.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
carmem
Meu amigo mora na França,e me escreveu me convidando pra eu ficar hospedada na casa dele.Ao chegar no aeroporto posso apresentar esta carta como comprovante de endereço?
Kandice
Qual a diferença entre o “attestation d’hebérgement” e o “attestation d’accueil”?? Algum deles é mais fácil de obter? Ou gratuito?
Lina
Kandice
Trata-se do mesmo documento obtido pela pessoa que mora em Paris, na prefeitura do seu bairro. Não sei qual o valor atual.
MARLENE AMANCIO DA SILVA
olaaaa eu tambem adorei este site. entao eu com meu atestado de acolhimento e um cartao de credito indo a paris precisa de dinheiro e precisa faze seguro saude . obrigado.
Lina
Marlene
Precisa de seguro saúde.
Pedro
Eu comprei a passagem para França pelo Visa Platinum integralmente e imprimi o tal do seguro para o Tratado de Schengen pelo próprio site com um documento em PDF ( aparece meu nome, parcialmente o número do cartão e o valor de cobertura de 30000 euros ) . Eu só fiquei meio inseguro porque achei meio tabajara, porque eu mesmo inseria todos estes dados no site do Visa Platinum. Este documento em PDF do cartão Visa é aceito pelos oficiais da imigração ? É minha insegurança por ser minha primeira viagem para Europa
Lina
Pedro
Eles aceitam este documento. Não se preocupe.
Viviane
Lina, Aluguei um apto em Paris e tenho todos os emails de confirmação deste aluguel, com período de hospedagem, etc. Isso é suficiente para entrar em Paris?
Lina
Viviane
Sim.Não se preocupe.
Ana
Oi Lina! Em fevereiro irei numa viagem pra Noruega, mas tem uma conexão em Paris… Você sabe se precisa de todos esses documentos na chegada ao aeroporto?
Lina
Ana
Para uma simples conexão voce não precisa destes documentos.
Angela Holanda
Lina, obrigada!
Ele entrou em contato com a prefeitura de Versailles e passaram todas as informações. Indicaram o site abaixo também, de fato tem tudo que precisamos http://www.versailles.fr/en-un-clic/etat-civil/attestation-daccueil/
Obrigada!!!
Angela Holanda
Lina, obrigada pela resposta!
Mais duas: 1) tens ideia de quanto tempo fica pronta o Atestado de Acolhimento após seu pedido, caso seja aprovado? 2) E quais informações minhas precisam conter no atestado de acolhimento?
Existe algum site que tenham essas informações? Olhei no http://www.interieur.gouv.fr mas não ficou claro para mim.
Aguardo e agradeço demais atenção!
Lina
Angela
Não sei responder. Seu namorado deve obter estas informações na prefeitura do bairro onde mora.
Angela Holanda
Olá Lina!
Adorei seu blog e sua disponibilidade em responder a maioria deles. Li todos e tenho algumas dúvidas, ainda.
Vou pra França na ultima semana de setembro, ficar 10 dias na casa do meu namorado que mora em Versalles . Tenho passaporte válido por mais de 5 anos e passagens. Ele vai ficar responsável pelo Atestado de Acolhimento. Dúvida 1: ele me envia o original ou apenas uma cópia para apresentar no aeroporto em Paris? Em que momento terei que usar o atestado original?
Dúvida 2: sobre o seguro saúde. Eu faço aqui no Brasil, correto? Consegues me orientar onde ou com quem consigo? Se bancos, agencia de turismo… essa é minha principal dúvida.
Dúvida 3: A outra é, li que não é necessário visto para ficar por até 90 dias ininterruptos na França, para conseguir o visto e ficar mais tempo, seis meses por exemplo, preciso voltar ao Brasil ou consigo na França?
O plano é ficar esses 10 dias, voltar ao Brasil e voltar à França em dezembro, ficando por 6 meses.
Espero ter sido clara 🙂
Aguardo retorno e agradeço atenção!
Lina
Angela
Todo visto de permanência acima de 3 meses deve ser pedido do Brasil.
O atestado de hébérgement deve estar com você. O original. Se eles pedirem, você mostra. Apresente somente o passaporte. Eles quase não pedem mais nada.
O seguro saúde é feito nas companhias de seguro. Se pagar sua passagem com cartão de crédito, você terá este seguro gratuito. Verifique com seu banco.
Ele não custa caro.
Leia o artigo abaixo e seus comentários. Encontrará muitas informações.
https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/23/urgencia-medica-em-paris-os-gastos-foram-reembolsados-pelo-seguro/
Gabriele
Oi Lina, eu fiquei com duvidas sobre a questão do dinheiro, qual é a quantidade em euros que devemos levar? E como é feita essa comprovação do dinheiro lá na imigração?
Obrigada.
Lina
Gabriele
Se você tiver cartão de crédito internacional não precisa se preocupar com a quantidade de dinheiro. Basta trazer alguns euros para o primeiro dia.