.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
ericka costa
Rodrigo, bom dia.
Viajarei para a Paris em novembro deste ano, 2014, e estou insegura quanto à passagem na imigração. Não falo inglês nem francês. Terei problemas com isso? Como se dará a comunicação na imigração? Outra dúvida ´r quanto ao seguro saúde. Pretendo utilizar o oferecido pelo cartão de crédito. Tem algum problema? Desde já agradeço a atenção.
Rodrigo Lavalle
Ericka, provavelmente eles não perguntarão nada. Esteja com todos os documentos exigidos em mãos. O seguro oferecido pelo cartão de crédito é aceito. Leia esse artigo mais completo sobre o assunto: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
veruska
bom dia. meu nome é veruska, meu namorado vai para a frança fazer mestrado e quero muito ir com ele. Se casarmos no brasil antes de sua ida poderei ir com ele? (em relação ao visto) Caso não possa, posso me matricular em algum curso de frances para ir como estudante e depois lá conseguir um trabalho ou estagio e solicitar visto de trabalho? Por favor se puderem me ajudar…muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Veruska, seu namorado é francês ou brasileiro? Sugiro que você procure o consulado francês na sua cidade e se informe. Vistos e permissões de trabalho são assuntos delicados e o melhor é procurar os órgãos competentes.
Abraços.
silvana
Rodrigo
aluguel um apartamento por 9 dias em setembro no site Homeway, o propretário mandou por e-mail uma espécie de contrato de aluguel, isso vale como um atestado de hospedagem?
abraço
Rodrigo Lavalle
Silvana, essa é uma questão para a qual nós ainda não conseguimos obter uma resposta oficial. Nem mesmo o consulado sabe ao certo responder. A principio, deve bastar você apresentar esse e-mail com a confirmação do aluguel. Não acho que você terá problemas, mas é apenas uma opinião a partir da nossa experiência, e não uma resposta precisa. Pode ser também que eles não peçam para ver esse documento.
Abraços.
Rute
Ola tenho uma dúvida tenho passagem comprada para Paris em outubro e retorno em dezembro vou levar minha filha menor que tem também nacionalidade portuguesa visitar seu pai que é brasileiro e esta trabalhando ha 1ano em Paris , ficarei hospedada na casa dele ,como minha filha é cidadã da UE ainda assim preciso da carta ? Mto obrigada
Rodrigo Lavalle
Rute, se você não tem nacionalidade européia você precisa da carta de acolhimento. Acho mais garantido, pelo fato da sua filha ser menor de idade, que na sua carta de acolhimento conste os dados dela. Peça ao pai dela que se informe sobre os tramites na prefeitura da região onde ele mora.
Abraços.
Paulo
Minha primeira vez, indo a Franca! Vou ficar 7dias. Qual documento necessário..?.
Grato
Rodrigo Lavalle
Paulo, os documentos necessários para se entrar na França como turista estão citados e comentados nesse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
Rita
Rodrigo me equivoquei a funcionária que mencionei regressa no dia 18/08/2014, ou seja um mes antes da nossa chegada, estamos receiosas quanto ao tempo , se caso,não der tempo para realizar o documento de acolhimento o que podemos fazer?
Estive na França ano passado, eu e minha mãe.
Rodrigo Lavalle
Rita, peça a pessoa que vai te acolher que te envie a carta pelo modo mais rápido que o correio francês oferece. O prazo é de 4 dias e o valor é por volta de 58€. Caso não chege, sugiro que você reserve algum hotel que possa ser cancelado sem custo.
Abraços.
Rita
Rodrigo, boa tarde!
Estou com um problema, embarco dia 17/09/2014 para França, eu minha mãe, minha cunhada e prima.
Faremos conexão em Lisboa , o problema é que sobre o atestado de acolhimento não pode ser feito porque a funcionária que está encarregada dessa função só regressa dia 18/09/2014, justamente no dia da nossa chegada. Minha pergunta, o que podemos fazer?
Obs.;Temos parentes em Portugal. Tias e primos.
Carolina
Boa tarde Rodrigo, gostaria de informacoes, estou sem saber o que fazer bom vamos la, eu sou tripulante de barcos e cheguei na Europa via Barcelona e desembarquei, terminei meu contrato, vim para Paris para estudar Frances me matriculei num curso de 3 meses dentro dos 90 dias de turista. So que agora eu quero ficar mais 3 meses nao e suficiente para aprender a lingua, quero ficar mais 3 meses, qual seria a melhor opcao para estar legalmente aki, tenho pesquisado e nao consigo informacoes, umas pessoas me disseram para ir a Prefecture de police e pedir uma extensao de estadia com os comprovantes da escola, de hospedagem, seguro e grana, outras falaram para eu tentar visto de estudante diretamente e outras pra eu simplesmente ficar que ninguem vai chegar, nao quero estar ilegal pois isso pode atrapalhar meu trabalho no futuro, voce tem alguma sugestao? pensei em voltar ao brasil por uma semana e depois retornar a Paris, mas acho que da na mesma. Por favor, preciso de ajuda.
Obrigada
Carolina
Rodrigo Lavalle
Carolina, eu sugiro que você faça o mais sensato, certo e dentro da legalidade que é ir à Prefecture de Police e se informar sobre as opções que você tem. Voltar ao Brasil e ficar lá uma semana não resolve, você teria que ficar por mais de 3 meses.
Abraços.
Juliana
Bom dia Rodrigo, meu nome é Juliana eu estou indo para França no dia 19 de Fevereiro e volto no dia 18 de Março. Eu vou fazer uma EUROTRIP não vou ficar na França mais de dois dias mesmo assim eu preciso comprovar 50 Euros por dia?
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Juliana, oficialmente o valor é 57€ por dia. Provavelmente eles não te pediram para ver o dinheiro mas é bom ter tudo certo para evitar problemas. A lei é a mesma para quem vai ficar 1, 2, 10 ou 90 dias.
Abraços.
Gisselle
Olá Rodrigo, eu vou ficar 15 dias em Paris (vou em agosto/2014) na casa de meu irmão, só que ele disse que não tem como fazer a carta de acolhimento porque sua residência é pequena e não comporta dois hóspedes (eu e minha mãe), mas mesmo assim vamos ficar lá, mesmo que apertados. Assim, fiz uma reserva de hotel pelo Booking que tem cancelamento gratuito até dois dias antes do embarque. Já imprimi o comprovante da reserva e é o que vou levar comigo, porém vou cancelar antes de embarcar porque não quero pagar multa por uma coisa que não vou usar. Vc acha que tem risco de eles ligarem lá no hotel, investigar pra saber se a reserva está ativa?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Giselle, acho essa possibilidade muito remota.
Abraços.