.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Luciano Melo
Daniel
Quando vc passar pela imigração na França vai ter que comprovar onde vai ficar hospedado no país. Ou vai ter reserva em hotel ou a carta de acolhimento oficial de alguém. Como seus amigos estão ilegais presumo que não irão a um órgão oficial tipo prefeitura para fazer o documento. Corre um sério risco de ser barrado. para não correr risco vc deve ter toda a documentação já mencionada anteriormente, passagem de volta comprada e ser capaz de comprovar seu roteiro pela Europa durante todo este período… Assim não terá problema.
willian
Oi Luciano td bm ? olha queria saber se eu for pra casa de amigos que nao e legalizados na belgica.. eles me deram endereço e td do apartamnt. q eles moram. tem algum perigo da imigraçao ir ate eles se eu falr q vou me hospedar na casa deles ? vou passar pela imigraçao de paris. OBG
Fernanda
Ola!!
adorei encontrar este site e essas informaçoes!
eu fiz minha primeira viagem pra fora do Brasil ha dois ano atras pra França e fikei barrada na imigraçao!!!
eu nao tinha o seguro saude e a carta convite do meu primo que mora lah!
a diferença foi que eu n voltei no primeiro voo..
ainda fikei lah dois dias em uma especia de “hotel” dentro do aeroporto para pessoas na mesma situaçao ou similares a minha!
mes q vem estou indo dnovo!! e estou checando td direitinho antes de ir!!
bom seria vc citar aki tb o qt eh necessario em dinheiro por dia.. na epoca acho q era 60 euros, agr n sei..
e bom tb dizer q precisa ter a passagem da volta! pq tinha gente lah soh com a passagem de ida!! mas este, creio, q iam msm pra ficar..
enfim! obrigada pelas informaçoes!!
conexaoparis
Fernanda
Ainda são 60 euros por dia.
Ana Paula
Lina,
td bem?
lendo os comentários…
fiquei pensando vou ficar na casa d uma amiga em Paris,dai ela precisar ir a prefeitura e comunicar q estou indo e tal?e depois ela m manda uma cópia?
aguardo resposta.merci
Daniel
Olá! Belo site! Vou a Paris em agosto juntamente com minha esposa, ambos de 35 anos de idade e com emprego fixo no Brasil por mais de 5 anos, inclusive eu servidor público municipal. Além disso, teremos dinheiro e cartões de crédito. Ficaremos na casa de uma migo que mora lá há anos e ele nos falou da grande burocracia que é de se expedir o tala testado de acolhimento,o que não faremos. Pergunto: corro risco de ser deportado?
Agradeço
conexaoparis
Daniel
Conheço um caso de professora universitária brasileira que chegou em Paris à convite da universidade e não entrou porque não tinha o tal atestado.
Mas posso te contar também que minha sobrinha chegou aqui, ficou hospedada na minha casa e não tinha o atestado. Entrou.
Depende da sorte.
Marcos
Farei com minha esposa a primeira viagem para Paris. Iremos via Lisboa (TAP). Alguém tem uma dica da documentação necessária atualmente?
Em Paris ficaremos no Hotel Best Western Axel Opera. Algum comentário sobre ele?
conexaoparis
Marcos
A região do seu hotel é boa. Tenha os documentos citados no artigo, menos a vacina. Não precisa de vacinar.
Luciano Melo
Willian
A imigração funciona igual todo o ano.
Se você for barrado vai ser enviado de volta ao país de origem.
willian
O pessoal ta aqui eu otra vez.
Se a imigraçao de paris nao me deixar entrar, e me mandar de volta ao brasil, eu posso pedir para eles me mandar para portugal? la tenho pessoas registradas que pode me receber.
willian
Olá Bom dia. e obg por me responder aas minhas perguntas.
e la vai otra hehe.. a imigraçao de paris elas sao mais tranquilas nessa epoca de ferias ou sao mais enjuados ?
Bianca
Olá, obrigada por nos fornecer tantas informações. Eu e meu noivo vamos passar lua de mel primeiro em Barcelona e terminar em Paris (mas vamos entrar por Paris pela Air france), no caso onde será a imigração? Existe algum formulário para ser preenchido dentro do avião para entregar na imigração? Quando fui para os EUA a imigração foi super grossa porque eu não sabia que era pra preencher e sem falar Inglês foi péssimo, o meu amigo que fala fluente nem pode me defender, mas enfim consegui passar. . Quero me certificar de tudo dessa vez, pois nem eu nem meu noivo falamos frances. Nos ajude!!!
conexaoparis
Bianca
Me apertou, não sei se tem formulário para preencher. Como tenho a nacionalidade francesa, nunca prestei atenção nisso.
Mas eles são corretos aqui. Não fique aflita.
Acho que na França você vai ficar em zona de trânsito. O controle será feito na final da viagem.