.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Nayara
Bom dia todos,
Seguinte, conheço uma pessoa que esta pedindo um visto pra seis meses para Paris. No Consulado, é pedida a carta-convite durante 90 dias. Como ela não conhece ninguém que possa fazê-la e o aluguel de alojamento estudantil é um absurdo de caro, vimos uma outra possibilidade. A da pré-reserva… Alguém sabe como funciona?
Merci beaucoup 🙂
Nayara
Flávia
Oi Rodrigo, vou passar 11 dias na França, e vou ficar num apartamento alugado por uma amiga minha…Ela não mora lá, ela alugou o apto, então ficarei com ela. Preciso ainda do atestado de acolhimento? Ou o contrato do aluguel é suficiente (com as datas de ida e volta do meu voo batendo com as datas de estadia lá!). Ela chegará em Nice (onde ficaremos) no mesmo dia que eu, dificultando o pedido do atestado de acolhimento. O que você acha? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Flávia, você não vai estar com a sua amiga ao entrar na França? Acho que esse contrato não seria válido na sua situação pois ele não está no seu nome.
Abraços.
Paula
Ola. Rodrigo. Boa tarde!! estou mandando dois sobrinhos para Paris ( 10 dias ), que na verdade terâo destino final na Belgica ficando por la uns 40 dias . estou com duvida sobre quanto em avalor mandar um tem 14 e o outro 17 anos. Na média solicitada de 57EUR dia, posso mandar 500 em especie e o restante em um cartão pre pago em nome dos meninos? E quanto ao seguro um deles tem cidadania Belga vai precisar de seguro viagem também por morar no Brasil? A avò de um deles estara esperando aeroporto em Paris , mesmo assim precisamos de uma carta dela dizendo que ira hospedar os garotos? Agradeço imensamente seu retorno.
Rodrigo Lavalle
Paula, pode ser espécie e cartão. Se ele tem o passaporte europeu em princípio não precisaria do seguro saúde para entrar na Europa mas, se ele tiver algum problema de saúde, terá que pagar do próprio bolso (pelo menos na França é assim). Não sei quais as regras para a entrada de estrangeiros na Bélgica, como eles farão a entrada na Europa pela França eles precisam, caso seja solicitado, mostrar onde ficarão hospedados.
Abraços.
Lucas Fernandes
Ola queria saber
Se alguém tem contato de alguém da frança pois queria ir pra trabalhar sou cozinheiro tenho curso e bom conhecimento obg att
Caroline Moraes
Rodrigo, vou entrar na França por Paris. Para os primeiros dois dias não possuo reserva em lugar nenhum , pois ficarei na casa de uma amiga e ela não poderá fazer o atestado de acolhimento. Para os restante dos dias( mais ou menos 2 semanas) possuo reserva para tds os dias. Será que existe algum problema nisso?
Grande abraço!
Rodrigo Lavalle
Caroline, não posso afirmar mas existe uma lacuna.
Abraços.
G
Boa Tarde! Irei para França visitar o meu naorado que está lá pelo ciencia sem fronteiras, gostaria de saber o minimo de dinheiro que preciso levar e se na alfandega eles falam portugues ou se ha um tradutor, pois nao sei frances, e sei muito pouco ingles. Obrigada
Rodrigo Lavalle
G, traga algo em torno de 60€ por dia. Não sei te informar se há alguém que fala português mas você vai entender o que eles estão pedindo.
Abraços.
Simone Rufino
Olá, Boa Tarde! Viajo para Bordeaux na França, em dezembro. Vou visitar meu namorado que mora lá. Moro em Recife e comprei meu bilhete assim: Recife/ Lisboa. Lisboa/ Bordeaux. No caso, passarei pelo serviço de emigração em Lisboa. Estou indo com uma carta convite dele. Ele tem dupla cidadania. Portuguesa e Francesa. Gostaria de saber, se esta carta deve ser feita com os dois documentos dele dessas duas cidadanias e se essa carta precisa ser registrada em algum orgão? E em que lingua deve ser escrita esta carta? Desde já agradeço se puderem me informar.
Rodrigo Lavalle
Simone, como você vai ficar na casa dele em Bordeaux esse carta tem que ser feita na prefeitura (mairie) do bairro onde ele mora. Ela será feita em francês.
Abraços.
Gisselle
Gente, eu fui em agosto, fiquei na casa do meu irmão, que não tinha como fazer a carta de acolhimento pois sua casa é pequena demais. Então eu fiz a reserva pelo Booking, imprimi, depois cancelei (sem custo). E na imigração, me perguntaram justamente sobre a hospedagem. Disse o nome do hotel e mostrei a reserva (cancelada) do Booking. O fiscal não ligou lá pra confirmar, rsss, e acho que nenhum faz isso. Enfim, entrei. Só me perguntaram a quantidade de tempo de permanência no país e o local em que iria ficar. Depois, entrei e foi só alegria, que cidade linda é Paris, meu Deus, que saudade… o litoral francês (Normandia) também é lindo, cidadezinhas charmosas, amei!
Felipe
Gostaria de saber se além desse documentos, preciso de um documento de comprovação de vinculo no Brasil, irei ficar 30 dias na europa (15 dias em Paris e 15 na Italia), com entrada por Portugal.
Ou só levando esses documentos + dinheiro/cartão de crédito está ok?
Rodrigo Lavalle
Felipe, leia esse artigo mais atualizado: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
Greicy costa
Boa tarde!
Aluguei um quarto “chez habitant” pelo site chambrealouer para o período de permanência, em Grenoble/França que é menos de 30 dias. Eu tenho o email com a comprovação do pagamento e com as datas de chagada e de partida , seria suficiente para comprovar ou ainda teria que apresentar o atestado de acolhida?
Agradeço a atenção desde já
Rodrigo Lavalle
Greicy, essa questão ainda é nebulosa. Em princípio a compravação de pagamento do aluguel seria suficiente.
Abraços.