.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Paula Santos
Olá,
Vou fazer um intercâmbio de um mês. Preciso apenas do meu passaporte, seguro viagem, e certificado de inscrição de curso e de hospedagem? É necessário fazer uma declaração de trabalho e/ou comprovação de renda para o período (se sim, quanto por dia?)? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Paula, não sei lhe informar com relação ao seu caso. Sugiro que você procure o consulado francês aí no Brasil.
Abraços.
Flora M.
Ola, sou estudante aqui na Franca e estou morando num alojamento na Cite Universitaire. Meu namorado vem me visitar e vai ficar os tres primeiros dias aqui no alojamento cmg e depois seguiremos viagem para Holanda. Nesse caso o que ele deve apresentar na imigracao? Eu posso pedir atrstado de acolhimento msm estando em alojamento? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Flora, não sei lhe informar. Se informe na administração do alojamento.
Abraços.
Camila
Olá!
Sou brasileira e meu namorado francês.
Vamos à França em breve visitar sua família.
Tem algum inconveniente declarar que estou indo acompanhada? Pois me disseram que muitas vezes a entrada de casais assim pode não ser bem vista.
Grata.
Rodrigo Lavalle
Camila, não tenho conhecimento desse problema. O importante é que você tenha reserva em algum hotel ou a carta de acolhimento da pessoa na casa da qual você irá se hospedar. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
Evaneide
Olá, gostaria de tirar uma dúvida: e-mails podem ser usados para comprovar reserva no local onde ficaremos hospedados? No caso de turista, precisa mesmo disso? Meu marido vai a Lyon, ficar dois meses comigo, que estarei lá como estudante. Será que ele terá problema com os agentes?
Rodrigo Lavalle
Evaneide, a reserva de hotel confirmada por email é aceita. Essa justificativa não é sempre pedida na imigração mas caso seja e a pessoa não a tiver, ela poderá ser impedida de entrar na França.
Abraços.
Eliane
Boa noite!
Estou indo para França em breve, já tirei meu passaporte, mesmo não sendo mais necessário o visto , estarei embarcando com visto de residência , vou a negócios , representante legal de uma empresa brasileira em busca de novos negócios. Não pretendo voltar e sim abrir um pequeno escritório de representação na cidade de Lyon, onde estarei sendo hospedada por um amigo ao qual vou passar a residir neste endereço . A pergunta é eu abrindo uma micro empresa (um escritório de representação desta empresa , porém deste produto que levo e busco mercado) ,consigo uma permanência maior do que os três meses oferecido pela França ?ou seja se tornar um micro empreendedor as leis francesas me concede esta permanência anual? Grata
Rodrigo Lavalle
Eliane, como o nosso blog é de turismo eu não tenho informações sobre vistos de permanência e de trabalho. Sugiro que você procure o consulado francês no Brasil ou a Préfecture de Police em Lyon.
Abraços.
yara da costa barbosa
Bom dia!
Estou indo no Brasil moro na França eu e minha filha, ela tem a autorização no passaporte pra viajar como nao moro com o pai dela, gostaria de saber se preciso de algum documento dele ou outra declaracao pra sair do brasil e entrar ao nosso destino,desde ja obrigado.
Rodrigo Lavalle
Yara, não sei te informar. Consulte o consulado brasileiro aqui em Paris.
Abraços.
Julia Viennot
Olá,
Sou casada desde dezembro de 2014 com um francês, moramos no Rio de Janeiro, a nossa certidão foi reconhecida pelo Consulado da França, gostaria de saber se necessito do atestado de acolhimento.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Julia, não sei te informar. Consulte o consulado francês aí no Brasil.
Arbaços.
wagner
cobra sim, porém como uma forma de hospedaria/cuidadoria mensal principalmente para idosos bem sucedidos que preferem ficar lá do que incomodando filhos ou parentes.
wagner maranguanhe
rodrigo veja minha situação, minha tia reside na cidade de mâcon e ira me hospedar em sua casa que é da congregação de freiras da qual ela faz parte, assim a madre superior redigiu uma carta convite em francês com todos os dados dela e da congregação (endereço, telefone), sendo que esta casa é uma hospedaria para pessoas de mais idade. o que você acha terei como passar sem problemas pela imigração? tenho passagem de volta para o brasil, reserva em hotel de paris para a véspera da viagem. outra pergunta sabe se é praxe os oficiais em caso de inicialmente barrar a pessoa ligar para o emitente da carta convite para esclarecimentos? grato
Rodrigo Lavalle
Wagner, como o seu caso é particular eu não sei se você terá problemas na imigração. Esse local cobra pela hospedagem?
Abraços.
Tairini
Oi Rodrigo, vou a Paris daqui a alguns dias e ficarei hospedada na casa de meu namorado que é francês, pela primeira vez minha ida a Paris, e gostaria de saber, portando o atestado de acolhimento, se caso eles pedirem os documentos e perguntarem onde irei ficar, os agentes da imigração estranham se falar que ficarei acolhida na casa de meu namorado? Sei lá, não sei como é visado o relacionamento entre francês e brasileira na França, então venho perguntar se há algum problema. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Tairini, se os agentes da imigração perguntarem onde você ficará mostre o atestado de acolhimento e pronto. No máximo digo que é “chez un ami”.
Abraços.