.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
josé rodrigues
Josy
Quanto à carta, pelo que sempre li aqui tem que ser registrada na prefeitura da cidade onde você vai ficar.
Agora o pessoal do circo ou sabe o que faz ou não teve problemas porque a imigração não pediu para as pessoas que eles receberam para mostrarem os documentos.
Na imigração em Paris existem alguns cenários básicos:
Você só vai mostrar o passaporte e mais nada.
Você vai mostrar o passaporte e vão perguntar se você tem passagem de volta e local para ficar, você responde que sim e nem precisa mostrar nada.
O mesmo caso acima mas pedem para ver as passagens, reserva de hotel ou carta de acolhimento, seguro e o dinheiro para se manter.
Acho que tendo parte considerável em dinheiro e mais o cartão internacional você não terá problemas.
Se estiver só com o cartão não sei se eles pedem o extrato, se quiserem encrencar e te barrar eles se usam qualquer desculpa.
Lorena
Se o seu amigo fizer a carta de acolhimento corretamente e registrada na prefeitura não tem porque ter problemas.
Conheço uma pessoa que foi assim e não foi incomodada.
Sem isso você corre riscos caso resolvam pedir os documentos e aí é grande a chance de mandarem de volta.
Elaine
O mesmo vale para você, cumprindo todos os requisitos não terá problemas.
Pergunte para a sua amiga onde ela teve problemas e, se entrou, é porque tinha tudo.
conexaoparis
José Rodrigues
Obrigada pela ajuda.
Ana
Olá. Por favor, você saberia informar o nome desse contrato que se vende em papelarias? Estou alugando um flat via bnb e tenho um comprovante gerado pelo site mas gostaria de me garantir quanto ao contrato. Caso alguém já tenha esse contrato, pediria a gentileza de enviar para que o site pudesse nos mostrar o modelo. Tenho também uma outra dúvida. É pertinente levar documentos comprobatórios de vínculos com o Brasil, tais como cópia de certidão de nascimento de filhos, comprovantes de vínculo empregatício ou escolar? Grata mais uma vez.
conexaoparis
Ana
Basta uma carta do proprietário do ap. ou da agência dizendo que está alugando …endereço…nome do proprietário…seu nome.. por tantos dias…
Em seguinda, passagem inda e volta, seguro saude, passaporte, cartões de crédito internacionais e pronto.
Elaine
Olá… Em abril estarei embarcando para Valencia e meu voo de ida tem conexão em Paris…o q me causou muita insegurança já que uma amiga quase foi deportada… ela estava indo para Noruega, com carta convite de seu noivo norueguês, mas qnd fez conexão em Paris, foi um pesadelo… vcs acham q terei problemas indo sozinha? tenho cartões internacionais, fiz o seguro, tenho matrícula na escola de Valencia…
Obrigada
josy
Gente estou aflitaaaa alguem pode me responder??
Lorena
Oi,
Achei muito esclarecedor este blog, Parabéns!
Estou pensando em ir a Paris, mas estou preocupada se por ficar na casa de amigos posso ter problemas para entrar. Obrigada
josy
Oii, eu tenho um noivo que trabalha em um circo na franca muito cnohecido chamado ARLLETT GRUSS , e pelo o que me falaram e bastante conhecido la, e estou pra ir dia 30 de janeiro , o circo vai estar na cidade de bordeaux, e a carta convite o circo vai mandar pra mim , so que as informacoes que eles tem e que nao necessita selar essa carta na prefeitura , que eles sempre fazem essa carta assim para os convidados sem selar , sera que nao terei problemas ou e melhor levar na prefeitura antes de mi enviarem a carta?E sobre a quantia que eles pedem pra entrar no pais, eu estou levando no cartao de credito mas nao tenho toda essa quantia, eles querem um extrato pra saber quanto tem, ou so mostro o cartao e tudo bem?
Ana
Olá, por favor, tenho três dúvidas quanto a este tópico:
1) A imigração vindo de Londres, chegando na Gare du Nord, funciona como no CDG? Existe alguma diferença em se chegando de trem? (Desculpa, eu sei que é uma pergunta estranha mas todos os comentários de imigração parecem ser no CDG).
2) Em se tratando de aluguel por um website como o airbnb ou Wimdu, o contrato é indispensável ou basta o comprovante do site?
3) Existe algum nome para esse contrato que você mencionou que se vendem em papelarias?
Muito obrigada. Suas dicas estão me ajudando enormemente. Um abraço.
conexaoparis
Ana
O controle na estação é como no aeroporto. Menos complicado. Eles querem ver passaporte, passagem, e o recido do wimdu.
Carol
Oi sobre como adiquirir o seguro para entrar na europa ….comprarei pela internet , gostaria de saber se vcs conhecem e o que axam desses : VITAL CARD no site real suguro viagem////mondial travel //// sistema assegura tu viage ….. Gostaria de saber se posso comprar por algum deles !!!!! Grata desde ja pela ajuda 🙂
conexaoparis
Carol
Não conheço estas empresas. Por isso não posso de ajudar. Quando viajo na Europa compra seguros com uma empresa que se chama Europ Assistance.
Glaucia
Olá Lina!
Estou indo com meu marido em fevereiro para França, mas vamos primeiro para Amsterdã. Ficamos dois dias, pegaremos o Thalys e vamos para Paris. Já estarei com hotel reservado e passagem de trem para Genebra. Você sabe me dizer como é a entrada na França para quem chega de trem?
obrigada
conexaoparis
Glaucia
A entrada é tranquila, não se preocupe. Se tiver controle e apresentar passaporte, reserva de hotéis, passagens, tudo bem.
Flavia Rocha
Minha experiencia eh: leve tudo documentado numa pastinha. Na imigração em Londres me fizeram varias perguntas e me pediram para ver as passagens de volta e reserva de hotel. Em Barcelona me pediram para ver a passagem de volta. Em Madrid, o carinha não olhou nada. Nem pra minha cara! 🙂
Eles podem implicar com qq coisa. Na duvida, eles mandam de volta mesmo! Pelo o que sei, as pessoas que foram deportadas não conseguiram responder a alguma exigencia.
No mais, eh torcer para que o oficial de imigração não te perturbe a vida. Por que não eh nada agradavel ficar horas numa avião e ser deportada no 1o voo de volta.