.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
ALLINY
ola adriana!
desculpe a ausência de respostas é que estava com problema no meu pc. Bom eu estou no RIO GRANDE DO NORTE, eu e meu namorado já nos informamos também sobre ficar os seis meses e achamos complicadíssimo, então decidimos que eu ficaria só os três meses mesmo. E quanto a carta de acolhimento é obrigatório. Você precisa urgentemente pedir que seu namorado vá a prefeitura da cidade que ele mora para saber o que ele precisa fazer…
Lara
Olá Pessoal, Estou com algumas dúvidas para a comprovação de hospedagem.Vou viajar a Paris esse mes, mas ficarei 15 dias como convidada no alojamento da Cité U en Paris, e para isso a Prefecture não libera o atestado de acolhida, mas dizem que é considerado legal. depois disso tenho reserva para 1 mes em um hostal em Paris, e depois viajarei com o meu namorado que está lá para outros lugares, mas como ele tem amigos e conhecidos lá e na Espanha não precisamos reservar hotel, mas estou em dúvida se podem me barrar por falta de documentação.O que vocês acham??O restante eu tenho tudo certinho, vacinas, cartão de credito, seguro, comprovação de 60 euros diarios.Abraços.
conexaoparis
Lara
Mostre sua reserva no Cité Universitaire e no Hostel. Para o restante diga que vai viajar e acampar. Fique tranquila.
mateus
oi boa TARDE queria uma imformacao ten um mes q vim da españa para o brasil e agora depois de um mes estou voltadando e estou indo por paris meu passaport ja ten 4 carimbo sera q ten algum problema eu volta depois de 1 mes con o mesmo passaport???
Rodrigo
Oi, boa tarde!!!
Eu e minha esposa estamos indo para a Alemanha, mas vamos pela Air France, e faremos a conexão em Paris (CDG). Chegaremos às 8h00 e pegaremos a conexão às 11h00. Não pretendemos sair do aeroporto. Para a Alemanha (nosso destino) não é exigido comprovação de reserva em hotel ou declaração oficial de que se vai ficar na casa de particulares. Porém, vi no site do Consulado da França que, lá, na França, um dos documentos de ingresso exigidos é reserva de hotel ou esta declaração oficial. Não vamos ficar na França, só passaremos umas 3 horas no aeroporto, mas é lá, no CDG, os procedimentos de imigração. Neste caso, eu tenho a obrigação de apresentar reserva de hotel?? Pois não vou ficar na França, mas só conexão na mesma manhã, rumo à Alemanha, onde não se exige isto. Na Alemanha ficarei na caso de meu cunhado. Estou receoso se eles podem me pedir este tipo de documento, mesmo não pisando em solo francês, mas em conexão. Serei grato por uma resposta.
Rodrigo
conexaoparis
Rodrigo
Não se preocupe com isto, você está em conexão. Não vão te exigir nada.
mateus
oi boa a noite queria uma imformacao ten um mes q vim da españa para o brasil e agora depois de um mes estou voltadando e estou indo por paris meu passaport ja ten 4 carimbo sera q ten algum problema eu volta depois de 1 mes con o mesmo passaport???
conexaoparis
Mateus
Pelo que saiba não tem problema.
Adriana
Obrigada!
nossa como é complicado e chega a dar até frio na barriga só em pensar em ser deportada.Pq é tao facil entao entrar no Brasil e sair.
Adriana
Obrigada ! Alliny
Me responde uma pergunta, nossa eu tô cheia de dúvidas e mais dúvidads!
voce está em qual estado ? Como é que vc faz qdo vai, e qto tempo vc passa lá ?
Porque estou em Manaus, já me informei com pessoas da embaixada e me disseram que para eu ter o visto de seis meses tenho que ir para estudar e so consigo esse visto no DF pq para estudar eu tenho q apresentar o comprovante de matricula mas nao tenho como fazer isso entao eles me disseram que tenho que ir como turista e apresentar uma carta para hos´pedagem da casa de meu namorado e so assim poderei ficar os tres meses sem precisar de visto. è isso mesmo ?
conexaoparis
Adriana
As pessoas da embaixada possuem informações corretas. O visto de turista dura 3 meses.
Pelas informações que obtive, para pedir visto de estudante você tem que ter uma inscrição em escola na França e pedir do Brasil.
ALLINY
adriana
Irei em junho também visitar meu namorado mas, só visitar. Eu não sei se daria tempo fazer tudo isso dentro de três meses. Mas, primeiro eu te aconselho a se preocupar com os documentos necessários para entrar na frança, já estando lá você vê o que faz . Quanto ao resto acho que a Lina poderá te responder melhor. Boa Sorte!
Adriana
olá, Lina
espero que voce possa me ajudar. Já procurei deiversos site e blogs e achei esse muito interessante.
Tenho uma estoria de amor a distancia e preciso de uma ajuda e orientação porque estou preocupada com tanta documentação.
– conheci uma pessoa pelo site de relacionamento já ha dois anos e estamos planejando ficar juntos. Sou brasileira e ele portugês , estou em Manaus e ele esta em cholet-França.
nos conhecemos há dois anos e estamos complanos para casar.Ele ja conseguiu pegar o visto de permanencia portanto a situação dele ja esta legalizada.
o nosso plano é o seguinte : eu irei em junho para passar tres meses e não vou levar o visto apenas o passaporte pq ele disse que para ficar tres meses nao precisa de visto, durante esses 90 dias pretendemos nos casar e legalizar minha situação e conforme seja ficarei lá pra sempre ao lado dele.
a minha dúvida é : vc ja ouviu falar de algum caso assim ?
em tres meses dar pra resolver tudo sobre os documentos?
eu tenho que ter dinheiro na minha conta ?
é obrigatorio o cartao de compras internacional?
o seguro de vida é comprado junto com as passagens?
por favor me ajude nessas duvida e caso tenha algum caso parecido por favor me informe.
obrigada!
att.Adriana.
conexaoparis
Adriana
Não é tão fácil assim e te aconselho a pedir ao seu namorado informações corretas. Diga a ele para se informar na prefeitura da cidade onde mora.
ALLINY
salut lina,
gostaria de saber se voce tem alguma sugestão quanto ao seguro viagem, qual a melhor opção? e outa coisa também, irei desenbarcar no aeroporto de Marseille, você acha que lá será tranquilo tanto quanto em parís? grata
conexaoparis
Alliny
Faça meus seguros com uma empresa que se chama Europe Assistance. Não sei qual seria a melhor opção.
O aeroporto de Marseille é tranquilo, menor, mais fácil.