Evandro Barreto
Pelo que contam os passaportes, somos todos brasileiros. Mas, à menor provocação das circunstâncias, logo nos revelamos riograndenses do norte ou do sul, mineiros ou pantaneiros, baianos ou acreanos, nativos do Jardim Paulista ou do Jardim de Alá. Com nossos valores e nossas frescuras, atravessamos o mundo sem perder de vista a esquina de casa.
No entanto, quando estamos em Paris esquecemos que sábado é dia de feijoada no “Bolinha” enquanto derrotamos um cassoulet na “Fontaine de Mars”. Do alto da torre, vemos o sol se por sem suspirarmos pelos crepúsculos do Guaíba ou de Iracema. Manhã de verão e não estou no Leblon? Pas grave. O verão de lá dura o ano inteiro e hoje tem Beethoven na Salle Pleyel. O casal de Bel’zonte, presença constante no Inhotim, chega a uma conclusão, enquanto percorre o Parc Monceau: “Esta é outra cidade sem mar que nos agrada muito”.
Nova Iorque nos sacode, Londres nos impõe respeito, Roma nos emociona, mas Paris nos completa a todos. Italianos como Yves Montand, holandeses como Van Gogh, espanhóis como Picasso, suíços como Godard, americanos como Hemingway, brasileiros como Santos Dumont só ficaram prontos quando chegaram aqui.
Você, não sei, mas quando volto ao Brasil revejo a última viagem como uma criança gira um caleidoscópio. Fragmentos coloridos das sucessivas temporadas vão-se justapondo e combinando de modo aleatório para formar imagens inéditas, em que o totalmente novo realimenta o conhecido, preenchendo espaços, abrindo rotas, prenunciando iluminações e desafios num quebra-cabeças sem fim. Paris tem sempre a resposta e nada me faltará.
Evandro Barreto é um apaixonado por Paris. E apaixonado também pelas boas mesas. Dessas duas paixões, nasceu o livro Na Mesa Cabe o Mundo que você compra clicando aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
69 Comentários
carlos
Só sei viajar para a Europa ( no Brasil, para o Rio). E toda viagem termina com uma semana em Paris. Se não for assim, nem vou, nem precisam me convidar. Nossa turma é estradeira e todos fazem o mesmo trajeto. Todas as viagens terminam em PARIS.
sandra
Já chego no Rio ( no desembarque mesmo)pensando no meu retorno à Paris. Isso dá um gás danado !
Antonio Fabio
A melhor definição de PARIS que já li,
vou sempre que posso e sempre tenho gratas surpresas.
PARIS É UMA GRANDE FESTA!
“Quando volto ao Brasil revejo a última viagem como uma criança gira um caleidoscópio”
Falou tudo EVANDRO,
Abraço
Maria José Rabha
C’EST TOUT !!!!! Faço minhas as suas palavras.
claudia
Evandro, ler seu texto foi como encontrar a alma gemea.
A Cidade Luz me traz também esses sentimentos. Sempre fico dividida de qual capital gosto mais…… Londres, Roma, Madri… mas Paris é Paris, ela não concorre .. ela é ela mesma… inteira.. nos deixando inteiros…
Amo suas ruas, me perder por elas o dia inteiro… é sentimento de estar em casa.
um grande beijo
Adoro voces!
Rosangela
Que delicia pensar em Paris. Meus pensamentos sempre se voltam à Paris, e sempre com saudades…., e toda vez que viajo, meus amigos perguntam: De novo para a França?
Eu respondo: sim e no final ficamos alguns dias em Paris .
Tem algo melhor?
Valéria
Oi Lina!
Oi Dodô!
Maravilha ler este texto e mais uma vez flanar nem que seja em pensamento.rss
FERNANDA MARIA
Sabe o mais legal do CONEXAO PARIS? É me sentir ” normal” por encontrar apaixonados como eu pela Cidade Luz, certa de que fazemos parte de um grupo de pessoas que prefere este destino a qualquer outro, que tem esse sentimento (in)explicável de simpatia e adoração por Paris, sua memória e tudo que diz respeito a ela!
A-do-ro esse site e me sinto mais proxima de vcs por isso apesar de só nos conhecermos por POSTS!
Rita Fonseca
Parabéns Evandro pelo texto perfeito. Paris é Paris, não tem nada igual e você soube descrever muito bem o quê sentimos quando estamos lá. Sou exatamente como a Silvia Precott: nasci no Rio, moro em Sampa, mas minha alma nasceu em Paris e quanto mais vou lá, mais tenho vontade de voltar…
.
Denise Mattos
Uaaauu!!! Que texto incrível, Evandro Barreto! Eu adoro o Conexão Paris, tenho orgulho de ter a minha foto dos macarons estampando a categoria Comer & Beber desse blog, e quando leio um texto tão lindamente escrito como esse, meu coração se enche de alegria e aprecia ainda mais esse blog!
Paris exerce sobre mim um encantamento que nunca senti em outro lugar, o que me fez escrever também um texto no meu blog (http://depoisdostrintaanos.blogspot.com.br/2011/02/paris-mon-amour.html). Só quem tem o privilégio de percorrer suas ruas pode compreender o fascínio que a cidade desperta!
Parabéns pelo belo texto!