.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Priscila
Olá Lina! Obrigada pelas preciosas dicas que você e seus colaboradores postam aqui no Conexão Paris. É de grande valia para nós que pretendemos visitar essa cidade tão linda.
É a primeira vez que vou a Paris, porém vou chegar na Italia e só depois vou para a França. E depois volto para a Italia. Estou organizando a minha viagem por conta e da primeira vez que fui a Europa não fiz esse seguro de saúde e também não me pediram. Mas, como já faz 9 anos, tantas coisas acontecendo no mundo e lendo o teu blog, decidi fazer esse seguro. Porém gostaria de saber como fazê-lo pela internet? Quais são as seguradoras que oferecem esse serviço?
Agradeço desde já! Um super abraço!
Analu
Olá Lina e pessoal
Quanto às vacinas, eu já havia lido aqui no blog sobre a não-obrigatoriedade delas para entrar na França. Mas na semana passada estava embarcando no aeroporto de Foz do Iguaçu e vi vários cartazes falando sobre as vacinas de sarampo para viajantes ao exterior *principalmente* Europa.
Cheguei em casa e pesquisei algumas coisas na internet e vi que as agências de viagens estão orientando aos viajantes a tomarem a vacina.
Pelo sim ou pelo não, eu e meu marido decidimos fazer a tríplice viral, que é a que estão recomendando, para evitar transtornos.
Dentre as páginas consultadas, vai aí o link da ANVISA.
Vc entra no site e clica em “assistência para viajantes” ali vc faz teu roteiro e ele te informa se e quais vacinas necessárias.
No meu caso, colo aqui o link: http://www.anvisa.gov.br/viajante/paf_web_frmRoteiroViagemRecomendacao.asp?coRoteiro=&hidIdAtendime=&hidIDViajante=&hidPaisOrigem=1&hidPaisEscala=183-&hidPaisDestino=156
Neste documento fala de risco de sarampo… mas não fala em ser obrigatória a vacina
Enfim, para evitar dor de cabeça, vou fazer a tal vacina…
Abraços!!
Patricia Pessoa
Ola, estou indo para Lisboa, Madri e Paris voando air france, dia 15/09/11 e ate agora não sei se preciso tomar alguma vacina, sera que você pode me esclarecer. Obrigada, Patricia
conexaoparis
Patricia P.
Não precisa de vacina nenhuma. Pode ficar tranquila.
VANEZA NARCISO
olá a tds,
estou em Portugal indo a Paris daqui a 3 dias, os agnts da imigração portuguesa são chatos e pirracentos. Passarei 15 dias em Paris portanto me solicitaram comprovação de alojamento na França mostrei carta de uma amigo francês escrita manualmnt enviada por email. O agnt me informou q deveria ser um doc oficial expedido pela prefeitura donde meu amigo mora.
Me fez outras perguntinhas sempre com um sorriso de pirraça e enfim carimbou meu passport e toh aqui desfrutndo desta linda Lisboa e futuramnt de Paris.
Vi uma jovem ser barrada, não sei o motivo.
Queridos, venham com td bonitinho e boa viagem!!!
abs
Janaina
Olá, gostaria de saber como e onde adquiro o seguro saúde. Obrigada.
conexaoparis
Janaina
Prmeiro, olhe se seu cartão de crédito fornece este seguro gratuitamente. Muitos cartões o fornecem quando compramos a passagem internacional com ele.
Nilza Freire
Lina, fico bem mais tranquila com a sua “chancela”, rsrsrs. Ela tem seguro-viagem de 30 mil euros, tudo “comme il faut”. Temos a famosa pastinha com tudo que é possível e imaginável em termos de papelada, menos a vacina, que já ficou totalmente demonstrado que não precisa. Muitíssimo obrigada!
Nilza Freire
Beth, obrigada. Nunca me preocupei comigo quanto a imigracao, nem quando eu era novinha (muitos dizem que o visto americano no passaporte eh uma espécie de atestado de bons antecedentes porque eles reviram a vida da pessoa para concede-lo), mas minha amiga, que eh um pouco medrosa e nao fala lingua estrangeira nenhuma, esta insegura por ser sua primeira viagem, apesar dela ja ser uma mulher madura, com mais idade do que eu (estou na faixa dos 40). A gente sabe que tudo eh uma questão de postura na hora da imigracao, e se a pessoa chega cabisbaixa, penso que pode ser um problema. Mas tudo bem, sei que vai dar tudo certo. Vacina nao fizemos nao, nunca tomei vacina nenhuma para ir a pais nenhum desde 1986, quando comecei a ir la para fora. Obrigada pela forca e um beijinho!
Beth
Nilza
Ter ou não visto americano no passaporte não faz a menor diferença no ato de entrar ou sair da França como turista. Muito menos o fato de ter passagem de volta para dali uma semana.
O mais provável é que (vcs) tenham apenas que mostrar o passaporte, como de praxe…
Abs.
Nilza Freire
Lina, sou eu novamente com uma duvida. Ja fui a Europa muitas vezes, tendo sido a ultima em janeiro deste ano a Franca. Tenho visto americano ainda valido e meu passaporte eh todo carimbado, mas minha amiga que viajara comigo em setembro nunca viajou ao exterior, seu passaporte esta totalmente em branco. Nos somos funcionarias publicas estaduais, eu falo bem ingles e um pouco de frances, temos reserva de hotel, seguro, Cartao internacional, euros suficientes, tudo legalzinho. Preocupo-me com ela, sera que existe a possibilidade de ela ser barrada mesmo comprovando tudo isso alem da passagem de volta somente uma semana depois de chegarmos? Me da uma luzinha! Abracos a todos!
conexaoparis
Nilza
Ela não será barrada. Mas verifique se ela tem seguro viagem.
Luisa Cardoso
Oi Lina!
Faz tempo que estou querendo escrever no Blog para agradecer tantas dicas legais usadas em minha viagem a Paris em marco desse ano, nossa estada foi maravilhosa…..sabe aquela viagem que da tudo certo?Foi a nossa..dias frios, mas lindos,passeios incriveis..bati meu recorde de caminhadas…teve um dia que andamos do nosso hotel , que era quase ao lado do Palacio do Congresso ate a Gare de Lyon!!!So sentimos o que andamos na volta pelas estacoes do Metro..rsrsrs Ficamos 12 dias so em Paris e dois dias em Genebra, e fiz um roteiro para visitar TUDO! (Mas mesmo assim faltaram muitos lugares…) Matando as saudades que estavamos dessa cidade que eu amo! Nossa entrada no Pais tb foi tranquila…levamos tudo o que pedem, seguro, hotel,$$ !! Na ultima noite fizemos o jantar pelo Sena…maravilhoso!!! (peguei sua dica).
Agora ja estou programando o retorno a Franca, so que para Provence…. Paris me aguarde…voltarei….
Continuarei pegando as dicas do seu Maravilhoso Blog!!!