.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Beth
Karina
Não se preocupe!
Já passei pela imigração de vários países europeus, é tranquilo.
Normalmente eles pedem apenas o passaporte.
Boa sorte!
karina
Oi Nat, estamos com a mesma dúvida. Pelo que soube passaremos pela imigração em Madrid.
Vamos aguardar ajuda de alguém experiente e peço que vc faça a gentileza de postar aqui como foi sua experiência. Viajarei dia 10/04, a 1ª viagem internacional e por isso todos os receios e dúvidas.
nat
viajo semana que vem para paris, com entrada por madrid, onde a conexão dura 10 horas. volta tb por madrid, iberia. vou passar pela imigração em madrid ou só qdo chegar em paris (orly)? agradeço a ajuda!
karina
Olá
Eu e minha tia estamos com as passagens (ida e volta) compradas para Paris. Féria no total de 14 dias.
Vôo pela Ibéria, conexão em Madrid.
Sabemos de todos os documentos que podem ser exigidos, como também Seguro, euros e cartão de crédito internacional.
Minha dúvida é a seguinte: seremos recepcionadas no aeroporto de Orly por um amigo francês que mora na cidade de Hazebrouck na França. Irá nos buscar de carro e pretendemos ficar pelo menos 3 dias em Paris. Como devemos proceder em relação a carta convite? Ela realmente tem que ser registrada? Temos como provar que ele estará retribuindo a gentileza de nos hospedar e nos guiar pela França, através do xerox do passaporte dele (que consta duas entradas no Brasil ano passado, quando veio nos visitar). Ele não acredita que possamos ter maiores problemas na imigração, mas devido aos relatos lidos, estou com medo. Seria melhor reservas em um hostel por todo o período em que ficaremos no país ao invés de apresentar a tal carta e o xerox dos documentos dele?
Agradeço desde já a atenção.
Beth
Enaldo
Ninguém é obrigado a ter um cartão de crédito internacional para entar na França. Por outro lado, vc não pode portar mais do que 10.000 € cash.
Eu já estive na França dezenas de vezes e nunca, jamais, alguém me pediu mais do que o passaporte!
O pessoal da alfândega é muito bem treinado, eles percebem de longe quem está viajando e porque…
Enaldo
Obrigado pela resposta. Deixo aqui uma pequena contribuição. Uma lei só se revoga por outra. A exigência de portar dinheiro é baseada no raciocínio de que o turista gastaria, pelo menos, três vezes o menor salário mínimo da comunidade europeia, que está por volta de 600 euros, por isto a exigência seria mesmo de 60 euros/dia conforme noticiado aqui, e aí o MRE do Brasil estaria informando valores de anos atrás, já defasados.
Curiosamente, a exigência de portar cartão de crédito internacional é que é inconstitucional, tanto aqui como aí, porque implicaria exigir da pessoa física estabelecer relação contratual com banco ou administradora de cartões de crédito, e ninguém pode ser obrigado a comprar o que não quer.
Impossível é convencer as autoridades policiais do contrário, é mais conveniente se adaptar às práticas locais.
O melhor, acho, é andar com os dois: cartãos e dinheiro, que é muito prático para pequenas aquisições e é indispensável para pagar o locador. Pessoalmente, para ter tranquilidade, acho que o mais seguro é levar uns duzentos euros/dia.
Boa noite a todos.
Nat
pessoal, vi num comentário de 2010 LIna respondendo que a declaração do seguro do cartão por email basta, funciona. obrigada.
Nat
lina, amo seu site e os guias!
pergunta: viajo semana que vem para paris, com entrada por madrid, onde a conexão dura 10 horas. volta tb por madrid, iberia. vou passar pela imigração em madrid ou só qdo chegar em paris (orly)? eu e família: mulheres de 30, 55 e 62 anos e meu primo de 18. estou preocupada com a fama de madrid. não vamos por agência. temos todos os documentos, mas os contratos de trabalho e a declaração de matrícula demonstrando vínculo, por ex, estão todos em português.
outra: minha tia e primo têm direito ao seguro que o visa planitum oferece e a comprovação/apresentação é só uma folha impressa via internet, com o nome de cada um, timbre do visa, um tel e o valor de 30.000euros. já o q eu e minha mãe vamos comprar terá cartão magnético, detalhamento de todas as cláusulas, tudo bem o do cartão que eles têm ser assim tão simples na apresentação?
última: alguém conhece a empresa Tranhotel que faz transfers e passeios em Paris? compraria já daqui tudo (dividido em 5x) e agência disse que a empresa local é esta, mas não achei referências na internet…
Beth
Enaldo
Não há necessidade de viajar com dinheiro vivo se vc dispor de cartão de crédito internacional. Acho que esta exigência de “tantos” €uros dia é alguma lei antiga…
Enaldo
O portal consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil informa que o mínimo exigido é de 40 euros o dia. Estaria defasado?