.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Thiago
Olá Lina,
Vou para Paris e ficarei por uma semana na casa de uma amiga. Será uma viagem de turismo. Sabe se preciso de carta de acolhimento? Vou pedir um e-mail de qlqr forma e imprimir…
Alexandre Marcondes
Bom dia Lina,
Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se a senhora pode me instruir a respeito delas.
1. Irei a França para me alistar na Legião Estrangeira. Gostaria de saber se ainda assim necessito apresentar uma reserva em algum hotel (mesmo que eu não utilize, pois ficarei no quartel).
2. Caso me perguntem a razão pela qual estou entrando na França devo dizer que quero me alistar na LE ou é melhor não mencionar minha intenção e informar que estou apenas a turismo?
Denis Alfredo Silvestre
Lina, minha situação é semelhante a da Cristine de Almeida, Meu passaporte foi emitido com data de 16/11/2012, com validade de apenas 01 ano, em função de eu apresentar uma declaração da junta militar em vez do CDI (certificado de dispensa de incorporação), de modo que vence em novembro de 2.013. Estou com passagens para mim e minha esposa partindo em 19/09/13 e retornando em 27/09/13. Você tem noticias sobre o requisito de validade minima de 6 meses além da data de retorno?
Lina
Denis
O que sabemos é que o passaporte deve ter validade mínima de 6 meses da data da viagem.
Soraia
Lina, obrigada pela atenção. O documento chegou ontem!!! Desde maio…Agora sim estou mais tranquila.
Leida Almeida
Olá sou cabo verdiana ,eu irei pela primeira vez para frança,vou ficar na casa da minha madrinha ,gostaria de saber que documentos serão precisos para viajar,e si com residencia conseguirei trabalhar …obrigado
Lina
Leida,
eu não sei como funcionam as leis para alguém de Cabo Verde. Procure no site da embaixada ou do consulado francês as informações para o seu caso.
Abraços.
Soraia
Enviei o Attestation d’Accueil para meus pais em maio e até hoje o documento original não chegou. Mas antes de enviar eu escaneei o documento, você sabe se o xerox tem algum valor na fronteira de imigração caso o documento não chegue a tempo? Senão você teria alguma outra sugestão?
Lina
Soraia,
o documento deve ter se extraviado. Vá de novo a mairie e peça outro original. Envie pelo sistema Chronopost da La Poste, custa 58€ mas chega em 4 dia úteis.
Abraços.
Bell
Olá… que bom pode atualizar as informações e responder as duvidas das pessoas.
Viajarei dia 26 deste mês e acho que ainda falta alguma coisa, quer dizer tenho medo de ainda faltar. As reservas de hotel foram enviadas por e-mail, o seguro viagem que o banco me forneceu é o seguro viagem +, porém todos os serviços estão em dólar, não entendi, mas ele me garantiu que tem funcionalidade na França.
Me oriente please, já chegando a hora e essas duvidas começaram a me perturbar.
Ah…vi no site do Ministério das Relações Exteriores que não há necessidade de visto como turista para França. Isso procede??
Obrigada.
Lina
Bell,
não é necessário visto de turista para a França. Leia com atenção esse post que publicamos recentemente: https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/01/dicas-air-france-documentos-vistos-e-malas/.
Abraços.
Mariana
Olá Lina, acompanho seus relatos quase que diariamente, ainda mais agora que estou indo em janeiro para Paris. Tenho ainda algumas dúvidas com relação à imigração. Eu e meu namorado alugamos um apartamento pelo site da MonParis. Não há um contrato de locação formal. Tenho apenas alguns e-mails trocados, porém todos em português têm algum problema? Eu já fui 03 vezes a Paris, a última em 2010, onde está carimbado no meu passaporte esta ida. Meu namorado irá a 1ª vez, mas no seu há carimbos de entrada no México na viagem que fizemos para Cancun ano passado. Iremos fazer o seguro saúde no valor de 30.000 euros, temos passagens de ida e volta (permanência de 08 dias em Paris) levaremos um cartão internacional no nome do meu namorado, dois cartões VTM e também uma quantia significa em espécie. Devo levar uma cópia da minha carteira de trabalho assinada (sou cartorária) e meu namorado uma cópia do contrato social da empresa que ele é sócio? Fico receosa pelo fato de praticamente não termos nenhum documento que comprove que alugamos o apartamento, e não queremos correr o risco de sermos barrados. Agradeço muito.
Lina
Mariana,
peça a quem está te alugando o apartamento um documento que comprove a locação ou, se a pessoa não quiser declarar que está alugando o apartamento, peça a o atestado de acolhimento.
Abraços.
Ana Paula Konishi
Oii, adorei o site!! Continue atualizando ele!! Estou desesperada e com uma dúvida! Vou fazer intercambio para a Inglaterra, eu ia ficar 10 meses, mas como algumas coisas deram erradas, resolvi ficar apenas 4 meses na Inglaterra e depois 6 meses na Franca. Para tirar o visto para a Franca, é possível tirá-lo agora mesmo só indo para a Franca em janeiro? Porque vou para Inglaterra no mês de Agosto agora… E eu vi no site que não se deve solicitar o visto com tanta antecedência, além de ter que se apresentar as autoridades francesas no período de três meses… Obrigada! Ana
Silva
Oi Lina, boa tarde
Vou a Toulouse para uma convenção de artes circense e tenho o comprovante de inscrição, passaporte, passagens ida e volta e contratarei seguro. Preciso de apresentar mais algo?
Valeu
PS. É minha primeira viagem internacional.
Lina
Silva
E hospedagem.