.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Lenna
Vais ficar encantada! Aguardo teus relatos. Abrs.
Sheila
Puxa Lenna, muito obrigado pela dica, na volta conto como foi nossa viagem..hehe..Abraços
Lenna
Sheila,
Já fui viajante inexperiente há algum tempo e, por isso, resolvi te responder. Leva aquele pequeno guia para viajantes (que se compra nas livrarias) e não esquece NUNCA de usar as expressões de cortesia como “bonjour”, “merci”, s’il vouz plaît”, “pardon” e “au revoir”. Os franceses dão muita importância a essa formalidade. Certa vez vi, no Mont Sainte-Victoire, perto de Aix-en Provence, uma atendente de caixa de restaurante gritar com turistas alemães que não agradeceram após pagar a conta. Até levamos um susto.
Mas, não fica ansiosa. Em geral, pessoas que vão pela 1ª vez se dão muito bem, pois entre um gesto e outro e algumas palavras, tudo se resolve. É a velha e universal linguagem dos sinais…
A Maria Lina deve ter outras informações importantes para te dar.
Um abraço e boa viagem!
Sheila
Olá, bom dia! Estamos indo a paris no carnaval, é nossa primeira vez e estamos muito ansiosos, achamos um pacote bem legal pela decolar e efetuamos a compra, mas infelizmente não temos muitas informações por parte da decolar. Você com sua experiência, acha que teremos muitas dificuldades por lá, falo isso no sentido comunicação pois não falamos francês e muito pouco, mas muito pouco mesmo inglês. Já soube de várias pessoas que foram na mesma condição e não tiveram problemas. Alguma dica para nos dar?
conexaoparis
Sheila
Você já tem uma resposta excelente. Acho também que tudo depende da atitude. Se chegar e disser bonjour, eles vão te atender muito bem. E não se esqueça do merci e au revoir.
Beth
José
Esse é o procedimento normal do CDG, apenas olhar os passaportes.
A França recebe diariamente passageiros do mundo inteiro…
Já nos aeroportos regionais eles são mais atentos.
josé rodrigues
Pessoal, tenho uma dúvida e acho que a resposta pode ajudar os novatos que ficam com tanto medo de ir.
Quando fui ano passado, fui na semana do feriado de 12 de outubro e, resultado, o avião estava lotado.
Como já escrevi antes a chegada foi tranquila com os agentes franceses apenas conferindo os passaportes no próprio corredor de desembarque e uma pessoa, que tenho quase certeza que era brasileiro, no guichê.
Em ambos os casos foi tudo tranquilo e nem pediram as demais comprovações só olharam o passaporte mesmo.
Pergunto.
Este é o padrão atual do CDG com os brasileiros, a época do ano influi – ex: feriado nacional no Brasil vai mais gente e eles afrouxam a fiscalização pensando no nosso dinheiro?
O fato de já ter carimbo europeu anterior ajuda, o sistema é informatizado e eles sabem que você já esteve na Europa de modo a facilitar sua vida pois sabem que já teve a chance de ficar e não ficou?
No mais fica meu testemunho novamente.
Tenham todos os documentos exigidos e em ordem que é quase garantia de uma entrada tranquila.
Tentem dar um “jeitinho” e corram o risco.
mlourdes
E Beth, você também é muito legal!obrigada
mlourdes
OK, MUITO OBRIGADA PELA ATENÇAO LINA!!!
BEIJOS
mlourdes
Lina;
obrigada pela atençao!!Alem desse atestado , é necessario comprovar a quantia exigida de 60 euros por dia?ou somente o atestado seria o suficiente?
beijos…
conexaoparis
mlourdes
Se tiver cartão de crédito internacional não precisa ter esta soma em dinheiro.
Beth
MLourdes
É sempre recomendável levar algum dinheiro e um cartão de crédito internacional.
Abs.