.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Roberta Coelho
Oi Lina! Chegarei em Paris no dia 24/nov. Vou fazer um curso de francês que se encerra em 14/dez. A dúvida é: minha passagem de volta é em 22/dez já que pretendo dar um pulinho em Berlin. Não tenho reservas de hotel depois do dia 14. Isso me cria um problema para entrar no país?
Lina
Roberta
Não. Fique tranquila.
Maria
Ola, queria saber duas coisas: 1- Sou brasileira quando me deram a nacionalidade espanhola meu sobrenome mudou , tenho os bilhetes e o passaporte espanhol com esses sobrenomes , mas, o passaporte brasileiro meu sobrenome e outro, queria saber se vou ter problemas para entrar no Brasil , sou casada com espanhol e vamos com nossa filha de 5 anos. Vamos ao Brasil em setembro/2012 , levamos bilhetes ida e volta ,seguro de viagem, cartão de credito e dinheiro.
Quando voltaremos em outubro vem minha irmã comigo . Vamos por Bilbao escala em Lisboa e para voltar igual, escala em Lisboa e para Bilbao, mas, o fato e que vivemos em Hendaya- França , queria saber se tenho que levar carta convite e se tenho que pedir carta convite para trazer minha irmã .muito obrigada desde já .
Lina
Maria
Não se preocupe com os nomes de casada e solteira e as diferenças dos passaportes. Estamos todos na mesma situação. Quando eles tem dúvidas, mostramos os dois documentos.
Minha família fica hospedada comigo em Paris. Nunca pedi esse documento. Mas a lei diz que é preciso esse certificado para entrar na França se o turista não tiver reserva em hotel.
Ana Laura
oi Lena, tudo bem?
Fiquei com uma dúvida. Estamos indo para Paris agora em setembro. Não ficaremos em hotel e nem em casa de alguém conhecido, estamos alugando um studio via o site Airbnb. Como proceder neste caso? O email deles, comprovando o pagamento do aluguel, via cartão de crédito, com o endereço certinho do studio é suficiente como documento a ser apresentado na imigração?
Obrigada, ana
Lina
Ana Laura
Imprima este email. Fique tranquila. É comum turista alugar apartamento em Paris.
silvia
Boa noite, estava lendo a materia e resolvi dar alguas informaçoes que a imigraçao da frança me falou.
Bom eu vim para a frança me casar porem eu vim apenas com o passaporte e sem visto devido nao dar tempo para me casar no brasil pq meu noivo tinha apanas 20 dias de ferias.
resolvemos nos casar aqui mas devido eu nao ter vindo com o visto resolvi pedir extensao de estadia, eu e meu noivo fomos até a imigraçao na cidade de Metz ela nos informou que eu nao precisaria d e visto nem de extensao de estadia porque o brasil fez um acordo bom com a frança eu serei turista quanto tempo for necessario mas nao posso trabalahar nem estudar e meu noivo se responsabilizar por mim.
Estava preocupada de ter que voltar ao brasil esperar la por 3 mes e pedir o visto mas agora nao preciso fazer isso.
vou me casar e carregar comigo o maximo de copias dos documentos meu noivo disse ela da imigraçao, atestado de acolhimento, contrato de trabalho,comprovante de pagamento de impostos etc….
Eu vim para a frança e nao fiz o seguro entrei sem o seguro que disse que exigem mas nao me pediram nada pelo contrario me atenderam muito bem e foram muito gentil comigo.
na carta de acolhimento da prefeitura fala que eu fazia o seguro se fosse opçao minha porque estando aqui eu resolveria fazer depois.
se eu pude ajudar em alguma coisa essas foram as informaçoes que eu recebi da imigraçao da cidade de Metz.
gaby
Olá, irei passar o mês de setembro em Paris, e estou pesquisando seguros viagem, você indica algum? Você conhece algum que tenha boa cobertura em Paris?
grata,
gaby.
Lina
Gaby
Não posso indicar um seguro. Não os conheço. Sinto não poder ajudar.
Simone silva
Obrigada por responder vou ao consulado. Frances .
Simone silva
Olá lina ou brasileira e ele portugues moro em Portugal ah dois anos e somos casados ah quase um mês. Já pedir minha autorização de residência tou a espera da carta do sef,já fui ao consulado brasileiro pra reconhecer nosso casamento no Brasil. Na segunda feira vou pegar o documento!na franca irei trabalhar com contrato tenho residência tudo serto ele pode ir porque e europeu maisneu brasileira o que faco? O que preciso agradeço se poder mim ajudar! E obrigada por mim responder .abraço
Lina
Simone
Melhor você pedir informações no consulado da França em Portugal. Não sou especialista e a sua situação é complicada. Boa sorte.
Simone silva
Ola sou casada com português ele quer morar na França. Mais nao sei se eu posso ir sera que tenho que esperar ate ele ir e depois mim levar pra França?ou se já posso ir com ele e quais são os documentos que devo levar?
mim ajudem obrigada!
Lina
Simone
Se vocês dois são portugueses, não precisa documento. Não sou especialista na matéria, mas vocês são europeus.
Viviane
Ola,
Gostaria de saber como eu fasso o seguro vou a frança agora em agosto?
Lina
Viviane
Procure uma seguradora. Pergunte na agência de viagem próxima da sua casa o nome de uma empresa de seguros de viagem.
Georges
Boas querida amiga–> desejaria esclarecer uma duvida??
tenho uma amiga que mora na França… desejaria encontra-la… enfim, eis a minha duvida….
desejaria ficar mais ou menos, umas 3 semanas na França… minah amiga, pode solicitar o atestado de acolhimento.
enfim, mas precisocomprovar renda de $ 30.000 mil euros?? mesmo de carater de turismo??
tenho cá as minhas duvidas….
estou no proceso de retirar o passaporte… será que é dificil retirar uma autorização no consulado… és muito dificil??? desde ja , grato pela atenção..
Lina
Georges
Eu sou obrigada a informar o que a lei diz. Pessoas da minha família ficam hospedados na minha casa e nunca pedi autorização e eles sempre entraram na França sem problemas.
Então, a lei diz que sua amiga deve pedir na prefeitura do seu bairro o atestado de hébérgement. Um papel oficial que diz que a fulana, endereço tal…vai hospedar durante x dias o seu amigo XXX.
A lei diz também que os turistas devem apresentar, se os fiscais pedirem, provas de que possuem recursos para fazerem a viagem proposta. Isto quer dizer, cartões de créditos internacionais. Eles estabelecem mesmo o valor de 60 euros por dia. Mas claro que ninguém chega na França com este dinheiro no bolso.