.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Felipe
Bom dia, chego em Paris dia 11/12 tenho a apólice de seguro mas não tenho o tal atestado de acolhimento, pois ficarei em Dijon do dia 11/12 a 18/12 onde minha namorada está hospedada. Tenho todas as reservas dos hotéis que iremos ficar ate o termino da viagem, sera que da algum problema?
Rodrigo Lavalle
Felipe, difícil dizer, principalmente nos tempos atuais. Pelo relato de vários leitores do Conexão Paris, na imigração nos aeroportos em Paris só está sendo pedido o passaporte. De qualquer forma peça a sua namorada que lhe envie um email escrito em francês dizendo que você ficará hospedado na casa dela e contendo o endereço do apartamento e os dados de vocês dois. Imprima o email e traga com você.
Abraços.
juliana
Ola meu filho nasceu em paris .assim q ele fez 6meses retornei ao brasil,agora quero leva lo a disney ,a imigração sabendo q ele nasceu la pode me barrar .ou me deportar mesmo q tenha todos os comprovantes q exigem
Rodrigo Lavalle
Juliana, não entendi a situação do seu filho. Ele é francês? É brasileiro? Tem documentos dos 2 países?
Thaisa
Ola, estou embarcando amanha e ainda não sei como está a situação no aeroporto em Paris. Não se em que sitação eles estão deixando entrar e sair. Se alguém souber, poderia me informar? Obrigada.
graça
Olá Rodrigo, quero ir p/ Paris, só p/ passar uns dias, mas ñ tenho nada ainda, só mesmo o sonho de ir. Entrei aqui p/ pesquisar uma maneira de ir, passar uns dias, gastar pouco e voltar feliz, como vc pode me ajudar? Anciosa aguardo resposta e bom fds p/ vc
Rodrigo Lavalle
Graça, leia a nossa série “Paris sem gastar muito”: https://www.conexaoparis.com.br/?p=54075. O ideal é comprar as passagens com antecedência a fim de pagar mais barato. Alguns companhias aéreas parcelam o pagamento. Se você vier sozinha, o mais econômico é ficar em albergues, em quartos compartilhados.
Abraços.
Alfredo Brandão
Rodrigo,
Iremos passar uns dias neste mês de dezembro em Paris.
Ficaremos em dois apartamentos alugados. Um da À la Parisienne, por indicação do Conexao Paris. de 17 a 22.dez.
Deste eu tenho contrato.
Outro, de um casal amigo que nos c3edeu, de 22 a 28.12.
Pergunto: como vou comprovar a hospedagem, caso peçam? Levo o contrato em francês do primeiro.
Já o segundo não tenho idéia.
Alguma sugestão?
Este
Rodrigo Lavalle
Alfredo, os seus amigos precisam fazer um atestado de acolhimento dizendo que irão receber vocês. Este atestado deverá ser solicitado por eles à prefeitura (mairie) do distrito (arrondissement) onde eles moram em Paris. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas.
Abraços.
Maria de Lourdes fontebasso
Preciso ficar lá na França 6 messes tenho uma irmã que mora lá a 23 anos
Maria de Lourdes fontebasso
Gostaria de ficar no máximo seis meses em na França tenho uma irmã lá que mora a 23 anos como posso fazer
Rodrigo Lavalle
Maria de Lourdes, pela lei francesa os brasileiros só podem ficar na França como turistas por 3 meses. Para ficar mais tempo você teria que solicitar um visto de longa de duração. Entre em contato com o consulado francês da sua cidade para mais informações.
Abraços.
Thiago
Ola Rodrigo, para mim morar em Paris o que é necessário. Não tenho parente, conhecidos e nem família. Obrigado, e parabéns pelo blog.
Rodrigo Lavalle
Thiago, para morar em Paris legalmente é preciso ter cidadania européia ou visto de longa permanência ou titre de séjour.
Abraços.
Neftalí
Oi Naasser, é bem provável que o oficial de imigração em Paris não te peça nada, mas se pedir você corre o risco de ser barrado na França. Não se complique, tire um seguro por Internet e imprima o comprovante. Um seguro para 3 dias custa 20 Euros (www.axa-schengen.com/en) , e se você pesquisar bem talvez encontre até mais barato. Grande abraço!
Naasser
Olá Rodrigo, estou em Moscou e terei conexão em Paris na volta, quero fazer um stopover de 2 dias, mas não tenho seguro saúde pq aqui nãp precisou pra entrar! Nesse caso, consigo entrar no país? se não tiver em mãos, o que mais preciso ter pra entrar sem problemas? Obrigado, Naasser.
Rodrigo Lavalle
Naasser, pode ser que o oficial de imigração em Paris não lhe peça o seguro mas, caso ele peça, a sua entrada na França pode ser impedida. Sugiro que você pesquise na internet onde fazer um seguro para o período (veja a sugestão do Neftalí acima).
Além do seguro saúde é necessário apresentar: passaporte válido por, no mínimo, 3 meses a contar da data de saída da União Européia; passagem de volta para o Brasil e reserva em um hotel (ou carta de acolhimento caso você vá ficar hospedado na casa de algum amigo/parente). Leia esse outro artigo sobre o assunto: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas.
Abraços.