Evandro Barreto
Pelo que contam os passaportes, somos todos brasileiros. Mas, à menor provocação das circunstâncias, logo nos revelamos riograndenses do norte ou do sul, mineiros ou pantaneiros, baianos ou acreanos, nativos do Jardim Paulista ou do Jardim de Alá. Com nossos valores e nossas frescuras, atravessamos o mundo sem perder de vista a esquina de casa.
No entanto, quando estamos em Paris esquecemos que sábado é dia de feijoada no “Bolinha” enquanto derrotamos um cassoulet na “Fontaine de Mars”. Do alto da torre, vemos o sol se por sem suspirarmos pelos crepúsculos do Guaíba ou de Iracema. Manhã de verão e não estou no Leblon? Pas grave. O verão de lá dura o ano inteiro e hoje tem Beethoven na Salle Pleyel. O casal de Bel’zonte, presença constante no Inhotim, chega a uma conclusão, enquanto percorre o Parc Monceau: “Esta é outra cidade sem mar que nos agrada muito”.
Nova Iorque nos sacode, Londres nos impõe respeito, Roma nos emociona, mas Paris nos completa a todos. Italianos como Yves Montand, holandeses como Van Gogh, espanhóis como Picasso, suíços como Godard, americanos como Hemingway, brasileiros como Santos Dumont só ficaram prontos quando chegaram aqui.
Você, não sei, mas quando volto ao Brasil revejo a última viagem como uma criança gira um caleidoscópio. Fragmentos coloridos das sucessivas temporadas vão-se justapondo e combinando de modo aleatório para formar imagens inéditas, em que o totalmente novo realimenta o conhecido, preenchendo espaços, abrindo rotas, prenunciando iluminações e desafios num quebra-cabeças sem fim. Paris tem sempre a resposta e nada me faltará.
Evandro Barreto é um apaixonado por Paris. E apaixonado também pelas boas mesas. Dessas duas paixões, nasceu o livro Na Mesa Cabe o Mundo que você compra clicando aqui.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
69 Comentários
Rogéria
Texto lindo!!!
Mas como ex-moradora de Paris, tenho que concordad TOTALMENTE com o comentário da Maria.
Para mim, Paris é excepcional para FÉRIAS, mas para morar, nada como o BRASIL.
Lucia H M Beduschi
TEXTO PERFEITO!!!
Maria
Infelizmente tenho que discordar em alguns aspectos com o Evandro.Paris realmente è uma cidade bela,mas como brasileira conheço bem o meu pais ,moro aqui hà mais de um ano pelo trabalho do meu marido.O parisiense è realmente “frio”è claro que podemos encontrar pessoas simpàticas,mas muito longe de ter um sorriso aberto para um estrangeiro ,ainda bem que isso è uma caracteristica sò do parisiense,Durante todo o periodo que estudei aqui a lingua francesa ,conheci pessoas de vàrios paises e eles eram unanimes em dizer a mesma coisa…atè os professores concordavam conosco…Paris tem quase tudo ,mas falta o calor humano , falta alegria de viver como se ve no Brasil.
Ainda bem que todo o resto compensa!
Silvana
Paris é pura sedução ! Ah que saudades da cidade luz !
Fernanda Maria
Evandro, fantástico!
“Outra cidade sem mar que nos agrada muito”…perfeito!
Paris preenche os sonhos quando estamos à distância e os realiza quando chegamos lá!
Estou contando os dias…
Alcilene M de Sousa
Sou eterna apaixonada por Paris.Sem comentarios.
Helena Pereira
A Adriana Pessoa tem razão, a cada novo texto do Evandro, penso que ele não vai conseguir se superar, mas não é que ele consegue! Texto maravilhoso!
Tayane Mendonça
Texto apaixonante! Não vejo a hora de chegar em Paris!
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
ai ai…
Livia Mayer
Lindo texto.