.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Beth
Debora
Lá com cá é tudo igual: durante o dia é mais quente e de noite refresca…
Debora
Eu ate vi Lina… mas acho q nao entendi rsrs… No mesmo dia a temperatura atinge a minima e a maxima? Obrigada!
Debora
Oi lina!! Estamos indo a paris na proxima quinta e estas dicas foram muito valiosas… alugamos um apartamento e agora vamos pedir o contrato de locacao, porque estavamos indo sem. Muito obrigada!! Quanto ao clima, como esta a temperatura em Paris?
conexaoparis
Débora
Na primeira página do blog você tem todos os dias a temperatura de Paris.
Marina
Olá! Estou indo à Portugal agora dia 15 de março para passar 88 dias na casa do meu namorado, que é português. Ele é o responsavel pela minha estadia e tudo o mais que eu necessitar. Estou preocupada com a carta convite que não tenho a original, somente copia e não estou levando euros. Sabem me dizer se eles aceitam esta carta? (ele estará no aeroporto me esperando com a original em mãos).
Tenho apenas 24 anos e tenho receio que me olhem, achem bonita e pensem que vou para outras coisas, é o mal de viajar para Europa, muitas preocupações. Alguém pode me dizer algo? Ahm, se puderem, gostaria de dicas de como ir vestida, pois sei que isto também ajuda, o periodo la no momento está frio.
agradeço desde ja! abraço a todos
conexaoparis
Marina
Não sei nada sobre a legislação portuguesa. Melhor perguntar no consulado.
Ubiratã
Olá Lina.Depois de ler todos os comentários desse post(uma hora,rsrs),percebi que ha controversias em relação à obrigatoriedade da vacina da febre amarela para o ingresso na França.
Será que vc ou outros leitores poderiam me esclarecer sobre isso?
Vou pra Paris no final de março e não estava querendo tomar essa esa vacina.Poderei ter problemas se pegar um fiscal que esta´de mau humor?
Obriogado.
conexaoparis
Ubiratã
Já modifiquei o artigo.
Não é necessário vacinas. Não precisa se preocupar com isto.
Sandra
Oi, primeiro, parabéns pela boa vontade em esclarecer tantas dúvidas.
Eu sou brasileira, mas tenho dupla cidadania portuguesa, passaporte e cartão do cidadão português, não estou preocupada com isso, mas sim, com minha mãe que é brasileira, mas não conseguiu tirar a dupla cidadania porque meu pai faleceu, e vamos a europa em datas diferentes, então minha dúvida é a seguinte, ficaremos na casa de meus primos na frança, e vi no site do consulado, que familiares de cidadão europeus não precisam do atestado de acolhimento, então quais documentos ela precisa levar para comprovar isso? Ela pode levar uma xerox autentidaca do meu cartão cidadão que tem o nome dela na minha filiação e certidão de casamento dela, mas com averbação do óbito de meu pai? e o endereço e telefone de meus primos da frança? além do passaporte, seguro saúde, cartão de crédito internacional? isso basta ou precisa do tal atestado de acolhimento?
Desde já, muito obrigada
conexaoparis
Sandra
Te aconselho enviar email para o consulado. Não sou especialista e não domino a legislação.
nat
Oi, Karina, posto, sim, a nossa experiência! Se souber de algo mais, também. Obrigada pelo apoio. A nossa tb é a 1a. Bjs
carol freire
Olá a tod@s,
Estive na França em maio de 2010 para um congresso em Montpellier (belíssima por sinal) e entrei na eurpa por Madri. Apenas me pediram o passaport e perguntaram a razão da viagem. Respondi que era para um congresso na frança e ele me perguntou de visto. Respondi que não eram necessário visto do Brasil, nem para a Espanha, nem para a França, para este período de 10 dias. Ele carimbou meu recibo e passei tranquila! Este ano volto, mas esterei indo para Paris com o meu marido em julho!! bjs e espero ter ajudado aqueles que estão preocupados,
Beth
Enaldo
42% dos moradores de Paris tem curso universitário e consequentemente falam a língua inglesa.
Enaldo
Longe de mim querer falar sobre algo que não vi de perto, rs….. Mas hoje mesmo uma amiga falou que implicaram com a ausência da verruga dela na foto do passaporte, no Canadá, rs…. Um casal de amigos, muito bem de vida, reclamou que foram tratados com rispidez em Heathrow, sem qualquer motivo. Um colega advogado e professor disse que é visível a discriminação contra sulamericanos nos aeroportos de Orly e Charles de Gaulle, assim como em Praga onde ele foi para um congresso. A questão da vacina também parece dividir os relatos. Ontem fui tirar passaporte na p.f. e vieram me pedir certificado de reservista. Como tenho trinta e dezesseis anos, rs…, estou dispensado de apresentá-lo, a funcionária, de boa-fé, não sabia disto. Para uma colega avisaram por telefone que era obrigatório uso de roupas claras (não vi isto escrito, não sabia, e fui de terno preto, mas lá ninguém tocou no assunto). Imagino que há gente muito boa e qualificada em todos os lugares, mas como func. público há quase vinte anos sei que no meu meio há pendores para dificultar a vida dos outros. Então eu gosto de morrer de véspera, rs…
Mas, eu queria mesmo era perguntar o seguinte: é verdade que os parisienses estão mais receptivos à lingua inglesa, conforme noticiado aqui no Brasil há uns seis meses atrás?
Boa noite a todos.