.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Emanuele
Oi Lina,
Otimo post!!! porem fiquei com duas duvida: 1) é necessario travel card para comprovar dinheiro? pois estou levando somente cartao de credito internacional e cash… 2) o meu cartao de credito me disponibiliza assintencia viagem, é a mesma coisa que seguro viagem? posso confiar em ir com essa assintencia viagem? obg!
Lina
Emanuele
O seguro dos cartões sempre é correto. Pode ficar tranquila.
Basta o seu cartão de crédito internacional.
cezar rodrigues
olá, pra entrar na França como turista por periodo inferior a 90 dias, e ficando em casa de amigo é necessário também o seguro de viagem e comprovante de renda para me manter, além do convite de brasileiro residente naquele país ser visado pela prefeitura na França? obrigado.
Lina
Cezar
A lei diz que todo estrangeiro, com visto turista, deve comprovar, se for pedido, reserva de hotel, locação de apartamento, albergue ou certificado de acolhimento da Prefeitura do bairro onde mora a pessoa que vai te hospedar.
Carolina Costa
Lina, tenho uma dúvida. Vou pra Paris com minha irmã e minha mãe. Eu e minha irmã somos maiores de idade, mas estudantes. Obviamente, levaríamos 1 travel card com dinheiro para as três e cartões de crédito. Teria algum problema por não levarmos o dinheiro de cada uma separado?
Lina
Carolina
Não tem problema nenhum.
Flaviane Oliveira
Olá, estou indo à França no final de março, irei ficar alguns dias em Paris (tenho reserva de hotel) e depois irei para Grenoble, cidade onde irei ficar na casa de namorado. As passagens de ida e volta Paris – Grenoble e o contrato de locação dele não servem como atestado?
Fabio
Ola
Vou para Tokyo via Europa.
Vou fazer conexao em Paris, e nao estou levando nenhum dinheiro em euros, e tenho dois passaportes o do brasileiro e do japao, e segundo da ultima vez que fiquei sabendo atualmente, nao necessita de visto para passar na imigraçao de Paris de ate 90 dias. Como pode se explicar isso, se uma mulher ai foi deportada com o passaporte brasileiro.
Aguardo resposta
Mariana Berutto
Fabio, de fato não é necessario visto. Os documentos necessarios para entrar na França estão listados neste post.
Michele
Oi Lina ! Incrível seu blog, sou super fã !
Tenho uma dúvida: chegou à França dia 18/05, vindo de trêm de Barcelona. Serão 4 dias em Bordeaux, 1 dia em Tours, 1 dia no Mont Saint Michel e 9 dias em Paris. A partir de Bordeaux até chegar em Paris faremos tudo de carro. Chegando em Paris, vamos para um apartametno que eu aluguei no bairro 7, pelo site Homelydays. Você acha que vou precisar do atestado de acolhimento ?
Obrigada !
Renata
Oi Lina!
Sei que o post é antigo, mas tenho uma dúvida: vou para Paris agora no sábado para fazer intercâmbio. Tenho o visto com tudo certinho, comprovante de moradia e etc. Minha preocupação é em relação ao meu namorado, ele vai junto comigo e passará 20 dias na minha casa. Não sabemos se fazemos uma reserva pra ele em qualquer albergue só para apresentar na imigração ou se corremos o risco de chegarmos juntos no guichê e dizer que ele ficará na minha casa (ele tem seguro saúde, passaporte em dia e passagem de volta comprada).
Você pode me ajudar?
Obrigada e parabéns pelo blog.
Lina
Renata
Acho que não terá problemas, afinal viajam juntos.
JORGE FERNANDES
fechei um aluguel de motohome por 45 dias com a mcrent de lisboa, Porém meu voo irá direto para charles de gaulle. Pergunto: os documentos que a MCRENT me mandou via email serve como comprovante de hospedagem ?
os comprovantes de fatura de cartão pode ser o que baixamos pela internet?
um alto limite do cartão internacional serve
como parte do dinheiro?
obrigado
Lina
Jorge Fernandes
Tudo certo. Todos os documentos citados estão corretos e são aceitos. Na imigração eles estão bem mais calmos.
Cintia Limongi
Salut Lina!
Tudo bem?
Eu estava vendo essa lista de docs, já providenciei meu seguro viagem, passaportes, comprovantes de hospedagem, bilhetes eletrônicos aéreos de ida e volta ao Brasil, cartão travel card, só falta o dinheiro em cash.
Mas vou a Paris com conexão em Frankfurt, então creio que passarei pela imigração em Frankfurt que é onde entro na UE, e de lá pra Paris vou por võo doméstico e não passarei pela imigração no Charles de Gaule, confere?
Gostaria de saber se é isso mesmo! Estou aflita já com tanta informação! Pelo site da Embaixada da França no Brasil é mesmo o seguro, passaporte, comprovantes de estadia e só!
Muito obrigada!!!!!!!
Cíntia.
OBS> O Ricardo Freire tem um posto no blog dele explicando que não importa para onde vc vá, vc passa pela imigração no lugar de chegada, (pelo q entendi, onde é a conexão), com exceção de Londres e Dublin.
Lina
Cintia
Se o vôo é doméstico, você não passa pele imigração.
Luis
Vou a Paris correr a maratona e, junto com a inscrição, fiz também um seguro contra acidentes obrigatório para corredores. Creio que este seguro se refere só à corrida. Preciso de outro seguro para minha estadia (8 dias)?
Lina
Luis
Melhor ter um seguro saude para o tempo todo da sua estadia fora do Brasil.