.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Beth
Glauco
O governo italiano tinha um convênio com o hoje SUS brasileiro. Sei disso porque um tio meu infartou na Itália e foi muito bem atendido pelo sistema público deles. O hospital italiano optou atendê-lo via SUS ao invés de utilizar o seu seguro internacional…Meu tio não é italiano nem morava lá, estava apenas de passagem, risos. E com passaporte brasileiro…
A única exigência do hospital foi pedir o comprovante de que os pagamentos estavam em dia…
Procura se informar melhor no consulado!
Fernanda
Oi Lina, estive no começo de novembro em Paris com meu marido.Estava super preocupada em relação aos documentos necessários para entrar na França, segui todas as orientações do CP, entrei em contato com a embaixada da França no Brasil …..fizemos o seguro, levamos as reservas de hotel, dinheiro em espécie, 2 cartões de crédito internacionais cada um, Visa Travel, só não tiramos as carteirinhas internacionais pois não exigem(segundo nos informou a embaixada). Passamos pela imigração e não nos pediram absolutamente nada, apenas apresentamos os passaportes e entramos no país.
Raphael Moraes
Obrigado pela resposta acima.
Mas uma dúvida, quando disse que estavam com a documentação em dia me referi a: carta feita pelo meu cunhado e cunhada que estarão recebendo minha mulher e filha na sua casa, passagem de ida e volta, seguro saúde, cartão de débito internacional com alguns euros e outa parte de euros em mãos,declaração de emprego estável da minha mulher e declaração de matricula no colégio no ano letivo de 2011 da minha filha, minha autorização da viajem dela, passaportes…ufa, acho que é isso ??
O lugar que ficarão é na Holanda, porém chegarão na Bélgica, acho que a lei de imigração nesses dois países para Brasileiros é a mesma, né?
Desde já agradecido,
Raphael Moraes
conexaoparis
Raphael
Para a França é exigido uma atestação de hospedagem dada pela prefeitura. A pessoa que vai hospedar pede à prefeitura esta atestação.
Uma carta não é suficiente.
Para outros países não sei. Ligue para o consulado;
O resto está correto.
Glauco Zanella
Ainda tenho a dúvida… heheheheh
Sei que o custo não é dos mais caros, mas por ter o cidadania e passaporte Italiano, fui informado que poderia fazer um seguro saúde normal (cobertura hospitalar de 1.000 Euros dias e outros benefícios), SEM a inclusão do seguro de 30.000 Euros do tratado de Schengen.
Então, continuo com essa “pulga atras da orelha”!!!
Será necessário um seguro que contemple os 30.000 Euros do Tratado de Schengen, ou por ter cidadania italiana basta um seguro de saúde mais simples??
Se alguém já teve essa experiência, ficarei grato pela ajuda.
Abçs.
conexaoparis
Glauco
Melhor consultar o consuldado. Não sei te responder.
Raphael Moraes
Minha mulher e filha estão indo pela primeira vez a Europa ( Holanda ) passar 1 mês na casa da irmã de minha mulher que é casada e lá a algum tempo. Elas estão com toda documentação exigida, porém, tenho uma dúvida: Elas estão indo para Holanda, mas farão uma escala de 2 horas primeiro em Madri . Será que lá na espanha eles irão criar caso ou essa competência cabe somente a Holanda?
Desde já agradecido.
Raphael Moraes
conexaoparis
Raphael
Se estiverem em trânsito não passam pela imigração. Pelo menos eu sempre vivo esta esperiência.
Glauco Zanella
Amigos,
Após ler as varia dicas do blog, não localizei comentários sobre a necessidade de ser feito seguro que contemple o tratado de schengen para quem possui Cidadania Européia (ou Italiana – como eu).
Sendo assim, como irei em Dezembro de 2010 pela primeira vez para a Európa (Madrid, França e Itália), fiquei com dúvida se devo ou não fazer obrigatóriamente o seguro que contemple os 30.000 Euros do Tratado de schengen, já que possuo cidadania Italiana.
Algém responde essa??
Desde já obrigado pela ajuda.
conexaoparis
Glauco
Todos devem ter seguro saude de viagem.
Somente aqueles que possuem um seguro de saude europeu estão fora desta exigência.
diego
Pessoal, tudo bem? Primeiramente eu acho brilhante o trabalho da Lina, é de uma utilidade pública muito maior que osite das embaixadas.
Enfim, pelo que li acima eu estou com toda a documentação em ordem, apenas uma dúvida: Vou ficar 14 dias, estou levando 1800 euros no cartao visa travel money e 600 euros em espécie. Como posso comprovar a quantia do cartão na entrevista de imigração? Só o saldo que a gente imprime da internet serve?
Muito obrigado mesmo
conexaoparis
Diego
Não se preocupe com isto. Está tudo em ordem.
Cássia Pereira
Olá Beth, obrigada pela resposta!
É verdade, será um problema sério!
Dará tudo certo.
Abs.
Beth
Cassia
Nenhum problema.
O passaporte de cada uma das meninas vai provar que são filhas (menores) do do seu tio. Ele será o responsável por todas.
O único problema que seu tio terá será em controlar as três filhas, risos. Especialmente nas compras…
Abs.
Cássia Pereira
Boa noite a todos, Olá Lina!
A página é simplesmente perfeita!
Conheci o blog hoje e já li ele todo…
Quero tirar uma dúvida. Na verdade, a informação seguirá para um tio meu. Ele viajará em abril com as suas três filhas (16, 19 e 20 anos). Ele é viúvo. Para não ter problemas com a imigração, quais os documentos (além dos básicos/exigidos) ele deveria providenciar?
Nenhuma das meninas trabalham, elas apenas estudam. Nenhum fala francês, apenas inglês…
Elas precisam providenciar alguma declaração da faculdade?
Ele precisa pedir um cartão de crédito adicional para cada uma das meninas?
Bem, quais seriam as principais providências. Por favor, digam para mim!
Obrigada!