.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Juliana
Boa noite, Rodrigo!
Vou para a França dia 27, porém o voo tem uma conexão em Lisboa.
É provável que eu passe pela imigração lá?
E a carta de acolhimento pode ser a que foi enviada por e mail ou é exigida a original?
Rodrigo Lavalle
Juliana, a imigração será feita em Lisboa. A carta de acolhimento deve ser original.
Abraços.
Neftalí
Lucien, faça o seguro, não dê sopa para o azar, você poderia ser barrado. E mude de corretor de seguros, pois o seu é um ladrão, 600 Reais é muito caro.
Fiz uma pequena simulação em
http://www.axa-schengen.com e um seguro válido por um mês custa 54 Euros, e três meses 89 Euros. Pesquise! Grande abraço.
Lucien Campos
Bom dia, Rodrigo, e equipe do blog.
Desculpem incomodar mas estou com uma dúvida muito cruel: estou com passagens compradas para a França, é minha primeira vez na Europa.
Fiz a minha pesquisa sobre os documentos necessários para viajar e entre eles consta: “Seguro de viagem com cobertura mínima de 30 mil euros”.
Porém, todos os amigos que consultei foram unânimes em afirmar que, quando viajaram, a imigração francesa nem pediu esse documento.
O seguro custa no mínimo 600 reais. O que você acha que devo fazer: gasto esse dinheiro, correndo o risco bastante provável de ser um gasto inútil, ou não gasto, correndo o risco pouco provável de me pedirem o documento e eu não ter?
Rodrigo Lavalle
Lucien, o Conexão Paris como um blog responsável e sério não pode te aconselhar a fazer o contrário do que a lei francesa pede.
Abraços.
Lucimara
Olá Rodrigo, quero ir a França em alguns meses e gostaria de saber a respeito da hospedagem em Paris, tenho uma amiga que mora la e pretendo me hospedar na casa dela porem nao tem como ela fazer a carta de recolhimento. o que posso fazer para me hospedar la? tem como fazer algum tipo de reserva em hotel ou hostel por 1 ou 2 dias e depois ir para a casa dela?
Rodrigo Lavalle
Lucimara, faça reserva em algum hotel que não cobre pelo cancelamento e, depois de receber o email de confirmação da reserva, cancele-a.
Abraços.
Gabriela
Olá Rodrigo! Estou indo ficar 6 meses em paris , vou alugar um quarto no apartamento de amigos. Você sabe me dizer que tipo de documento preciso para comprovar que terei essa residência lá?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Gabriela, você tem visto para ficar os 6 meses?
Abraços.
Uliana Neves
Bom Dia!!! Rodrigo, quero muito ir a Paris, tenho 2 filhos menores, e gostaria de ir para estudar e trabalhar, na cidade de Vierzon mora uma tia com seu esposo português ela é cidadã europeia, gostaria de saber quanto vou gastar por pessoa para comprovar a entrada de cada um? E os documentos para o mesmo. Sou formada em Administração de empresas, tenho imóveis no meu nome e sou autônoma. Sendo que minha mãe também vai conosco.
Obrigada! Aguardo resposta.
Uliana
Rodrigo Lavalle
Uliana, o nosso blog é sobre turismo, não sei te informar os documentos necessários para se imigrar para a França. Sugiro que você procure o consulado francês. Nesse artigo https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/ estão listados os documentos necessários para se entrar na França como turista.
Abraços.
Vinicius G. de Carvalho
Boa tarde Lina/Rodrigo: eu aluguei um apto pelo período que ficarei em Paris pelo site “Private-Homes”: neste caso serve os emails sobre o aluguel e o pagamento do sinal? Ou o locador deverá providenciar a tal carta junto à Prefeitura?
Grato
Rodrigo Lavalle
Vinícius, não posso afirmar com certeza mas creio que os emails e o pagamento do sinal sejam necessários. Não é sempre que esses documentos são pedidos na imigração.
Abraços.
Diana
Oi
quero muito conhecer paris , quero saber quais documentos preciso providenciar…não conheço ninguém lá , Oque eu faço?
Rodrigo Lavalle
Diana, os documentos necessários para se entrar na França foram citados e explicados no seguinte artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
Morgan
Boa noite Rodrigo,
Sou francês, tenho união estavel com minha mulher brasileira. Vamos viajar para Paris ver minha familia na semana que vem, e vamos ficar na casa da familia. Ela tem passaporte espanhol. Precisa mesmo de um atestado de acolhimento da minha mãe ? Pode ser um atestado assinado pelo prefeito enviado por e-mail ?
Obrigado!
Abs
Rodrigo Lavalle
Morgan, se a sua esposa tem passaporte espanhol ela é européia e portanto não precisa de carta de acolhimento para entrar na França. A situação dela é a mesma sua.
Abraços.
Flávia
Olá de novo Rodrigo, não estarei com a minha amiga não. Mas ela vai escrever uma carta autorizando a minha estadia, dizendo que ela é responsável pelo aluguel e que vai me receber no apartamento. Ela me mandará por email e eu vou anexar aos meus documentos e ao recibo de aluguel do apartamento. Se não for dessa maneira, não sei mais o que fazer… Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Flávia, nem sempre os funcionários da imigração pedem para ver as reservas ou a carta de acolhimento.
Abraços.