.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
ALLINY
obg beth
LUISA PARISE
Gostaria de saber o seguinte: Vim para Portugal e casei com um cidadão português, estou desde agosto com o visto de turista, ja tratei de assuntos como – ter médico de familia, declaração de que vivo sob comunhão de bens, numero de contribuinte, além de ter a certidão de casamento, meu passaporte está dentro da validade, uma amiga do brasil vem me visitar agora em janeiro e me convidou para irmos visitar a frança e outros países, estou com dúvida se haverá algum problema, por não estar ainda legalizada, apesar de estar cuidando disso, por gentileza gostaria de sua ajuda.
Obrigada.
conexaoparis
Luisa
Não sei te dizer e somente os consulados podem te informar com garantia.
Beth
Alliny
Não se preocupe!
Se vc está com todos os docs. em ordem não há o que temer ao passar pela imigração. Basta mostrar o passeport e tudo bem…
Se eles resolverem questionar cada passageiro estrangeiro que entrar no CDG a fila vai caber no aeroporto!
ALLINY
ola lina
meu receio agora é passar pela imigração.Mesmo eu estando com todos os papeis legais e obrigatórios, estou com muito medo das perguntas que vão me fazer e de eu não saber respondê-las.Dizem que se eu pegar um voo com conexao em portugal seria melhor para mim porque uma vez passado da imigração em portugal não passarei mais na frança só olharão meu passaporte e pronto.Será que é verdade?estou muito insegura!.grata
Priscilla N.
Jacqueline,
O problema é que minha estadia é de 1 mês, se eu não cancelo a reserva a tempo, eles debitam o valor total do meu cartão de crédito! Meu medo é eles ligarem pro hotel confirmando…
Jacqueline
Priscilla N.
em alguns comentários antes do seu eu vi alguém falando que pode acontecer deles ligarem para confirmar a reserva, minha sugestão é vc fazer a reserva em um albergue que é bem mais barato e mesmo perdendo a 1ª diária sua reserva estará confirmada caso eles liguem, eu estive em Paris do dia 03 ao dia 07/12 e pra vc ter uma idéia o oficial que nos atendeu não respondeu nem ao meu cumprimento só olhou os passaportes carimbou e não falou nada nem comigo e nem com meu esposo, achei mais fácil entrar na França do que fazer a conexão para Israel, onde eles verificaram td em nós tive que tirar sapato e tudo mais já apra entrar na França estava com o mesmo calçado e eles não foram tão rigorosos (a minha conexão foi em Paris mesmmo no CDG)
Não sei se ajudou mas é uma alternativa.
Priscilla N.
Gente, socorro!
Embarco dia 30 e meu namorado mandou o atestado de acolhimento, só que ele mandou em cima da hora e por carta registrada, ou seja, não vai chegar a tempo!
Fiz uma reserva em um hotel, depois cancelei para não ser debitada do meu cartão. Eles ligam pro hotel ou simplesmente checam se a gente tem reserva? Estou super aflita agora, já tenho tudo pronto, todos os documentos, só ficou faltando esse atestado, que infelizmente não chegará!
ALLINY
agora estou mais aliviada porque já faz muito tempo que não vejo meu namorado e o fato de eu não poder entrar na frança seria uma frustração para nós. muitissimo obrigado e parabens pelo site!
ALLINY
Oi lina….
li todos estes comentarios e estou apavorada! pretendo viajar para a frança em junho de 2011 vou visitar meu namorado na cidade de GAP, ja estou providenciando todos os papeis necessarios. mas o que esta me incomodando é essa questão dos 60 euros por dia, se eu ficar 3 meses lá, minha conta bancaria tera que conter o equivalente a este periodo? ou seja 5.400 euros? isso é muito dinheiro! voce pode me esclarecer essa duvida?
obrigado.
conexaoparis
Alliny
Não precisa possuir esta soma.
Você mostrando passagem ida e volta, seguro de viagem, e os outros documentos necessários, tudo está bem.
conexaoparis
Alliny
Não precisa ter esta soma na sua conta.
Fernanda
Me desculpe…quis dizer “carteirinha internacional de vacinação” no meu comentário anterior.
Um abraço Fernanda