nao podendo ser copia e por outro lado um simples papel impresso de hotel ser o suficiente….
Lina
Fer
Reserva em hostel é suficiente.
eduardo
nunca viagei para fora do pais, agora quero ir a frança ( Paris) e tenho uma duvida, como vou como turista não prescisa tirar visto né? tenho que tirar o passaporte e fazer oque mais?
Lina
Eduardo
Leia o artigo acima. Tudo explicado.
lika
quando voce pensa em viajar a primeira cidade ou paìs que vem a sua mente é : PARIS,
minha primeira viagem foi para frança ,bom eu prescisei de um pouquinho de documento:seguro saude em valor de 30,000 € no meu caso o meu noivo fez para mim
depois passaport em dia veio comigo todos os meu documentos do brasil a passagem ida e violta muito importante e 600€ geralmente eles pedem ou se vc nao conseguiu fazer o cambio pode trazer o dinheiro em real mesmo nos aeroporto tem casa de cambio, e um cartao internacional .
breve lista :
seguro saude
passaport
passagem ida e volta
dinheiro e ou cartao intenacional
traga com voce um livro de bolso portuges frances isso é muito importante.