.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Debir
Oi pessoas!!!
Adorei o site, ajuda fundamental pra quem vai viajar a primeira vez pra Europa. Gente, mas to com uma duvida grande:
Meu voo ida e volta é pra Paris, mas no dia que eu chegar lá (25/06) eu vou direto pegar o trem pra Londres e so depois volto pra Paris (vou ficar em albergue)
A minha pergunta é:
Eu vou precisar de reserva de todos os dias que vou estar na Europa? mesmo eu nao estando na França? Ou seja, qdo eu chegar lá, mesmo eu com a passagem de trem comprada pra lOndres pra o mesmo dia, vou precisar ter reserva de hotel? porque tenho um casal amigo que mora em Limoges, mas nao da mais tempo pra pedir um atestado de acolhimento. Já viajo dia 24/06…Obrigada,
conexaoparis
Debir
Se possue passagem para Londres está tudo em ordem. Não se preocupe.
silvana
Bom dia!
Tenho uma duvida, é necessario apresentar os extratos dos cartoes ou apenas os cartoes de credido mesmo?
Obrigada!
conexaoparis
Silvana
Somente os cartões.
Luciana
Lina,
Eu vou para a França numa “missão cultural”: trabalho voluntário na restauração de patrimônio de uma cidade ao sul. A instituição responsável pelo recrutamento dos voluntários irá me alojar e alimentar durante as 3 semanas que ficarei por lá, e depois passarei 1 semana em Paris (= 1 mês na França). É óbvio que não vou ter 60 euros por dia (60 x 30 = 1800 euros), só terei o necessário p/ uma semana. Minha pergunta é: eu corro o risco de ser deportada, mesmo apresentando atestado de acolhida da instituição, reserva em albergue por 7 dias, passagem de volta, seguro-saúde, cartão de crédito e dinheiro vivo? Como eles comprovam o saldo do meu cartão?
Meu voo faz conexão em Roma, eu vou passar pela polícia de lá também?
Eu tenho 21 anos e não trabalho, apenas estudo. Seria interessante levar tb um atestado de vínculo estudantil no Brasil?
Se eu levar esses documentos em português eles são válidos ou precisam ser traduzidos?
conexaoparis
Luciana
Acho que você não corre risco nenhum. Imagine. Você atravessa o Atlântico para restaurar o patrimônio francês e eles vão te barrar? Só se forem loucos.
Traga o atestado de acolhida, reserva albergue, seguro, passagem e cartão de crédito. Basta.
Depois conte para a gente este seu trabalho voluntário.
Nunca ouvi falar nisso.
Vaneza Narciso
olá a todos,
algm sabe informar se há validade para o atestado de acolhimento?
se vou viajar em setembro/2011 e solicito para minha amiga q mora em paris agora, tem problema?
desde já agradeço!
conexaoparis
Vaneza
Não sei te dizer. O consulado deve ter esta informação.
Beth
Rosangela
Vc vai viajar por qual cia aérea? Sei que a Air France faz conexão em Paris em voo para a Alemanha. Vc vai precisar de passagem de ida e volta, seguro de saude (Schengen) e comprovar que tem meios para se sustentar na Europa. Espero que dê tudo certo!
Abs.
Rosangela
Olá,
Acabei deixando para me organizar de ultima hora. Tenho uma sobrinha que mora em Dusseldorf na Alemanha, e voo que pretendo viajar tem conexão em Paris, ou mesmo na Alemanha tenho receio,pois imigração sabemos como é e estou viajando sozinha. O que fazer para ter segurnaça de que tudo vai dar certo? Se possivel gostaria de um retorno urgente> pretendo viajar entre 08 a 10/05.
Obrigada
conexaoparis
Rosangela
Você vai ficar na área das conexões e talvez não passe pela imigração.
Flávio
Bom dia,
Viajarei para Paris em junho e pretendo ficar na casa de uma amiga por 4 dias. Eu preciso do atestado de acolhimento, certo? Sabe se é muito demorado para se obter esse atestado junto à prefeitura?
Obrigado!
conexaoparis
Flávio
É demorado sim, mas não sei te dizer o prazo exato.
German
Pessoal, meu irmão está na Irlanda estudando e irá para Paris a turismo. Meu filho, 14 anos, quer passar alguns dias com o tio em Paris. Há alguma exigência para o retorno dele para o Brasil? O menor viajará descompanhado Brasil/França/Brasil. Os procedimentos para saída do Brasil já tenho, mas não sei da Europa pra cá. Há alguma exigência de documentação para o menor voar com o tio entre países europeus?
conexaoparis
German
Não sei te responder. A própria companhia aéra deve saber.
Taisa
Olá Lina,
Irei à Paris pela primeira vez em maio e ficarei 7 dias na casa de amigos, depois 4 dias em Londres . Se eu apresentar uma carta deles declarando que irão me hospedar, com telefone, etc, não é suficiente? eles não podem ligar pra pessoa confirmando? Ou é melhor fazer um contrato como se estivessem alugando o apt? Irei a Londres de trem, eles tb pedirão algum documento de estadia lá (tb ficarei na casa de amigos)?
Obrigada!
conexaoparis
Taisa
Diante da lei não é suficiente.
Muitos turistas chegam aqui sem o documento exigido e entram sem problmeas porque nao foram controlados.
Mas aqueles que sofrem o controle, correm o risco de não entrar.
Por isso melhor ter o contrato de aluguel. Ficará mais tranquila.
Em Londres, não sei.
Douglas
Oi Ilna, olha eu novamente lhe fazendo perguntas…
Estou indo para Paris em Julho e estou com as seguintes dúvidas:
Na Imigração preciso ter os 60 euros/dias em dinheiro?
Como comprovar saldo no cartão de crédito e conta corrente?
Seguro Viagem: MIC Europa ou SegurViaje (Mapfre)?
Cartão Visa Travel Money é bem aceito em Paris?
Desculpe tantas perguntas, mas são elas que andam me tirando o sono. rsrsr;
Obrigado e parabéns pelo lindo blog,
conexaoparis
Douglas
A lei pede 60 euros dia, mas ninguém respeita pois todos nós viajamos com cartões de crédito.
Não pedem comprovação de saldo.
Quanto ao seguro, não sei te dizer qual. Sempre faço com a mesma seguradora que se chama Europe Assistance.
P CVTM é bem aceito em Paris.