.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Ingrid Raphaella
Olá Lina!!!
estou pensando em conhecer Paris neste final de ano….mais tenho tantas duvidas, nunca fui para outro pais, sempre que estou de férias fico aqui pelo Brasil mesmo, mais agora decidi, vou sim! eu minha filha e meu esposo, não sei nem por onde começar..rsrsrsrs enfim preciso de dicas suas.
Lina
Ingrid
Para começar leia os artigos do blog. Veja os hotéis em Dormir… comece por aí.
Não sei quanto tempo tem disponível, mas fique pelo menos uma semana e Paris.
Depois leia os roteiros para conhecer Paris a pé:https://www.conexaoparis.com.br/2008/05/07/paris-em-4-dias-primeiro-dia/
Depois veremos a etapa seguinte.
carmelita moreira
Lina,
quero agradecer pela sua gentileza de não me responder.
Muito obrigada.
Lina
Carmelita
Eu faço o possível para responder todos os comentários. Às vezes, alguns escapam à minha vigilância. Não é por querer.
Eu te agradeceria a gentileza de enviar de novo o comentário para que eu possa responder.
ivete
vou ra paris e alemanha. com uma prima e nao tenho cartao de cedito,vou levar euro,e qual documentos devo ter em maos.pra nao ter nenhum poblema.
Lina
Ivete
Tenha os documentos relacionados no artigo.
carmelita moreira
Oi Lina,
estou aguardando sua resposta.
Obrigada.
Carmelita.
Monique
Olá, tenho uma viagem pra França marcada para o dia 22/7/2012 e vou ficar na casa da minha avó materna, ficarei lá 90 dias, e não tenho o visto pois vi que para este prazo não é necessário, já estou fazendo o seguro saúde, e quero saber se preciso de mais alguma coisa pra não ter nenhum problema.
Atenciosamente Monique
Lina
Monique
Acho que não precisa de mais nada.
Carmelita Moreira
Lina,
esqueci de mencionar que é a segunda vez que vou a Paris, na primeira vez não teve problemas porque meu marido estava conosco e ele fala frances.
Obrigada.
Carmelita Moreira
Oi Lina,
meu marido foi convidado para trabalhar na França no período de 21/06 a 09/07/12. Eu e meus dois filhos vamos no dia 10/07 , passar as férias de julho com ele em Paris. Mas eu irei ficar só 2 dias em casa de amigos e depois iremos viajar pela França. Estou com as passagens de ida e volta, com o seguro viagem da família, com a carta convite do trabalho do meu marido, com dois mil euros , dois cartões de crédito internacional e o endereço dos meus amigos.
Você acha que terei algum problema ?
Obrigada .
Carmelita.
Flavia Rocha
Irei para Paris em agosto. Irei em família, tios e primos, num total de 6 pessoas. Mas nao iremos todos no mesmo vôo e o meu Tio que sabe falar ingles e frances fluentemente nao vai no mesmo voo que eu. Estou levando toda documentaçao exigida, mas falo pouco ingles. Estou apavorada. Será que terei algum problema na imigração?
Lina
Flavia
Não terá problema nenhum. Fique tranquila.
Natália
Olá.
Eu e meu marido vamos a Paris em setembro, ficaremos 20 dias, sendo 10 em Paris, 5 em Bordeaux e 5 em Nice. Estamos pensando em levar 3mil euros em dinheiro, quero saber se ess quantia é suficiente para o período, qual o recomendado ou ideal a levar? Outra questão é quanto a documentação, meu marido está muito preocupado. Nos já fizemos o seguro exigido, temos todas as reservas em mãos, passagens de ida e volta. O que mais preciso levar ou comprovar? Levando cartão de crédito internacional, como apresentar o valor disponível para gastos? O Visa travel money pode ser apresentado pois estamos pensando em depositar o dinheiro que levaremos no visa travel money?
Muito obrigado! E parabéns pelo blog!
Lina
Natlália
Não se preocupe. Você tem os documentos pedidos.
O Visa travel money é bem aceito.
O governo francês considera que o turista gasta em torno de 60 euros por dia por pessoa.
Priscila
Vou para Borabora.é obrigatório ter seguro de saúde ??