.
A leitora Cristiane me enviou um artigo, publicado no blog de Luiz Nassif, com o depoimento de uma professora brasileira que não pode entrar na França. Ao chegar no aeroporto Charles de Gaulle ela ficou presa em uma sala e em seguida foi reconduzida ao Brasil.
Contatei a Embaixada da França no Brasil pedindo a lista dos documentos necessários, enquanto turista, para entrar na França. Me responderam fornecendo um link para o site da Embaixada onde encontrei as seguintes informações:
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França, devem obrigatoriamente estar munidos de um seguro-saúde e de repatriamento no valor mínimo de 30.000 euros e que cubra todo o território “Schengen” (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
Todos os estrangeiros, submetidos ou não a um visto de curta duração, que desejarem ingressar na França para uma visita particular, familiar ou turística, devem estar de posse de uma reserva de hotel ou um atestado de acolhimento.
O atestado de acolhimento é solicitado pela pessoa que irá hospedar o estrangeiro à prefeitura de seu domicílio. O original desse atestado deverá ser assinado pelo prefeito que o concedeu e visado pelo serviço de vistos do Consulado Geral para aqueles que precisam de visto.
São dispensados de apresentar um atestado de acolhimento:
– os estrangeiros que desejarem efetuar na França uma estada de caráter humanitário ou cultural;
– os estrangeiros que se dirijam à França no contexto de uma emergência médica;
– os estrangeiros que se dirijam à França para os funerais de uma pessoa próxima;
– os familiares de franceses (cônjuge, filhos);
– os familiares de cidadãos da Comunidade Européia.
A Luciana M. do blog Dividindo Bagagem me informou que o Rodrigo Purish, do blog Aquela Passagem, tem um post sobre este assunto. Eu li, está ótimo, mas já teve uma modificação: a imigração não aceita mais uma carta do habitante dizendo que vai hospedar o turista. É preciso apresentar a declaração oficial dada pela Prefeitura.
Se alguém tiver informações complementares peço que nos informe. Porque atravessar o Atlântico, ser mal tratado e colocado de volta no primeiro vôo é uma experiência amarga.
Leia também:
- Documentos, vistos e malas
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Conselhos da Receita Federal para turistas
- Para evitar aborrecimentos: informações sobre bagagens, produtos proibidos e limites da alfândega
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1761 Comentários
italo
olá, vou viajar para a França, com escala em Lisboa. Há necessidade de apresentação de documentação em portugal? (ex: comprovação de vínculo empregatício, que não é exigido na frança)
Lina
Italo
Não acredito que seja necessário. Você é passageiro em trânsito.
Fernanda
li em alguns comentários o pessoal dizendo que tem q levar até extrato de cartão de credito…desculpe a igorancia, mas não entendi…cartão de credito até onde eu sei só mostra suas compras e não quanto de dinheiro vc tem em conta…isso o que mostraria seria um extrato do banco…Se eu levar um cartão travel card com um papel mostrando qto de dinheiro tenho nele, mais um cartão de credito( nao de debito) internacional e um pouco de dinheiro em espécie é tranquilo?
Lina
Fernanda
Não precisa extrato de conta. Basta os cartões e pronto.
crismalo ferreira nobre
OLA POSSO SER AMIGO?
SOU PASTOR….PRETENDO VIAJAR TB A PARIS,ACEITO DIGAS….DO LOCAL DOQUE PRECISA PRA ENTRAR ETC…..SEM MAIS MUITO OB.
Lina
Crismalo
Leia o artigo acima e verá os documentos necessários para entrar na França.
Fernanda
boa noite!
Estou planejando ir para a frança em maio,ficar 1 mes estudando frances, e retornar ao brasil. Li que precisa de comprovante empregatício, mas no momento nao estou trabalhando, somente estudando sozinha para concursos, estou com medo de não me deixarem entrar por isso… Vou levar +- 10 mil reais para minha estadia de 1 mes…esse valor é suficiente?
Lina
Fernanda
Você, como turista, pode ficar três meses na França.
Não precisa de comprovante de emprego. Isto não está dito no artigo acima.
Nat
Olá,
Vou para França para passar um tempo com meu namorado, que está fazendo intercâmbio por lá. Ele está em residência estudantil e eu ficarei com ele por vários dias. Como eu faço para comprovar residência, sendo que nem sei se posso ficar oficialmente no local. Como posso fazer?
Felipe
Pretendo ir para a frança para me alistar na legião estrangeira, eu preciso do seguro saude e atestado de acolhimento? Ou no caso da legião existem outras leis? Grato
Mariana Berutto
Felipe, não sei te responder sobre isso. Desconheço as normas para alistamento da legião estrangeira. talvez no site da própria legião vc encontre estas informaçøes.
Tary
Olá Lina!
Acompanho seu blog desde 2010,quando fiz minha primeira viagem à França. Viajo agora pela 4 vez e nunca tive problemas para entrar no país, nunca me pediram os papéis, mesmo assim todas as vezes eu tinha todos eles por precaução. Desta vez meu vôo não é direto, passo por Londres, o que me deixa inquieta…Normalmente não passo pela imigração por lá, pois é só conexão e passo a fronteira so na França?! Você saberia me informar sobre isso? Obrigada.
Lina
Tary
Não sei te informar se vai passar ou não por controle em Londres.
Daniel
Estarei viajando para o Reveillon neste final de ano mas meu passaporte irá vencer em março, ou seja 3 meses depois. Ficarei apenas 6 dias na França. Acredita que terei problema?
Lina
Daniel
Não arrisco uma resposta. A lei pede 6 meses de validade. Na realidade, não sei como funciona.
Felipe
Oi lina!
Eu e minha namorada entramos todo dia no conexão. O blog é ótimo!! Estamos indo a Paris pela primeira vez agora dia 23/12, passar o natal e ano novo.
Como o post original é de 2009, e não quero sofrer nenhuma surpresa desagradável ao chegar na imigração, li todos os comentários, e atualmente pelo que pude entender precisamos dos seguintes documentos:
– Comprovante de estadia
– Comprovante de retorno para o Brasil
– Seguro saúde
– Comprovante de subsistência (62 € por dia)
Dúvidas:
– Alugamos um apartamento pelo AIRBNB. Não há um contrato de locação formal. Possuo um e-mail de confirmação de reserva. O mesmo serve, correto?
– Precisamos comprovar que temos dinheiro suficiente para o período, correto? Cartão de crédito e seu extrato servem?
– Quanto é recomendado se levar de dinheiro em espécie por pessoa?
– Levarei material fotográfico profissional. Possuo todas as notas fiscais. Ele costumam solicitar algo?
Muito obrigado!
Lina
Felipe
Fique tranquilo, eles não são rígidos na imigração. Na maior parte do tempo pedem passaporte e pronto.
O email serve como comprovante de locação. Não precisa ter dinheiro em espécie. Basta cartões de crédito internacionais. Não solicitam nada na entrada na França, mas traga as notas ficais para provar aos brasileiros na volta que já saiu do Brasil com eles.
Eloisa
Lina,
Grata pelo esclarecimento. Certamente é melhor prevenir do que remediar! Então o melhor mesmo é sair aqui do Brasil com um seguro contratado. Abraços!