.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Barbara Cavalcante
Rodrigo, boa noite! Tenho uma duvida: o atestado de acolhimento tamém é necessario quando o turista for se hospedar em um local onde o proprietário não reside? ( ex: me hospedarei no apartamento de uma amiga em paris, mas ela não mora em Paris, e sim no Brasil.
Rodrigo Lavalle
Bárbara, sim, você precisa do atestado de acolhimento ou de algum recibo de aluguel do apartamento. Essa justificativa não é sempre pedida pelos funcionários da imigração mas se eles pedirem a você não a tiver, a sua entrada na França pode ser negada.
Abraços.
reane moreira Victor
Estou desesperada por que nunca viajei pra Europa, conheci um francês num blog (sei que vocês devem estar pensando que sou maluca,) mais eu preciso urgente v de ajuda porque a gente se gosta muito e estamos fazendo 8 meses que estamos nana morando por telefone por favor me ajudem eu o amo muito ele até comprou o apartamento me mostrou em vidéo e me pediu em casamento; que faço para ir morar lá se não tenho seguro saúde o que faço agora! Me ajudem pelo amor de Deus! Ele me deu o seu número de telefone e endereço completo onde ele mora! Me pediu pra procurar o consulado!
Rodrigo Lavalle
Reane, para entrar na França é preciso, além do passaporte válido, um seguro saúde que você faz nas empresas de seguro no Brasil e uma carta de acolhimento do seu namorado. Isso tudo está bem explicado nesse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Boa sorte.
claudia
Vou a França em Julho tirei passaporte mais tenho dúvida quanto ao visto vou pra casa de um amigo passar 15 dias como proceder?
Tenho plano de saúde mais só é valido em território nacional, como faço?
Rodrigo Lavalle
Cláudia, nesse artigo https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/ nós explicamos todos os documentos necessários para se entrar na França. Além do seu passaporte válido, é preciso ainda ter o seguro saúde e o seu amigo precisa lhe enviar uma carta de acolhimento.
Abraços.
tiago reis
ola boa tarde podiam me esclarecer uma duvida e o seguinte; sou casado com uma brasileira casei em Portugal agora ela encontra se no brasil e eu na franca a trabalhar tenho um filho com ela que nasceu no brasil agora ela e o meu filho veem daqui a 2 meses ela presica de vir com visto oh basta so como turista depois tratamos dos papeis aqui para ela ficar legal agradeco a ajuda obrigado malta
Rodrigo Lavalle
Tiago, ela pode entrar na França como turista, para permanecer por até 3 meses, sem precisar de visto. Para residir na França não sei quais os trâmites legais necessários. Entre em contato com a Préfecture de Police em Paris.
Abraços.
Sydney
olá Rodrigo eu ja fiz a entrada dos documentos na embaixada francesa em Angola, prendendo ir para França … e xtou pra adquirir visto de estudante, quanto tempo demora isso? É que ja se passaram um mês e ñ tenho nenhum sinal…
Rodrigo Lavalle
Sydney, não sei lhe informar sobre os tramites legais dos serviços públicos franceses. Sugiro que você entre em contato com eles.
Abraços.
Mayra
Olá Rodrigo,
Estou indo à Paris, mas aluguei um apartamento pelo Airbnb para me hospedar com minha tia e minha irmã, mas minha dúvida é se o recibo e confirmação dessa reserva valem como comprovação na imigração (Madri) e se haverá problema do nome delas não constar no recibo, já que que reservou fui eu.
obrigada!
Rodrigo Lavalle
Mayra, essa é uma questão para a qual nós ainda não conseguimos obter uma resposta oficial. Nem mesmo o consulado sabe ao certo responder. A principio, deve bastar você apresentar a comprovação do pagamento e os e-mails trocados com a confirmação do aluguel. Não acho que você terá problemas, mas é apenas uma opinião a partir da nossa experiência, e não uma resposta precisa.
Abraços.
akila Priscila
Olá Rodrigo,preciso de urgência algumas informaçoes….Nunca saí do Brasil e tão pouco para o exterior,mas apareceu uma grande opurtunidade e gostaria de sua ajuda.Tenho um amigo que mora na cidade de Orléans.Como devo proceder para que minha viagem não seja frustrante
Rodrigo Lavalle
Akila, não entendi qual a sua dúvida mas a primeira coisa a fazer é providenciar os documentos citados nesse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
Juliana
Boa noite,
Estou precisando muito da ajuda de vocês!
Tenho passaporte francês, morei 3 anos na França mas já estou de volta ao Brasil! Estou indo passar um mês em Paris e queria saber se preciso do seguro saúde ou como francesa ainda posso usar a saúde publica?! Como não moro lá ha 2 anos imagino que seja obrigatório um seguro saúde ne? Espero que não! Estão tão caros!
Muito obrigada,
Rodrigo Lavalle
Juliana, se você possui um passaporte francês e ele está válido você não precisa apresentar seguro de saúde na imigração. Seria como se você estivesse voltando para casa.
Abraços.
Adriano Barbosa dos Santos
Boa tarde, quero ir a França para obter informações sobre o alistamento na legião francesa preciso de um visto específico ou posso ir com o seguro de vida mesmo????
Rodrigo Lavalle
Adriano, para entrar na França como turista você precisa dos documentos listados nesse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
Raphael Bryan
Olá rodrigo. Seguinte irmão, eu estou querendo morar em Paris no meio do ano. Sou estudante, em relação ao ministério de educação, como funciona essa liberação pra me ir estudar na frança.
Rodrigo Lavalle
Raphael, não sei te informar, nosso blog é especializado em turismo. Sugiro que você procure o consulado francês e se informe com relação a estudar/morar na França.
Abraços.