.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Michelle Serenini
Queria umas dicas qual país seria melhor entrar por Portugal ou França,seria a primeira vez que viajarei pra Europa e queria umas dicas de tudo que preciso…pois na verdade minha rota seria me hospedar na bélgica,Então gostaria de saber se for preciso fazer a entrevista farei no país que chegarei primeiro?
Se poder me ajudar desde já agradeço.Obrigado
conexaoparis
Michelle
Não sei qual a melhor porta de entrada. Em qualquer país você será controlada.
WAGNER
OLÁ, A CARTA DE ACOLHIMENTO POR VENTURA LEVARÁ ALGUM DADO DOCUMENTAL MEU OU SOMENTE DA PESSOA QUE IRÁ ME HOSPEDAR ?
GRATO
conexaoparis
Wagner
Com toda a certeza ela vai identificar a pessoa que recebe o estrangeiro e o nome do estrangeiro.
Gabriela
Lina,
Vou muito a Europa, mas sempre entro por Portugal. Dessa vez entrarei pela França. Todas as vezes que entrei por Portugal peguei a carta convite com meu namorado, que é francês, sem necessidade de reconhecimento pela prefeitura.Após ler seu site fiquei receosa de entrar pela França sem portar a carta reconhecida pela prefeitura, em que pese ter vários carimbos de entrada na Europa. Ele ja deu entrada no pedido junto a prefeitura. Você saberia dizer quais são os motivos de um possível indeferimento da carta convite?! você ja teve algum pedido negado?!
Agradeço desde ja a atenção dispensada
gabi
conexaoparis
Gabriela
Todos que moram aqui, quando pedem o atestato de hébergement o recebem.
Minha família vem sempre. Eles entram sem este atestado porque se esquecem deste detalhe.
Eu já pedi algumas vezes para amigos que não queriam correr o risco e o obtive.
Isabela
Gostaria de saber mais sobre os documentos necessários, já que tenho 18 anos, e pretendo em dezembro ir para Toulouse/França, e to com um certo medo, porque é minha primeira viagem para o exterior, e ainda vou sozinha, não quero que nada dê errado. E o que eu entendi é que, preciso ter :
1º- o referente a 60 euros por dias
2º- Ter essa autorização da prefeitura da cidade onde vou ficar
3º- GOSTARIA DE SABER SE É PRECISO TER O PASSAPORTE COM VALIDADE DE NO MINIMO 6 MESES (porque como nunca fui ao exterior, vou tirar o meu esse mes ainda)
Me ajuda, por favor.
beijos
conexaoparis
Isabela
Precisa de passaporte, passagem ida e volta, seguro saude viagem, reserva hotel ou atestado de hébergement, cartão de crédito internacional ou o valor de 60 euros por dia de viagem.
Mariana
Olá Lina,
minha dúvida já deve ter aparecido por aqui, mas ainda assim estou um pouco aflita quanto à entrada na França. Até porque é minha primeira viagem para o país e não queria que as coisas dessem errado. Ficarei na casa de amigos brasileiros que estudam na Sciences Po, só que tenho medo da Attestation d’accueil não chegar à tempo ou ser recusado já que não são cidadãos franceses. Seria muito arriscado se eu reservasse um hotel/albergue mas cancelasse no primeiro ou segundo dia? Ficaria caro? O que você achar melhor?
obrigada!
conexaoparis
Mariana
Eu conheço somente um caso de brasileira barrada porque não tinha a atestação.
Parentes meus entram sempre na França, ficam hospedados na minha casa e nunca pedi este documento.
Mas a lei diz que é documento exigido ou então reserva em hotel ou albergue.
Deixo a você a decisão.
Beth
Wagner
Acho melhor vc não se fiar nesse estratagema.
Se vc cair na “malha fina” da imigração francesa pode ter certeza de que eles irão checar se sua reserva é válida.
Melhor viajar com tudo em ordem!
WAGNER
MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA !!!
OUTRA DÚVIDA:
A PESSOA QUE ME FORNECER A CARTA CONVITE TEM QUE ME ESPERAR NO AEROPORTO COM A CARTA EM MÃOS OU ELA PODE MANDAR E EU AO DESEMBARACAR SÓ MOSTRAR AS AUTORIDADES LOCAIS E TÁ TUDO OK…
FIQUEI SABENDO QUE DA PARA FAZER UM ESQUEMA DE RESERVA DE HOTEL DA SEGUINTE MANEIRA: FAÇO A RESERVA DE HOTEL, IMPRIMO A RESERVA E UNS 03 DIAS DEPOIS EU VOU LÁ E CANCELO, E QUANDO DESEMBARACAR NO AEROPORTO É SÓ MOSTRAR A RESERVA FEITA E TÁ TUDO OK…
CONFIRMA ISSO ?
GRATO
WAGNER
conexaoparis
Wagner
O documento tem que estar com você. Os fiscais não vão te deixar sair para pedir ao seu amigo o atestado.
Acho que a decisão do risco é uma escolha pessoal. Não posso dizer nada.
WAGNER
BOM DIA, GOSTARIA DE SABER SE PARA ENTRAR NA FRANÇA É NECESSÁRIO CARTÃO DE VACINA ? E SE POR VENTURA TERIA UM MODELO DA CARTA DE ACOLHIMENTO, OU SE ESSA CARTA A PESSOA QUE VAI TE HOSPEDAR É QUE CONSEGUE NA PREFEITURA ?
GRATO
WAGNER
OBS: SERIA POSSÍVEL ME ENVIAR A RESPOSTA POR E-MAIL ?
[email protected]
conexaoparis
Wagner
Não precisa de vacina.
A carta deve ser fornecida pela prefeitura do bairro onde mora a pessoa que vai te hospedar. É a prefeitura que vai redigir este atestado.
Adriana de Freitas
Então….
E aí???
Ficarei em Luxemburgo… todos esses dias!!!
Então convém eu ir direto pra Luxemburgo… já que irei ficar hospedada por lá???
;]
Obrigada por me atender!!!
conexaoparis
Adriana
A lei diz que se a pessoa for controlada deve mostrar passagem ida e volta, passaporte, seguro saude viagem, cartão de crédito internacional ou o equivalente em 60 euros por dia de estadia e comprovação de reserva em hotel ou aluguel de apartamento, ou reserva em albergue.
ESta é a lei. Mas talvez não será nem controlada.
Adriana de Freitas
Estou indo a passeio pra Luxemburgo (vou 31/12 e retorno 30/01) ficarei esses 30 na casa do meu namorado que tem residência fixa.
Sabemos que é muuuuuuuuuito rigoroso entrar por Luxemburgo.
Diante disso, irei até Paris e ele me buscará por lá.
Mas mesmo assim estou preocupada com a imigração… haja vistas q já fui 2 vezes pra Lisboa e não tive nenhum problema.
;]
Li praticamente todo esse site e mesmo assim estou com dúvidas.
O que eu preciso certinho para n correr o risco de ser deportada???
E outra… na equipe dos imigrantes, n existe um português pra atender os brasileiros????
kkkkkkkkkkkk
conexaoparis
Adriana
Os documentos necessários estão citados no artigo. Não precisa de vacina, mas todos os outros são necessários.
Se entrar pela França e tem passagem para estadia de um mês, se for controlada, prepara-se para explicar onde ficará hospedade já que não tem reserva em hotel parisiense.