.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Juliano
Olá Lina,
Estarei indo para Paris em Julho, junto com meu filho de 13 anos. A mãe dele írá nos encontrar em Paris uma semana depois pois estará em portugal, a trabalho. Minha pergunta é se para entrar em Paris com meu filho precisarei de algum tipo de autorização especial ou se a autorização para meu filho viajar comigo, que é exigida no embarque aqui no Brasil já basta.
Desde já agradeço a atenção.
Leda
olá
Lina,
Estou indo para a Europa dentro de alguns dias e confesso que fiquei um pouco assustada com as notícias sobre um surto de sarampo na Europa mais acentuadamente na França, maior número de casos.
É necessário atualmente apresentar algum certificado de vacinação, neste caso serviria a caderneta de vacinação que é concedida no posto de sáude?Vacinei-me contra sarampo, a chamada tríplice viral, e contra a febre amarela. É necessário que a ANVISA conceda algum documento comprobatório a partir dessa caderneta. Informaram-me no posto de vacinação que se deve fazer a troca pelo documento concedido pela ANVISA no aeroporto e, horário comercial.
Tenho seguro de saúde e reservas pagas em hotéis na Europa.
Ninguém jamais me perguntou a respeito de nada, sempre chagamos via Portugal à Europa.
Poderia me informar, por favor qual a situação hoje, atual?
conexaoparis
Leda
Não precisa apresentar nada. Precisa sim estar vacinada. Pode ficar tranquila. Eles que estão nos transmitindo a doença e não o contrário.
Patricia
Vou para Portugal ém julho/2012 para o casamento da minha irmã e de lá pretendo visitar Paris com minha mãe idosa e meu filho de 3 anos. Quais os principais itens a observar para entrar com o meu filho em Paris principalmente?
conexaoparis
Patrícia
Não tenho certeza. Mais seguro se informar junto ao consulado dos dois países.
Julia Regina
Em setembro, eu e meu marido, estaremos indo a Paris. Como é o clima nesta época do ano? que tipo de roupas devemos levar para evitar levar muita roupa?
conexaoparis
Julia
Setembro é outono
Traga roupas de meia estação. Blusas mangas compridas, trench coat, blazer de lã.
Julia Regina
Como estou indo, a passeio, a Paris, queria saber se alguém poderia fornecer os modelos dos formulários (imigração e aduana) que preenchemos, no avião, antes de chegarmos.
Valeria
Alguém sabe me informar o nome do documento equivalente ao nosso CNPJ lá na França?
conexaoparis
Valéria
Ele se chama siret.
Beth
Silvana
O seguro saúde internacional é obrigatório, vai custar uns 70U$ Dollar.
Quanto aos seus remédios, convém levar as bulas.
Abs.
silvana
eu pretendo ir a paris,mas 30 mil euros para seguro saúde é de +++++++++,preciso mesmo disso? e se eu tiver tomando algum remédio eu posso levar comigo?
conexaoparis
Silvana
Quem te deu esta informação?
O meu seguro é grátis fornecido pelo cartão de crédito.
Leonardo
Olá Lina:
Gostaria de uma dica para principiante. Devo passear em Paris usando cópia colorida do passaporte ou alguma identificação do Brasil é suficiente? Não sei se no Ibis Cambronne há cofre para deixar documentos originais…
Muito obrigado pela atenção
Leonardo
conexaoparis
Leonardo
Em todo Ibis, na portaria tem cofres. Deixe lá seus documentos e ande com cópias.
Gustavo
Gostaria de relatar minha experiência para contribuir com quem está indo:
Estive agora em maio na Irlanda e em Paris.
Para ir do Brasil para a Irlanda fiz conexão em Amsterdam. Como o tempo de conexão era longo (9 horas), saí do aeroporto para dar uma volta por Amsterdam. Para entrar na Holanda a única coisa que me perguntaram era quanto tempo ia ficar. Não pediram passagem nem nada.
Na chega à Irlanda, foi um pouco diferente: eu tinha uma carta de acolhimento do meu cunhado (ele e minha irmã estão há cinco anos na Irlanda, legalizados, ele trabalha como arquiteto e ela é dentidta e faz doutorado). Mesmo assim me pediram para ver as passagens de volta, perguntaram minha profissão e da minha esposa, se tínhamos emprego fixo no Brasil, se era nossa primeira vez na Irlanda, quanto tempo íamos ficar, etc. O funcionário ficou um tempo olhando minha passagem, a carta de acolhimento, consultando o sistema (na carta havia o número do visto de trabalho do meu cunhado). E ao final nos liberou sem problemas.
Na chegada em Paris, me perguntaram de onde estávamos vindo. Respondi que era da Irlanda e só. Não perguntaram quanto tempo íamos ficar, não pediram para ver passagens, reserva de hotel, seguro de viagem, nem nada. Super tranquilo.