.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
Joao Marcelo da Silva
Ah Lina esqueci de dizer que meu companheiro ele é françês.
Joao Marcelo da Silva
oi lIna, eu fiquei na cidade de Toulouse com meu companheiro durante outubro a janeiro fui como turista e aproveitei para fazer 2 cursos da lingua francesa, voltei para o o brasil para obter um visto de estudante, o consulado aqui em sao paulo me informou que meu visto pode ser negado por eu nao ter recursos financeiros proprios e nenhum familiar que posssa me financiar o tempo de estudos na França. Eu dependo financeiramente do meu companheiro nos conhecemos há quase 5 meses e o consulado tambem alega que nao temos uma relação estável e de longa duração, eu entreguei ao consulado todos os documentos do meu companheiro, cópias de identidade,passaporte, comprovante de endereço, a carta convite assinado por ele dizendo que ele vai se responsabilizar pela minha segurança da minha saúde e financeira e inclusive a cópia do seu demonstrativo salarial. Gostaria por favor se vc tem algum conhecimento se realmente a possibilidade é grande do meu visto ser negado, caso for quais outras possibilidades que eu possa fazer para retornar a França. Obrigado por momento, aguardo seu retorno.
Lina
João Marcelo
O Conexão Paris é voltado para o turismo. Não tenho informações sobre imigração e a legislação francesa. A única fonte seria o consulado francês no Brasil. Não posso te ajudar neste assunto tão sério. Te desejo boa sorte.
João
Parabéns pelo site , gostaria mtoo da ajuda de voces pois tenho uma duvida , minha namorada é Francesa e mora em Paris e vai vim morar no Brasil comigo , ok ela foi ao consulado do Brasil em Paris e foi dito a ela que pra ela viver no Brasil comigo e para ter nacionalidade brasileira ela perde a francesa isso esta correto ? pois o pai dela é brasileiro mais reside na França , agora não sei oque fazer porque se o consulado disso isso como tirar os documentos se é por lá ! a e uma outra pergunta ela pode dar entrada nos documentos para viver aqui no Brasil estando aqui já ?
Lina
João
Te aconselho procurar os consulados dos dois países. Não sou especialista no assunto e não posso de informar. Poderia dar dicas erradas.
José Alberto Ávila
vou a Paris com minha esposa e faço conecção em Madri, e me falaram que em Madri a possibilidade de ser devolvido ao Brasil e muito grande , o que tem de verdade nisso
Lina
José Alberto
Se você está em conexão acho que este risco não existe.
Renato Ribeiro
Lina, onde consigo contratar um seguro viagem, já tentei na operadora do cartão de crédito e em uma agência de viagem e me negaram a compra.
Lina
Renato Ribeiro
Alguns leitores relataram que o Mondial Travel é um bom seguro e o do Bradesco também.
Rosemary Pereira
Olá, eu e meu namorado q é português, vamos à Portugal, de lá para Itália de aviao e da Itália para frança tb de aviao. As passagens aéreas de Lisboa ou Porto à Roma e de Roma à França estou pensandoem comprar lá mesmo. Alguém tem alguma dica? comprei as passagens GRU – LIS e PAR – GRU.
Qto à docuemntação, vou me munir de tudo pra evitar complicação.
Valeu
Renato Ribeiro
Estarei de férias em Londres e chegarei em Paris pelo trem Eurostar para 4 dias, mesmo já estando dentro da Europa todo rigor de documentos será exigido?
Lina
Renato
O controle depende do controlador. Alguns são severos, outros não.
Uns passam direto, outros precisam explicar a razão da viagem, etc…
Manuel
Olá. Eu tenho duas perguntas:
Eu li em algum site que eu posso fazer o seguro-saúde em agências de viagens, procede ?
Como faço para comprovar que sou familiar de um cidadão europeu e ficar dispensado de um atestado de acolhimento ?
Desde já agradeço a atenção.
Lina
Manuel
Você pode fazer o seguro saude nas agências. Ou então usar o do seu cartão de crédito. Se comprar passagem com o cartão terá grátis o seguro.
Ela lei não libera os familiares do atestado de acolhimento.
Mas nos últimos anos, eles não estão pedindo sistematicamente o atestado durante o controle no aeroporto.
Jadi
Olá, você indica algum local/site específico para contratar o seguro viagem? Vejo vários sites oferecendo mas não sei de são confiáveis.
Lina
Jadi
Não posso indicar porque não os conheço.
Glima
Olá, Lina
Estou fazendo um doutorado sanduíche na França por 6 meses e meu marido virá me visitar durante um período de um mês. Ele fará a imigração em Portugal. Gostaria de saber quais são os documentos necessários.
Agradeço antecipadamente.
Um abraço,
Glima
Mariana Berutto
Gilma, teoricamente, os documentos pedidos são estes listados no post acima. Pode ser que na hora não peçam tudo isso, mas é bom ter.