.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
mlourdes
irei passar 90 dias…
mlourdes
LINA;
Estarei indo para paris em maio desse ano,estou com passagem de ida e volta , seguro saude,comprovante do curso de frances que farei em paris ,carta de acolhimento do meu namorado, gostaria de saber se é preciso mais alguma coisa alem disso!! Estou preocupada Tambem com a quantia que é necessario comprovar, é muito dinheiro .!É necessario fazer essa comprovaçao dessa quantia , tendo a carta de acolhimento ?
obrigada pela atençao!!!
P.S : seu site é util em demasia!!valeu!!
conexaoparis
mlourdes
A lei diz que seu namorado deve pedir um atestato de hébérgement na prefeitura do bairro onde mora.
Este é o documento oficial. A carta que ele escreveu não vale.
Talvez nem seja controlada. Mas a lei é esta.
mel
Lina, muito obrigada
max
eu vou viaja para alemanha eu tenho tudo passagem ida e volta dinheiro cartão de credito plano de saúde carta convite mais ela foi enviada por email xerox da original registrada em cartório tem algum poblema ? eu posso ser deportado por isso ?
conexaoparis
Max
Na Alemanha não conheço as regras. Na França, precisa ser o documento da prefeitura do bairro onde mora a pessoa que te hospeda.
mel
´Lina,
seu site é ótimo!!! ele tira todas as nossas duvidas… além de nos presentear com imagens tão lindas de Paris.
mas tenho 1 dúvida…
vou a Paris com minha filha pequena, mas antes passarei 2 dias em Madri.. tenho toda a documentação, mas não trabalho atualmente e minha viagem será paga pelo meu marido. Vc acha que terei algum problema com a imigração…. talvez quando passar por Madri, ou na França tb?… Alguém pode me esclarecer. Poderei ser barrada em Madri?
conexaoparis
Mel
Se tiver passaporte, autorização para viajar sozinha com a filha, reserva em hotel, passagem ida e volta, seguro saude para as duas, cartão de crédito, não terá problemas.
Beth
Ana Paula
Normalmente é assim mesmo, basta mostrar o passaporte.
Mas eu já vi pessoas serem “convidadas” a entrar na sala ao lado…
ANA PAULA MADUREIRA
Caros
Eu e meu marido estivemos em Paris para as festas de Ano Novo e fiquei “assustada” com a facilidade para entrar no país. Os procedimentos começam com uma fila logo que você sai da aeronave. Duas pessoas do aeroporto olham os passaportes. Depois você entra em outra fila, da imigração. Eu e meu marido apresentamos os passaportes, ninguém nos pediu NADA, NENHUM OUTRO DOCUMENTO, recebemos nosso carimbo de entrada e pronto ! Não sei se foi sorte, não sei se foi exceção. Talvez por que estávamos com tudo certo, tudo deu certo.
Beth
Jocimar
Não só os brasileiros são deportados ao tentar entrar na França ilegalmente.
jocimar da silva
oi lina
vc tem ideia de quantos brasileiros são deportador no aerporto da frança
conexaoparis
Jocimar
Não sei.
cedric
Sou frances ,mora no brasil so que estou me mudando pra frança. Minha esposa e brasileira , ela precisa do seguro viagem? Estamos casado tbm no consulado frances.