.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
willian
Hehe Muitissimo obg fico mais aliviado.
willian
Quem puder me responder fico feliz.
willian
Oi tudo bem lina desde ja dou os parabens pelo blog mt bom msm.
Entao ja tenh as passagem compra de ida e volta pra belgica mas vou passar pela imigraçao de paris, talvez meu amigos vao mandar a carta de convite. mas nao e mt certeza. sera que tem algum poblema eu entrar sem ela mas eu tenho reservas no hotel tenh o seguro.. declaraçao de ferias de onde eu trabalho os papeis de vacina contra febre amarela. agora me diz sera que a imigraçao vai aceitar essas coisas. espero a resp´posta obg.
conexaoparis
Willian
Se tiver todos os documentos, não terá problemas. Não fique com medo.
Gregório
Muito bom o site. Estou tb meio receioso, pq tenho tudo; menos cartão de crédito . Prefiro levar dinheiro. E ai ?
conexaoparis
Gregório
Se tiver o suficiente para a sua estadia não terá problemas.
Luciano Melo
Glauber
Se você tiver em mãos tudo o que é exigido não se preocupe. Quando muito vai responder as perguntas de praxe (o que veio fazer, quanto tempo, onde vai ficar etc…). Agora se não tiver cumprindo TODAS as exigências não espere o famoso jeitinho brasileiro… o bixo pega e provavelmente você vai fazer parte deste número de barrados. Não existe má vontade, mas também não existe facilitação…
glauber
oi lana, e o pessoal do conexao, ontem eu vi na tv que os brasileiros são campeões em ser barrados na europa, em 2010, foram mais de 6000 expulções , quando o segundo que é os americanos nao chegaram a 3000.
no jornal disse que o pais que mais barra os brasileiros é espanha e em segundo a frança.
lana estou com viagem marcada para outubro para paris mas com conexao em madri, confesso que essas noticias me deixam com medo, gostaria de saber de voce como é na pratica o pessoal da imigraçao, eles sao “uns malvados” contra brasileiros ou isso é sensacionalismo da mídia
conexaoparis
Glauber
Se tiver todos os documentos não será barrado.
Clarissa
Olá Pessoal!
Tenho lido dicas mto legais aqui, parabéns!
Vou para Paris com escala em Madri em julho.
Já fui algumas vezes à Europa, incluindo em fevereiro deste ano. Já morei em Londres e acho que não terei problemas para entrar.
A minha dúvida maior é que dessa vez irei com meu namorado e ele é professor de tênis, tipo particular. Não temos como comprovar a renda dele, como com um holerite por exemplo.
Os demais documento já temos (passagens IDA/VOLTA, seguro, reserva de hotel, cartão de crédito internacional e os Euros necessários).
Outra coisa, temos 26 anos.
Será que teremos problemas? Se sim, como vcs acham que poderemos comprovar renda????
Obrigada!!
Clarissa
conexaoparis
Clarissa
Se vocês tem todos os documentos necessários não terão problemas. Jovens da sua idade entrem e saem da Europa todos os dias. Sem problemas.
Fabio Silva
e detale eu so vou ser controlado la como sempre fui, depois eu vou direto para outro pais sempre compro passagem paris-espanha ou paris- italia dessa vez comprarei paris-alemanha porque assim eles nem ligam muito para mim entede espero que seja dessa forma dessa vez ,,, se vc tiver alguma ideia para mim me diga por favor abraço boa noite !
Fabio Silva
fui expulso da espanha ano passado porque ja tinha algum tempo lá mas sempre entrei por paris e nunca me pediram nada é sempre tranquilo nem consulta meu passaporte gostaria da sua ajuda , pois vou tentar,gostaria de saber se tenho chanse ? sei que como turista terei que ter 70 euros por dia,cartão de credito,seguro saude,mas o que estou preocupado é sobre a expulsão se eles não consultarem meu passaporte somente olhar como sempre, sei que entro de boa,mas pelo contrario estou frito me der uma ajuda gostei muito das coisas que vc fala consola muito agentee nos ajuda é bom saber que existe pessoas que dedicam um pouquinho do seu tempo a ajudar o proximo um beijo felicidaddes
conexaoparis
Fábio.
Tente, quem sabe não terá problemas.
Mauricio Christovão
Semana passada saiu uma nova instrução da Polícia Federal que facilita a vida de quem vai viajar com menores sem um dos conjuges.
O reconhecimento de firma agora é mais simples, não necessitando da pesença de ambos os cônjuges no cartório. Vejam no endereço abaixo:
http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-menores-de-18-anos